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Evolução do Computador

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Apresentação em tema: "Evolução do Computador"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução do Computador
Profª. Diana Pessoa INFORMÁTICA EDUCACIONAL

2 história do computador
INFORMÁTICA EDUCACIONAL

3 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Ábaco Antikythera 2000 A.C. Século II A.C. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

4 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
John Napier ( ) A tábua reduzia multiplicações e divisões a adições e subtrações. Tábua de Napier Algarismos arábicos INFORMÁTICA EDUCACIONAL

5 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
M á q u i n a s d e C a l c u l a r Blaise Pascal ( ), filósofo e matemático francês, é o inventor da primeira calculadora que fazia somas e subtrações. Wilhelm Schickard ( ) construiu a primeira máquina de verdade. Esta fazia multiplicação e divisão. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

6 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
O filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz ( ) aprimorou o projeto de Pascal e sonhava que um dia todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma alavanca. X & ÷ INFORMÁTICA EDUCACIONAL

7 Joseph-Marie Jacquard
Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação Joseph-Marie Jacquard ( ) Em 1801, na França, durante a Revolução Industrial, J-M Jacquard, mecânico francês, inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. Sua máquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

8 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
O matemático inglês Charles Babbage ( ) é conhecido como o "Pai do Computador". Projetou o chamado “Calculador Analítico”. Já existia a transferência de dados da memória para o engenho central e dispositivos para entrada e saída de dados. cartões perfurados.   Infelizmente Babbage teve dificuldades com a tecnologia da época, que era inadequada para se construir componentes mecânicos com a precisão necessária. Com a suspensão do financiamento por parte do governo inglês, Babbage não pode concluir o seu projeto e o calculador analítico nunca foi construído. Infelizmente Babbage teve dificuldades com a tecnologia da época, que era inadequada para se construir componentes mecânicos com a precisão necessária. Com a suspensão do financiamento por parte do governo inglês, Babbage não pode concluir o seu projeto e o calculador analítico nunca foi construído. Infelizmente Babbage teve dificuldades com a tecnologia da época, que era inadequada para se construir componentes mecânicos com a precisão necessária. Com a suspensão do financiamento por parte do governo inglês, Babbage não pode concluir o seu projeto e o calculador analítico nunca foi construído. Infelizmente Babbage teve dificuldades com a tecnologia da época, que era inadequada para se construir componentes mecânicos com a precisão necessária. Com a suspensão do financiamento por parte do governo inglês, Babbage não pode concluir o seu projeto e o calculador analítico nunca foi construído. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

9 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Ada Byron King Ada é uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Matemática talentosa, compreendeu o funcionamento da Máquina Analítica e escreveu os melhores relatos sobre o processo. Criou programas para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

10 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Boole introduziu o conceito dos códigos binários, ou seja, apenas dois tipos de entidades - sim ou não, verdadeiro ou falso, um ou zero, ligado ou desligado, passa corrente ou não passa corrente, em cima ou embaixo, etc. Boole achava que eliminando elementos subjetivos e mantendo restritas as opções, o sistema se manteria menos suscetível a falhas. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

11 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
H o l l e r i t h e s u a m á q u i n a d e p e r f u r a r c a r t õ e s Por volta de 1890, um outro nome entrou na história do computador: Dr. Herman Hollerith ( ), responsável por uma grande mudança na maneira de se processar os dados dos censos da época. Os dados do censo de 1880, manualmente processados, levaram 7 anos e meio para serem compilados. Os do censo de 1890 foram processados em 2 anos e meio, com a ajuda de uma máquina de perfurar cartões e máquinas de tabular e ordenar, criadas por Hollerith e sua equipe.     INFORMÁTICA EDUCACIONAL

