A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO."— Transcrição da apresentação:

1 AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO 2010

2  Trabalho realizado com oito turmas do ensino fundamental (6º - 9º ano) e três turmas do Ensino Médio – (1º ano) do:  Colégio Estadual Tenente Salvador Ribeiro – Município de Santa Rosa do Tocantins - TO  A pesquisa foi realizada no período de outubro de 2009 a abril de 2010

3  PROBLEMA  Dificuldades apresentadas pelos alunos na leitura e interpretação de textos da Disciplina Língua Portuguesa.  OBJETIVO GERAL  Diminuição do índice de reprovação na disciplina de Língua Portuguesa, considerada como crítica em praticamente todos os bimestres, de acordo com os índices do SARE, visando uma melhora qualitativa no processo de ensino e aprendizagem.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Sanar as dificuldades de leitura, escrita e interpretação textuais que foram identificadas em nossa Unidade Escolar;  Realizar reuniões periódicas (pais, representantes do estado e município) para troca de experiências e elaboração de projetos que venha aumentar a auto-estima dos alunos e melhorar o ensino e aprendizagem.  Elevar o índice de aprendizagem através de aulas de reforço com o professor da disciplina, monitoria com os colegas e amigos da escola.

4  Pesquisa Ação com intervenções diretas na Escola e na Comunidade através de:  Palestras  Oficinas  Aulas de Reforço  Reuniões com os pais  As reuniões pedagógicas com representantes do Estado e Município

5

6 AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SOLUCIONARAM PARCIALMENTE O PROBLEMA LEVANTADO. ELEVOU O ÍNDICE DE APROVAÇÃO; DIMINUIU O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO E; ZEROU O ÍNDICE DE ABANDONO. PROPOMOS CONTINUAR COM O DESENVOLVIMENTO DESTAS ATIVIDADES AO LONGO DO ANO DE 2010, POIS APRESENTARAM-SE EFICIENTES PARA ATINGIR OS NOSSOS OBJETIVOS.

7  BAZARRA, Lourdes; CASANOVA, Olga; UGARTE, Jerônimo, [tradução Antonio Efro]. Ser Professor e Dirigir Professor: Em tempos de mudanças. 2. ed., São Paulo: Paulinas,  BLIN, Jean-François. Classes difíceis: ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares. Porto Alegre: Artmed,  CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed,  FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo, SP: Cortez, 3. ed.,1999.  LUCK, Heloisa. Planejamento em orientação Petrópolis: VOZES, [104] p.: il. Bibliografia: p  NUNES, Terezinha. Dificuldades na Aprendizagem da Leitura. Teoria e prática. São Paulo: Cortez,  _____________. Desenvolvimento afetivo na escola: promoção, medida e avaliação Petrópolis: VOZES, p. Bibliografia: p  PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora,  PROGESTÃO: Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? Módulo VIII/Mariza Vasques de Abreu, Esmeralda Moura; coordenação geral Maria Agloê de Medeiros Machado. Brasília: CONSED. Conselho Nacional de Secretários de Educação,  WEISS, Alba Maria Lemme, CRUZ, Maria Lúcia R. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 1999.


Carregar ppt "AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google