A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recordando conceitos já elaborados e construídos...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recordando conceitos já elaborados e construídos..."— Transcrição da apresentação:

1

2 Recordando conceitos já elaborados e construídos...

3 1/2 um meio 2/5 dois quintos 1/3 1/3 um terço 4/10 4/10 quatro sétimos 1/4 1/4 um quarto 7/8 7/8 sete oitavos 1/5 1/5 um quinto 15/9 15/9 quinze nonos 1/6 1/6 um sexto 1/10 1/10 um décimo 1/7 1/7 um sétimo 1/100 1/100 um centésimo 1/8 1/8 um oitavo 1/1000 1/1000 um milésimo 1/9 um nono 8/1000 8/1000 oito milésimos

4 Fração própria : o numerador é menor que o denominador: 2/3 Fração imprópria : o numerador é maior ou igual ao denominador. 9/5 Fração aparente : o numerador é múltiplo do denominador. 8/4

5 Você já realizou várias comparações entre frações, esta é mais uma!!!

6 Frações equivalentes são frações que representam a mesma parte do todo. Exemplo: são equivalentes Para encontrar frações equivalentes devemos multiplicar ou dividir o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero. Exemplo: obter frações equivalentes à fração. Portanto as frações são algumas das frações equivalentes a.

7 Uma fração equivalente a, com termos menores, é. A fração foi obtida dividindo-se ambos os termos da fração pelo fator comum 3. Dizemos que a fração é uma fração simplificada de. A fração não pode ser simplificada, por isso é chamada de fração irredutível. A fração não pode ser simplificada porque 3 e 4 não possuem nenhum fator comum

8 Temos que analisar dois casos: 1º) denominadores iguais Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador. Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador. Observe os exemplos:

9 2º) denominadores diferentes Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao mmc dos denominadores das frações.mmc Exemplo: Somar as frações obtendo o mmc dos denominadores. Temos: mmc(5,2) = 10. (10:5).4 = 8 (10:2).5 = 25 Resumindo: utilizamos o mmc para obter as frações equivalentes e depois somamos normalmente as frações, que já terão o mesmo denominador, ou seja, utilizamos o caso 1.

10 Na multiplicação de números fracionários, devemos multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador, assim como é mostrado nos exemplos abaixo: Na divisão de números fracionários, devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda, como é mostrado no exemplo abaixo:

11 Na potenciação, quando elevamos um número fracionário a um determinado expoente, estamos elevando o numerador e o denominador a esse expoente, conforme os exemplos abaixo: Na radiciação, quando aplicamos a raiz quadrada a um número fracionário, estamos aplicando essa raiz ao numerador e ao denominador, conforme o exemplo abaixo:


Carregar ppt "Recordando conceitos já elaborados e construídos..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google