12 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
O Primeiro Computador - [Z-1] O primeiro computador eletromecânico, o chamado Z-1, usava relês e foi construído pelo alemão Konrad Zuse ( ) em Zuze tentou vendê-lo ao governo para uso militar, mas foi subestimado pelos nazistas, que não se interessaram pela máquina. Use este modelo para criar páginas da Web de intranet para o seu grupo de trabalho ou projeto. Você pode modificar o conteúdo do exemplo para adicionar suas próprias informações e ainda poderá alterar a estrutura do site da Web adicionando e removendo slides. Os controles de navegação ficam no slide mestre. Para alterá-los, no menu Exibir, aponte para Mestre, em seguida, escolha Slide mestre. Para adicionar ou remover hyperlinks em um texto ou em objetos, ou para alterar hyperlinks existentes, selecione o texto ou o objeto e, em seguida, escolha Hyperlink no menu Inserir. Quando tiver terminado de personalizar, exclua estas anotações para liberar espaço nos seus arquivos HTML finais. Para obter mais informações, pergunte ao 'Assistente de resposta' sobre: O slide mestre Hyperlinks Última atualização: 28 de abril de 2017 INFORMÁTICA EDUCACIONAL

13 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Colossus foi um computador inglês projetado em durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

14 Um pouquinho de fofoca…
Como homossexual declarado, no início dos anos 50 foi humilhado em público, impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por "vícios impróprios" e condenado a terapias à base de estrogénio, um hormônio (hormona) feminino o que, de fato, equivalia a castração química e que teve o humilhante efeito secundário de lhe fazer crescer seios. Deprimido, em 7 de Junho de 1954, com apenas 41 anos, faleceu após ter comido uma maçã envenenada. A sua morte foi oficialmente considerada como suicídio. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

15 1a. geração de computadores válvulas INFORMÁTICA EDUCACIONAL

16 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
A Guerra e os Computadores - [Mark 1] Com a II Guerra Mundial, as pesquisas aumentaram nessa área. Nos Estados Unidos, a Marinha em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, construiu em 1944 o Mark I, um gigante eletromagnético. Mark I ocupava 120 m3, tinha milhares de relês e fazia um barulho infernal. Uma multiplicação de números de 10 dígitos levava 3 segundos para ser efetuada. Clique para adicionar texto INFORMÁTICA EDUCACIONAL

17 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Os engenheiros John Presper Eckert ( ) e John Mauchly ( ) projetaram o ENIAC: (Eletronic Numeric Integrator And Calculator). Com válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo, porém só ficou pronto em 1946, vários meses após o final da guerra. digital Clique para adicionar texto 1949, EDVAC, 100 X mais memória. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

18 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Em sua proposta, von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica. comportamento determinístico (ou seja, os mesmos dados de entrada produzem sempre a mesma resposta). Clique para adicionar texto INFORMÁTICA EDUCACIONAL

19 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Baseado na revolucionária teoria de Von Neumann o UNIVAC I (Universal Automatic Computer) era bem menor que seus predecessores. Tinha "apenas" vinte metros quadrados e um massa de cerca de cinco toneladas. O computador recebia as instruções de cartões magnéticos e não mais de cartões perfurados.. Foram produzidas quinze unidades do UNIVAC I e ele foi O PRIMEIRO COMPUTADOR COMERCIAL DA HISTÓRIA. 1951 INFORMÁTICA EDUCACIONAL

20 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
O computador IBM 650 media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg e era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos) - o que foi considerado um exagero. Apesar do pessimismo, em 1958, duas mil unidades do IBM 650 estavam espalhadas pelo mundo. 1954 INFORMÁTICA EDUCACIONAL

21 1955-1965 2a. geração de computadores transístores
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22 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
transistor Em 1952 surgiu um novo componente que apresentava inúmeras vantagens em relação às antigas válvulas: ele tinha características como menor aquecimento, maior poder de cálculo e confiabilidade e um consumo de energia bem menor – Os cálculos passaram a ser medidos de segundos para microssegundos. Clique para adicionar texto INFORMÁTICA EDUCACIONAL

