A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é geografia?. A geografia Nos conceitos clássicos de Geografia pode-se dizer que é a ciência que estuda a superfície da Terra. Ela descreve e analisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é geografia?. A geografia Nos conceitos clássicos de Geografia pode-se dizer que é a ciência que estuda a superfície da Terra. Ela descreve e analisa."— Transcrição da apresentação:

1 O que é geografia?

2 A geografia Nos conceitos clássicos de Geografia pode-se dizer que é a ciência que estuda a superfície da Terra. Ela descreve e analisa como os fenômenos físicos, biológicos e humanos variam no espaço. Para dar conta de tudo isso, é necessário percorrer, medir e estudar o território como faz o IBGE no Brasil.

3 A geografia O resultado desse trabalho é a produção de mapas e a realização de estudos e pesquisas sobre relevo, solo, clima, geologia, recursos hídricos, fauna, flora e as condições do meio ambiente.

4 A geografia A geografia, em seu processo de desenvolvimento, veio consolidando teoricamente sua posição como uma ciência que busca conhecer e explicar as múltiplas dimensões envolvendo a sociedade e a natureza, o que pressupõe um amplo conjunto de interfaces com outras áreas do conhecimento científico.

5 A geografia Compreender essa realidade espacial, natural e humana como uma totalidade dinâmica é um dos objetivos da Geografia.

6 A geografia

7 Sua crescente atração e expansão temática, nas últimas décadas, é fruto: - da introdução e aprofundamento de novas metodologias e tecnologias de representação do espaço (geoprocessamento e sistemas geográficos de informação, cartografia automatizada, sensoriamento remoto, etc.);

8 A geografia Sua crescente atração e expansão temática, nas últimas décadas, é fruto: - da expansão do acervo teórico e metodológico em nível de pesquisa básica (campos temáticos tais como geo-ecologia, geomorfologia, redes geográficas, geografia urbana, geografia cultural, geografia econômica, geografia política e recursos naturais, etc.);

9 A geografia Sua crescente atração e expansão temática, nas últimas décadas, é fruto: - da pesquisa aplicada (planejamento e gestão ambiental, urbana e rural).

10 A geografia Os principais elementos analisados pela geografia abrangem as populações, as sociedades e as culturas, bem como fluxos, fenômenos, processos e sistemas naturais, cuja forma de organização no espaço resulta na diversidade de paisagens e ambientes existentes na Terra.

11 A geografia A geografia integra uma área bem mais ampla, chamada de Geociências, ou Ciências da Terra que também engloba a Geodésia, Geologia, Mineralogia, Meteorologia, Oceanografia, etc.

12 A geografia A geografia busca a compreensão das relações entre os elementos e fluxos físicos e sócio- econômicos que organizam os espaços terrestres. O raciocínio espacial: compreensão das relações entre eventos e fluxos espaciais de diferentes tipos e dimensões. O pesquisador geográfico deve buscar interação diferenciada com outras ciências ambientais e sociais, já que é levado a percorrer diferentes campos científicos de caráter ambiental.

13 O Geógrafo

14 O geógrafo Segundo o CREA, a palavra geógrafo designa todos os profissionais que cursaram o Bacharelado em Geografia. No entanto, ao longo dos anos, uma série de entidades – sejam estudantis, sejam profissionais – vêm contestando isso.

15 A AGB (Associação dos Geógrafos do Brasil) e a Coneeg (Confederação Nacional das Entidades de Estudantes de Geografia) consideram como sendo geógrafos todos os que, tendo sido formados em Geografia e atuam na área. Portanto, licenciados ou bacharéis são geógrafos.

16 Não há pesquisa em geografia sem a aplicação da mesma, inclusive através da docência. Não existe ensino da geografia sem que ocorra uma pesquisa aprofundada para que o seu ensino se dê de forma crítica, laica e enriquecedora.

17 O Profissional de Geografia * Os profissionais da Geografia, enquanto bacharéis, são regulamentados pelo Sistema CONFEA/CREA. (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) * Os professores de Geografia são regulamentados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

18 O professor de geografia, portador da licenciatura, deverá se inscrever na Coordenadoria de Ensino do MEC para poder exercer o magistério. O geógrafo, portador do bacharelado, deverá se inscrever no CREA.

19 O CREA engloba também engenheiros, agrônomos, arquitetos, tecnológicos, geólogos, meteorologistas e agrimensores e técnicos de Ensino Médio de áreas afins. O Conselho a nível federal chama-se Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CONFEA, que junto com os Conselhos Regionais dos diversos estados, formam o que denominamos de Sistema CONFEA/CREA.

