A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA. OBJETIVO GERAL: Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA. OBJETIVO GERAL: Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA

2 OBJETIVO GERAL: Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para enfrentar situações-problema, adquirindo uma visão crítica com a finalidade de tomar decisões.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar critérios para classificação; Comparar quantidades por correspondência um a um; Estudar correspondência entre quantidade e numeral; Treinar leitura e escrita de numerais; Realizar contagens.

4 JUSTIFICATIVA: O principal objetivo do trabalho com Matemática nas séries iniciais é a alfabetização matemática. Sabe-se que, muitos dos problemas enfrentados pelos alunos, especialmente nas séries iniciais, são decorrentes de uma não alfabetização na área.

5 Partimos do pressuposto de que a aprendizagem ocorre num processo de elaboração e reelaboração contínua de significados, e não por meio de repetição e mecanização. Assim, o aluno é considerado o construtor do seu próprio conhecimento e essa construção se dá pelos processos de significação na interação dos alunos entre si, dos alunos com os materiais didáticos e dos alunos com o professor. Nesse processo, o professor deixa de ser o transmissor de conhecimentos para ser também mediador entre o conhecimento matemático e os aprendizes.

6 DESENVOLVIMENTO: Primeira atividade: Pedir aos alunos que contem quantos estão na sala: - Qual o número de alunos que está na sala hoje? - Qual o número de meninos? - Qual o número de meninas?

7 Explorar a situação sintetizando oralmente, com vocabulário adequado e fazendo comparação de quantidades: - Há a mesma quantidade de meninos e meninas? - Há uma quantidade maior de... - Há uma quantidade menor de... - Há quantidades iguais? - Quantos alunos faltaram? - Caso eles estivessem presentes qual seria o número de alunos?

8 Segunda atividade: Apresentação do texto que vem a seguir:

9

10

11

12 Após a apresentação do texto, os alunos deverão observar a ilustração para responder às questões propostas. Na ilustração há 15 ovelhas no rebanho do pastor. Logo, deverão perceber, pelas pedras na mão do pastor, que 3 ovelhas não voltaram. Sendo assim, 12 ovelhas voltaram e o aluno deverá desenhá-las no cercado. Neste item o aluno utilizará a estratégia da correspondência um a um. Inicialmente corresponderá a cada ovelha uma pedra. Assim, deverá concluir que haverá uma pedra para ovelha e ainda sobrarão pedras. Logo, há menos ovelhas do que pedras.

13 Após a atividade em sala de aula, os alunos serão levados à sala de informática para utilizar o aplicativo Fazendinha, no qual encontrará atividades semelhantes as realizadas em sala de aula, que poderão auxiliar na compreensão e construção dos significados de forma lúdica e agradável.

14 AVALIAÇÃO: A avaliação é um processo contínuo e visa diagnosticar a situação da aprendizagem de cada aluno e ao mesmo tempo identificar o que precisa ser reformulado na ação pedagógica.


Carregar ppt "APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA. OBJETIVO GERAL: Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google