23 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
A partir desse momento, surge um outro modelo de computador, que virou mania no MIT, era o PDP-1: alunos utilizavam o computador para jogar Rato-no-Labirinto e Spacewar utilizando o auxílio de uma caneta óptica e um joystick. No entanto, os elevados custos destas máquinas restringiam sua utilização a aplicações estratégicas do governo, grandes empresas e universidades.   INFORMÁTICA EDUCACIONAL

24 1965-1980 3a. geração de computadores circuitos integrados
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25 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
C H I P Nos anos 60, sob a influência do programa espacial americano, o desenvolvimento da microeletrônica levou a construção de circuitos transistorizados integrados em uma única pastilha de silício (chip) de dimensões reduzidas. Dezenas de milhares de transistores são integrados em um chip de alguns milímetros quadrados. minicomputadores: computadores poderosos do tamanho de uma escrivaninha. Clique para adicionar texto INFORMÁTICA EDUCACIONAL

26 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
M A I N F R A M E Também nos anos 70 surgiram grandes computadores, conhecidos como mainframes, imensamente poderosos. Hoje em dia, temos os chamados supercomputadores, como o Deep Blue, com velocidade superior a 500 MIPS (milhões de instruções por segundo). Clique para adicionar texto INFORMÁTICA EDUCACIONAL

27 Contextualizando... kasparov X deep blue 1ª. Atividade
leitura para debate kasparov X deep blue INFORMÁTICA EDUCACIONAL

28 circuitos de larga escala
4a. geração de computadores circuitos de larga escala INFORMÁTICA EDUCACIONAL

29 286 - utilizando slots ISA de 16 bits e memórias de 30 pinos
486 286 - utilizando slots ISA de 16 bits e memórias de 30 pinos Intel 4004 O 1º microprocessador LSI – 100 trans. VLSI – Trans, por chip. 4 anos mais tarde, surge o ainda usando memórias de 30 pinos mas com maior velocidade de processamento. Ao contrário do 286, era possível rodar o Windows 3.11 Em 1989, eram lançados os primeiros 486 DX: eles vinham com memórias de 72 pinos e possuíam slots PCI de 32 bits - o que representava o dobro da velocidade dos slots ISA. Um microprocessador é um circuito integrado do tipo LSI (large scale integration) que contém todo circuito lógico de uma unidade central de processamento em um chip do tamanho de uma unha. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

30 Ultra Large Scale Integration
1990 até hoje. 5a. geração de computadores Ultra Large Scale Integration INFORMÁTICA EDUCACIONAL

31 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de IC VLSI - Integrated Circuit Very Large Scale Integration, ou seja, "Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração". Os "chips" vêm diminuindo tanto de tamanho, como é o caso da microminiaturização do microprocessador F-100, que mede somente 0,6 cm quadrados e é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha! INFORMÁTICA EDUCACIONAL

32 redes INFORMÁTICA EDUCACIONAL

33 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
Sistemas de terminais “burros” ligados num grande e “poderoso” computador central Centralizada dentro das organizações 1980 1990 Durante a primeira metade dos anos 80 começa uma tendência de proliferação de computadores pessoais isolados e de estações de trabalho interconectadas em redes locais para responder à demanda computacional. Até 1980 a computação era basicamente centralizada dentro de cada organização com a ocorrência, a partir dos anos 70, de grandes sistemas de terminais ``burros'' (isto é, sem capacidade de processamento local) ligados num grande e ``poderoso'' computador central. Isto aliviava o desconforto da concentração dos equipamentos e permitia um acesso mais espalhado a eles. A solução deixava a desejar, porém, devido a dificuldades de gerenciamento e de escalabilidade do sistema e à falta de possibilidades de personalização do ambiente computacional de cada usuário. popularização de redes locais de micro-computadores. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

34 história da internet INFORMÁTICA EDUCACIONAL

35 ≠ internet www i n t e r n e t
A Internet é uma rede de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. internet www A www é parte da internet, sendo que a World Wide Web utiliza hipermídia, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. A Web é um sistema de informação mais recente que emprega a Internet como meio de transmissão. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