20 Segundo Ney Silva A lei que regulamentou a profissão do Geógrafo, é a lei 6.664 de 26.06.79. O decreto 85.138 de 15.08.80 disciplinou a profissão de geógrafo A lei 7399 de 04.11.85 alterou a lei 6664. A resolução 323 de 26.06.87 dispõe sobre o registro do geógrafo no CREA

21 O bacharel em geografia Poderá atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal, com campo de ação que envolve, entre outras atividades, as de reconhecimento, levantamento e mapeamento sócio-ambiental, tendo em vista estudos de pesquisas para fins de caracterização do espaço geográfico e planejamento territorial.

22 Ao bacharel em geografia compete A caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial para o ordenamento e adequação espacial das intervenções e atividades humanas. Efetivar o levantamento e a gestão de recursos naturais, como águas, vegetação, solos e minerais, dentre outros, buscando-se o planejamento, a exploração racional e a adequação entre a disponibilidade e a demanda destes recursos.

23 Executar estudos de impactos ambientais e elaboração de relatórios ambientais envolvendo a poluição e a degradação dos recursos naturais. Promove a gestão de unidades de conservação como parques e reservas biológicas, visando a proteção de recursos naturais, biomas, ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção, Estudos espeleológicos como o mapeamento e a gestão de grutas e cavernas; Ao bacharel em geografia compete

24 Estudos de viabilidade de implantação e funcionamento de empreendimentos como hidrelétricas, minerações e projetos agrícolas, visando o atendimento da legislação ambiental. Estudos geomorfológicos e pedológicos visando a reconstituição do passado das paisagens e o controle e a prevenção da erosão acelerada, do assoreamento de cursos d’água e de deslizamentos de encosta.

25 Ao bacharel em geografia compete Estudos da distribuição e da dinâmica populacional (estudos demográficos). Estudos climatológicos e meteorológicos envolvendo, por exemplo, previsões do tempo. os estudos biogeográficos envolvendo, por exemplo, a gestão de ecossistemas nacionais. O planejamento urbano e regional, buscando-se alternativas para o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas e das regiões espaciais.

26 Ao bacharel em geografia compete Estudos de geografia agrária visando, dentre outros, o planejamento de áreas agrícolas para a racionalização espacial do uso do solo agrícola. Estudos de geografia política envolvendo a compreensão e a gestão de conflitos internacionais. Estudos de geografia econômica, envolvendo os processos e fluxos comerciais e industriais. Estudos de percepção ambiental, envolvendo aspectos cognitivos e sociológicos do homem em relação ao ambiente.

27 Ao bacharel em geografia compete A aplicação de técnicas cartográficas, técnicas de geoprocessamento e técnicas de sensoriamento remoto para a espacialização e a gestão adequada dos territórios.

28 O Licenciado em Geografia Poderá atuar como professor de Geografia do ensino fundamental, médio e superior, em escolas públicas e privadas, com campo de ação que envolve: - regência de classe, - elaboração de projetos de ensino, - preparação e acompanhamento de avaliação - atividades extra-classe, entre outras.

29 Afinal, o que é ser geógrafo? “Profissional que estuda a ciência que tem por objeto a descrição da Terra na sua forma, acidentes físicos, clima, produções, populações, divisões políticas etc.” (Dicionário Michaelis ) “É o profissional que lê e interpretara paisagem e tem a noção da seqüência dos cenários de um determinado espaço.” (Ab’ Saber)

30 O que é ser geógrafo no século XXI? Um profissional capaz de interpretar a realidade, fazendo a análise do espaço da natureza e da sociedade. Um profissional que considera que “nada é permanente além da mudança”

31 A mudança “A mudança começa por mim mesmo que, como motor e reflexo, crio o futuro no presente e o coletivo no pessoal em processo dialético. A pureza desse futuro reluz na pureza dos meios imediatos escolhidos para realizá-lo aqui e agora”. Leonardo Boff

32 Ser geógrafo Ser geógrafo é fazer a mudança e começar por si mesmo. É pesquisar, descrever, analisar, correlacionar, interpretar, refletir e ensinar respeitando a vida, a natureza e a sociedade, não como coisas e seres desfrutáveis, mas como seres dignos de respeito, como semelhantes. Ver cada coisa com importância e cada coisa como parte de um todo, o cósmos.

33 Geógrafos franciscanos Realizam em si a mudança que desejam para a sociedade. Vivenciam e acalentam suas idéias no fundo de seu coração e as enriquecem com espiritualidade. Utilizam o método dialético e o pensamento complexo, ou seja, buscam a reconciliação entre a espiritualidade, as exigências do pensamento e o rigor científico.

34 “A Geografia não é física nem humana. A Geografia e das humanidades”. “Ser geógrafo é ser cidadão”. Milton Santos


Carregar ppt "O que é geografia?. A geografia Nos conceitos clássicos de Geografia pode-se dizer que é a ciência que estuda a superfície da Terra. Ela descreve e analisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google