A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Prof. Claiton Regis Timm Marques Orientadora: Dra. Helena Noronha Cury ATIVIDADES DE MATEMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Prof. Claiton Regis Timm Marques Orientadora: Dra. Helena Noronha Cury ATIVIDADES DE MATEMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Prof. Claiton Regis Timm Marques Orientadora: Dra. Helena Noronha Cury ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

2 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Introdução Problema da Pesquisa Questões de Pesquisa Objetivos Metodologia da Pesquisa Projeto-piloto Pesquisa propriamente dita Sugestão de Sequência Didática para um Curso Técnico de Administração e Contabilidade Referências Clique Aqui para ver o Manual

3 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA INTRODUÇÃO Entre as maneiras de contextualizar o ensino, atualizando os métodos e permitindo a interação entre os estudantes e professor, está o uso dos computadores na educação. Esse uso torna-se atrativo aos alunos porque, além de ser instrumento inovador, alia recursos audiovisuais, que acabam por despertar sentidos que facilitam a aprendizagem humana. Além disso, muitos alunos já se encontram expostos às tecnologias computacionais em ambientes fora da escola, o que já facilita a aceitação desses recursos no meio escolar. No ensino de Matemática Financeira, a utilização de Tecnologias da Informação permite resolver problemas contextualizados, com situações que envolvem pagamentos, aplicações ou financiamentos de bens de consumo. Entre as planilhas disponíveis para o trabalho com Matemática Financeira, foi escolhida, nesta pesquisa, a planilha Excel, pela sua disponibilidade nos computadores da escola em que o trabalho foi aplicado.

4 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre Matemática Financeira e suas aplicações. Analisar a possibilidade de otimização de tempo nas aulas de Matemática Financeira, a partir do uso de recursos computacionais. Propor uma sequência didática para uso de planilhas no ensino de Matemática Financeira em curso técnicos de Administração e Contabilidade. Como o uso do computador pode auxiliar na aprendizagem de conteúdos de Matemática financeira, em um curso técnico de Administração e Contabilidade? Problema da Pesquisa Como usar o computador nas aulas de Matemática Financeira de forma contextualizada, em um curso técnico de Administração e Contabilidade? Qual a contribuição da planilha Excel para uma melhoria na aprendizagem da Matemática Financeira em sala de aula? Questões de Pesquisa Objetivos Geral Específicos Analisar a aprendizagem de conteúdos de Matemática Financeira, por meio de atividades contextualizadas, realizadas com apoio de planilhas.

5 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Na fundamentação teórica desta pesquisa, foram abordados o uso do computador no ensino de Matemática, a Matemática Financeira em cursos técnicos e as planilhas e seu uso do ensino de Matemática. Entre os autores que subsidiam a pesquisa, são citados: Almeida (2004), Bassanezi (2002), Benevides (2009), Borba e Penteado (2003), Caramori (2009), Feijó (2007), Gouveia (2006), Moreira (2008), Stieler (2007). Metodologia da Pesquisa Pesquisa qualitativa Primeira fase: sondagem, composta de questionário exercícios (projeto piloto); Segunda fase: pesquisa propriamente dita, com aplicação de questionários, realização de atividades em computador, observação dos alunos e anotações em diário de campo; Última fase: interpretação dos resultados e elaboração da sequência didática.

6 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Projeto-piloto 35 alunos de um curso técnico de Administração e Contabilidade; Atividades desenvolvidas em laboratório de informática; Seis encontros. 45 alunos de Matemática Financeira de um Curso Técnico de Administração e Contabilidade; Levantamento de dados por meio de questionário. Pesquisa propriamente dita

7 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Manual para as aulas de Matemática Financeira em Curso Técnico de Administração e Contabilidade. 1ª Fase Aplicar um questionário aos alunos. 2ª Fase Trabalhar porcentagem, tabelas, médias, gráficos, juros simples e compostos. 3ª Fase A Matemática vista no cotidiano: trabalhar com panfletos e encartes. 4ª Fase Trabalhar com tabela de amortização e investimentos. Manual Sugestão de Sequência Didática para um Curso Técnico de Administração e Contabilidade Clique Aqui para ver o Manual

8 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA ALMEIDA, Adriana Correa. Trabalhando Matemática Financeira em uma sala de aula do Ensino Médio da Escola Pública Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino- aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, BENEVIDES, F. L. A. Excel Disponível em:. Acesso em: 15 jan Referências BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, Coleção Tendências em Educação Matemática. CARAMORI, M. F. O estudo de tópicos de matemática financeira com tecnologias informáticas: opiniões de professores participantes de um grupo de formação continuada Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2009.

9 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA FEIJÓ, Adriano Brandão. O Ensino de Matemática Financeira na Graduação com a utilização da Planilha e da Calculadora: uma investigação comparativa Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, GOUVEIA, S. A. S. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de Matemática Financeira: construção e aplicação de WebQuest Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, Referências MOREIRA, Luis Carlos Gomes. Planilhas Convencionais e On-Line: um estudo comparativo para o ensino da graduação. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Faculdade de Física, PUCRS, Porto Alegre, STIELER, Eugenio Carlos. Uso da tecnologia da informática no ensino superior: um estudo da aplicação da planilha eletrônica Excel na disciplina de Matemática Financeira Dissertação (Mestrado em Ensino de Física e de Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2007.


Carregar ppt "MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Prof. Claiton Regis Timm Marques Orientadora: Dra. Helena Noronha Cury ATIVIDADES DE MATEMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google