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PublicouOswaldo da Silva Laranjeira Alterado mais de 8 anos atrás
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Tema e variações Algumas dicas Baseado em Douglass M. Green
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Dois tipos básicos : Variações contínuas : geralmente baseadas num tema de uma ou duas frases. As variações se seguem ininterruptamente. Variações seccionais: são baseadas num ou mais períodos. Há pausas ou cesuras entre as variações. [Vamos nos concentrar neste tipo]
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Procedimentos nas variações seccionais Variação Ornamental Tomamos por base exemplos sobre “O Ferreiro Harmonioso”, de G. Handel Geralmente aparece em semicolcheias
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Variação simplificada A melodia volta a ser apresentada de modo simples. No entanto, o fluxo de semicolcheias é transferido para uma outra voz, geralmente o baixo.
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Variação figurativa A variação é construída sobre um motivo ou uma figuração melódica, que pode ou não ser derivada do tema. Mais de um motivo pode ser empregado.
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Variação figurativa A seguinte variação também pode ser considerada como figurativa, assumindo que a escala seja a figura, ora descendente, ora ascendente. [Até aqui, os exemplos foram de Handel, “O Ferreiro Harmonioso”]
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Variação melódica Às vezes uma nova melodia toma o lugar da original. Mantém-se, neste caso, os elementos gerais da harmonia.
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Variações contrapontísticas Diversos procedimentos podem ser utilizados aqui. Os principais são : Imitativa Canônica Fugada Aditiva
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Variação imitativa Observe as variações abaixo, com as imitações do motivo : J. S. Bach, Variações Goldberg, 4a. Var.
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Variação canônica Quando duas vozes são escritas em cânon, a segunda é uma imitação estrita da primeira. Observe isto entre o soprano do 1o compasso e o contralto do 2o. J. S. Bach, Variações Goldberg, 9a. Var
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Variação fugada Observe que o tenor é a resposta do sujeito, no baixo: procedimento típico da fuga. J. S. Bach, Variações Goldberg, 10a. Var
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Variação aditiva Funciona como um quodlibet, uma peça que combina canções diversas ou fragmentos das mesmas. J. S. Bach, Variações Goldberg, 30a. var
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Variação característica Acontece quando uma variação assume o caráter de uma dança (minueto, sarabanda, giga etc.) ou peça característica (barcarola, entre outras).
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