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Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa

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Apresentação em tema: "Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa
São Francisco de Assis Curso: História da Arte Cadeira: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano Afonso Discente: Rafaela Ramos de Faria nº147497

2 Vida do Santo Nasce em 1182 com o nome Francesco “Giovanni” Bernardone, filho de mercadores têxteis Infância feliz, adolescência boémia em busca do sonho nobre: ser cavaleiro e converter os infiéis. 1202: Participa na batalha da ponte de S. Giovanni, entre os nobres e a burguesia mercantil. Fica prisioneiro em Perugia até 1204. Regressa doente, apesar de voltar à vida boémia começa a questionar-se e a refletir nas relações entre o homem interior e o homem exterior. – Ínicio da conversão. Primeira prova da sua conversão: Renúncia de todos os bens – homem da dávida total Última prova: Acontece em Pociúncola, ao restaurar um oratório entre duas leprosarias. Aqui ouve o Capítulo X de Mateus Fig. 1 - São Francisco de Assis, ( ) retrato de Annibale Carracci (Bolonha Roma 1609)

3 Vida do Santo Vai a Roma com os seus irmãos falar com o Papa Inocêncio III para que se crie a Ordem dos Frades Menores. Este acorda, verbalmente e, dá-lhe autorização para pregar e Francisco compromete-se ser fiél a todos os papas. Em 1223, faz a festa do Natal em Greccio, para comemorar a sua peregrinação a Jerusalém. Em 1224 tem a visão da Estigmatização – Acontece no Monte Albernia, no dia da festa da Exaltação da Cruz, onde viu Cristo-serafim e as feridas deste tornaram-se suas. Morre a 4 de Outubro de 1226. Canonizado em 1228 pelo Papa Gregório IX. Fig. 2 - São Francisco, Caravaggio, 1606, Galleria Nazionale d'Arte Antica, Roma

4 Iconografia Franciscana Medieval e Iconografia Tridentina

5 Iconografia Franciscana Medieval
As suas lendas eram baseadas em profetas do Antigo Testamento e na história de Cristo - semelhanças com a vida de Cristo – Francisco alter Christus; Episódios que evocam outros santos como S. Martinho e ou profetas, como Moisés e Elias; No final da Idade Medieval havia-lhe uma grande devoção; Representação dos episódios da sua vida, visões e milagres; Maior obra: conjunto de 28 frescos na Basílica de Assis, datadas entre , feitos por Giotto, como forma de enaltecer a Ordem Franciscana. É de reparar que o santo aparece representado de forma ideal; Envolvimento da cena em espaços arquitetónicos, naturalismo e cores garridas;

6 Iconografia Franciscana Medieval
Fontes literárias: Legenda Maior e Legenda Menor – de São Boaventura e Prima Vita e Secunda Vita de Tomás de Celano. Bonaventura marcou as primeiras representações do Santo. Estilização bizantina – Legenda de Francisco. Figura 3 e 4 BERLINGHIERI, Boaventura. São Francisco, milagres em vida e post mortem e S. Francisco Têmpera sobre Madeira, sem informações sobre as dimensões. Igreja de São Francisco, Pescia, Itália.

7 Iconografia Franciscana Medieval
Cena 1 – Burguês que estende o manto para S. Francisco Cena 2 – S. Francisco a dar o manto a um nobre carente. Cena 3 – Sonho de S. Francisco com o Palácio do Paraíso.

8 Iconografia Franciscana Medieval
Cena 4 – Manifestação de Cristo pela Cruz de S. Damião Cena 5 –Renúncia dos bens paternos Cena 6 – Sonho do Papa Inocêncio III

9 Iconografia Franciscana Medieval
Cena 9 – Tronos do céu para a Ordem dos Frades Menores Cena 12 – Êxtase de S. Francisco Cena 14 – Milagre da fonte

10 Iconografia Franciscana Medieval
Cena 15 – Sermão aos pássaros. Cena 19 – Estigmatização de S. Francisco

11 Iconografia Tridentina
O nome foi dado por Louis Réau, embora haja diferenças que se notem antes do Concílio de Trento; Devido à estética da pintura barroca, as pinturas deixam de ter uma narrativa extensa e passam a dar ênfase a episódios secundários; Desaparecimento da abundância de cor; predomínio de tons escuros; jogos de luz/sombra, teatralidade; Maior ênfase nos elementos iconográficos do santo e a inclusão de novos; Desvanecimento das cenas de sermões e visões; Maior número de representações do santo sozinho, maioritariamente retratos; Aspecto mais aproximado aos camponeses e mais dramático e doloroso – Prova que Deus escolhe os mais humildes; Principais escolas – Veneziana: Tinteretto, Veronés e os Bassanos; Bolonha: Ludovico Carraci, Guido Reni e Guerniciano; Espanhola: El Greco e Zurbarán.

12 Iconografia Tridentina
Concerto Angélico Guido Reni Pinacoteca Nacional - Roma

13 Iconografia Tridentina
São Francisco venera o crucifixo El Greco 1595 San Francisco São Francisco de Assis (1669) Claudio Coello Museo del Prado  Madrid, Espanhaa Oleo 159 x 89 cm

14 Iconografia: elementos que persistem
Hábito Franciscano; Cinto de Cordão com 3 nós: Obediência, Castidade e Pobreza; Estigmas; Crucifixo; Terço; Caveira; Livro Sagrado; Animais "São Francisco de Assis Recebendo as Estigmas" - Peter Paul Rubens "São Francisco" - Mark Sanislo

15 Bibliografia Fontes gráficas: (15 de Maio)* (15 de Maio)* (15 de Maio)* Fontes bibliográficas: RÉAU, Louis, Iconografia de los santos: De La A a F, Edição El Serbal BOAVENTURA, São, Lengenda Maior e Menor, tradução de Frei José Maria da Fonseca Guimarães. CESAR, Aldilene Marinho, Transformações na cultura religiosa: os ciclos pictóricos da vida de Francisco de Assis na Itália dos séculos XIII ao XVI, ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, CESAR, Aldilene Marinho, Imagens e práticas devocionais: A estigmatização de Francisco de Assis na Pintura Ibero-Italiana dos Séculos XV-XVI. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. FONTES BIOGRÁFICAS FRANCISCANAS - sine-data,_AA_VV,_Fontes_Biograficas_Franciscanas,_PT.pdf (10 de Maio) Histórias de São Francisco nos afrescos de Assis (2010) - YouTube ( 10 de Maio )


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