A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão

2 Adjunto adnominal É o termo que vem associado a nomes substantivos que ocupam a posição de núcleo de uma função sintática qualquer, modificando, especificando ou precisando seu sentido no contexto. Não precisa de seguro de casa e de saúde. ↓ ↓ ↓ ↓ VTI Objeto indireto Adjunto adnominal

3 Adjunto adnominal Os adjuntos adnominais, associados a qualquer função sintática, costumam ser expressos por: Adjetivos: crianças obedientes, políticos corruptos. Locuções adjetivas: anéis de ouro, livro de histórias. Artigos definidos e indefinidos: o livro, uns livros. Pronomes possessivos: meu livro Pronomes demonstrativos: esses livros. Pronomes indefinidos: algum livro.

4 Adjunto adnominal Pronomes interrogativos: qual livro? Pronomes relativos: a biblioteca, cujos livros estão em mal estado. Numerais: duzentos de cinquenta livros.

5 Complemento nominal É o termo da oração que integra o sentido de certos nomes (substantivos e adjetivos) e advérbios, especificando-os. Sua relação com o termo cujo sentido complementa é feita por meio de uma preposição.

6 Exemplos As observações referentes às redações estão anotadas na margem. referentes → adjetivo às redações → complemento nominal Nossas previsões relativamente ao resultado das provas confirmaram-se. ↓ relativamente → advérbio complemento nominal

7 Exemplos A confiança nos amigos é uma característica das pessoas sinceras. confiança → substantivo nos amigos → complemento nominal

8 Predicativo do sujeito Atribuição para o sujeito. Liga-se ao sujeito através de verbo de ligação. Estrutura da oração: Sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito Exemplos: Durante a entrevista, ela pareceu-me nervosa. A fiscalização das rodovias permanece intensa neste feriadão.

9 Predicativo do objeto Atribuição para o objeto. Liga-se ao objeto através de verbo de ligação. Exemplo: O medo torna covardes os homens. o medo → sujeito torna → VTD covardes → predicativo do objeto os homens → OD

10 Aposto É o termo que, acrescentado a outro termo da oração, tem a função de ampliar, resumir, explicar ou desenvolver mais o conteúdo do termo ao qual se refere.

11 Tipos de aposto Explicativo: Assisti a um documentário sobre Chuck Jones, criador do Pernalonga, na TV a cabo. Enumerativo: Para vencer na vida, são necessárias três qualidades: coragem, determinação e paciência. Recapitulativo (resumidor): Lápis, cadernos, borrachas, canetas, todos esses objetos atraem a atenção das crianças nas papelarias.

12 Tipos de aposto Comparativo: O rio caudaloso, serpente negra, traz o progresso para as populações ribeirinhas. Na escrita, o aposto é sempre antecedido por vírgula ou dois-pontos. O aposto explicativo e o comparativo são antecedidos e seguidos de vírgula.

13 Vocativo É o termo que tem a função de interpelar diretamente o interlocutor. Como sua função é estabelecer um vínculo explícito com o contexto discursivo, o vocativo é um termo que tem independência sintática no interior das orações e dos períodos.

14 Exemplos Sossega, coração, não desesperes. (Fernando Pessoa) A vida, meus filhos, deve ser vivida intensamente. Podemos observar que na estrutura da oração, o vocativo é um termo à parte, isto é, não pertence nem ao sujeito nem ao predicado.


Carregar ppt "Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google