A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS DO NIVELAMENTO ESCOLAR NO PIBID/MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA E UM RECURSO DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Autoras: Eliane Santana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS DO NIVELAMENTO ESCOLAR NO PIBID/MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA E UM RECURSO DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Autoras: Eliane Santana."— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS DO NIVELAMENTO ESCOLAR NO PIBID/MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA E UM RECURSO DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Autoras: Eliane Santana de Souza - UEFS e Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo - UEFS Bolsista: Alice Morais Torres Ji-Paraná 2011 UNIR- Universidade Federal de Rondônia Campus de Ji-Paraná

2 BIOGRAFIA DAS AUTORAS Eliane Santana de Souza: I. Licenciada em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista PIBID/UEFS Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo: I. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana/ Departamento de Educação. Coordenadora do subprojeto de Matemática PIBID/UEFS.

3 OBJETIVO DO ARTIGO Relatar resultados obtidos através da experiência com nivelamento escolar do (PIBID) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), realizada no colégio estadual de ensino Governador Luiz Viana Filho, situado na cidade de Feira de Santana-Bahia.

4 DESENVOLVIMENTO Abordagem sobre o PIBID; As atividades começaram em Abril de 2010; Realização de um relatório diagnóstico; Observaram que as principais dificuldades estavam em conteúdos anteriores; Aulas de nivelamento, em horário oposto, com metodologias diferenciadas e inovadoras; Promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa;

5 As aulas são ministrada na sala de vídeo, laboratório de Ciências; Cada bolsista tem em média 20 alunos e são 8 bolsista; Aulas realizadas de forma diferente das aulas tradicionais, utilizaram os seguintes recursos: I.Jogos matemáticos; II.Resolução de problemas; III.O uso da história da matemática; IV.Softwares matemáticos.

6 JOGOS MATEMÁTICOS Segundo Giancaterino (2009) para o conhecimento se tornar significativo para o aluno, este precisa fazer parte muitas vezes da construção do jogo, manipulando objetos de estudos e contribuindo suas relações concretas, para que assim eles consigam abstrair os conceitos matemáticos trabalhados. Jogos enquanto facilitadores do processo de aprendizagem; A participação dos alunos na confecção e construção dos jogos; Concepção de uma matemática chata e difícil; O jogo requer planejamento dos professores;

7 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Aplicação de diversos tipos de problemas, desde os mais técnicos aos mais desafiadores; Os problemas trabalhados seguiram o modelo de Dante (1989) que classifica vários tipos de problemas, os quais são: I.Exercício de reconhecimento II.Exercício de algoritmos III.Problemas-padrão: IV. Problemas-padrão simples V. Problemas-padrão compostos VI. Problemas-processo ou heurístico VII. Problemas de aplicação

8 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E SOFTWARES MATEMÁTICOS O estudo da história da matemática motiva e justifica os porquês conceituais e teóricos que são questionados pelos autores; Esclarecimentos sobre determinados conteúdos matemáticos; Softwares matemáticos, com a turma do primeiro ano do Ensino Médio, para trabalhar na construção de gráficos de funções polinomiais do primeiro grau.

9 CONCLUSÃO Experiência para os bolsistas; Interesse dos professores em utilizar metodologias diferentes e inovadores; Houve melhor desempenho nas notas dos alunos; Melhoria na formação inicial dos bolsistas; A união da teoria e da prática para os bolsistas;

10 REFERÊNCIAS BRASIL. Coordenação de aperfeiçoamento. - CAPES. Secretaria de Educação Básica -PIBID. Brasília. Disponível em:.Acesso em 14/05/2011. BRASIL. Coordenação de aperfeiçoamento.. - CAPES. Secretaria de Educação Básica - PRODOCENCIA. Brasília. Disponível em:. Acesso em 14/05/2011. GIANCATERINO, Roberto. A matemática sem rituais. Rio de Janeiro: Wak Ed MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia S; PASSOS, Norimar C.; Aprender com jogos e situações-problemas. Porto Alegre-RS, Artmed, MENDES, I. A.. (2009). Atividades históricas para o ensino da trigonometria... IN: Miguel, A. et al. História da matemática em atividades didáticas. 2ª ed. rev. São Paulo: Editora Livraria da Física. MIRANDA, Danielle. Trabalhando livros paradidáticos nas aulas de matemática. Equipe Brasil Escola. Disponível em: aulas-matematica.htm Acesso em: 19/05/2011. SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria I. ; MILANI, Estela. Caderno Mathema: jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre – RS, Artmed, SILVA, Carla Priscila Alves da. O Reforço Escolar E A Melhoria Da Apendizagem Dos Educandos. Disponível em: Publicado em 01/10/2009. Acesso em: 20/05/2011.

11 AGRADECIMENTOS AGRADECIMENTOS S


Carregar ppt "RESULTADOS DO NIVELAMENTO ESCOLAR NO PIBID/MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA E UM RECURSO DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Autoras: Eliane Santana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google