36 i n t e r n e t A rede mundial foi criada a partir de um projeto militar norte-americano. Nos anos 60, no auge da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu desenvolver uma rede de computadores que não pudesse ser destruída por bombardeios e que conseguisse ligar pontos considerados estratégicos para o país, como bases militares e centros de pesquisa e tecnologia. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

37 i n t e r n e t A idéia era montar uma rede sem um comando central, ou seja, um sistema no qual todos os pontos (os nós da rede) tivessem a mesma importância e por onde os dados fossem transmitidos em qualquer sentido (sem uma ordem definida). Estava delineada a ARPAnet, o projeto realizado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (Advanced Research Projects Agency) do governo dos EUA. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

38 i n t e r n e t Em 1970, a rede interligava quatro universidades norte-americanas. O nome Internet começou a ser usado apenas em Em 1983, foi estabelecido o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), a linguagem comum usada por todos os computadores conectados à rede até hoje. Foi só em 1991 que foi criado o sistema de hipertexto World Wide Web (www), o que facilitou a navegação pela rede. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

39 transferência de arquivos acesso a dados nacionais e internacionais
i n t e r n e t no Brasil Em 1988, Oscar Sala, professor da USP desenvolveu a idéia de estabelecer contato com instituições de outros países para compartilhar dados por meio de uma rede de computadores. Assim, chegou ao Brasil a Bitnet (Because is Time to Network). Em 1991, o acesso ao sistema, já chamado Internet, foi liberado para instituições educacionais e de pesquisa e a órgãos do governo. fóruns de debates transferência de arquivos acesso a dados nacionais e internacionais INFORMÁTICA EDUCACIONAL

40 Anos 2000: empresas virtuais, Nasdaq e a Bolha
i n t e r n e t Anos 2000: empresas virtuais, Nasdaq e a Bolha A entrada do século XXI foi um momento de força na Internet. Grandes empresas da era virtual que nasceram de pequenas idéias como MSN-Hotmail, Google e Yahoo. Contabilizaram lucros antes impensáveis. O e-commerce surgia como um novo canal de vendas. As ações das empresas pontocom e de alta tecnologia subiram vertiginosamente. Foi criada uma nova bolsa de valores especialmente para o ramo: a Nasdaq. Em maio de 2001, a "Bolha da Internet", ou seja, o fenômeno de supervalorização das empresas pontocom e de suas ações, estourou. Foi o fim de centenas de pequenas empresas virtuais que davam seus primeiros passos. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

41 Aplicações INFORMÁTICA EDUCACIONAL

42 Aplicações comerciais
Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação Aplicações comerciais estoque produção folha de pagamento INFORMÁTICA EDUCACIONAL

43 Compartilhamento de recursos
Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação Compartilhamento de recursos INFORMÁTICA EDUCACIONAL

44 Modelo cliente / servidor
Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação cliente Servidor R E DE cliente Modelo cliente / servidor INFORMÁTICA EDUCACIONAL

45 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
V i d e o c o n f e r ê n c i a Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes. Os sistemas de videoconferência possibilitam a comunicação em tempo real entre grupos de pessoas, independente de suas localizações geográficas, em áudio e vídeo simultaneamente. INFORMÁTICA EDUCACIONAL

46 Tecnologia 3G 1G = ANALÓGICOS 2G = DIGITAIS 3G = EVOLUÇÃO DO DIGITAL
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47 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
e-commerce .com usuário INFORMÁTICA EDUCACIONAL

48 Dos Primeiros Computadores às Redes de Comunicação
comunicação entre pessoas comércio eletrônico; transações bancárias; bibliotecas virtuais; ensino à distância on-line; Ava Webquest Wikipedia Blogs INFORMÁTICA EDUCACIONAL

49 Links dos vídeos = a evolução dos celulares = celular com tecnologia 3G = prometeus, a revolução da mídia INFORMÁTICA EDUCACIONAL

50 INFORMÁTICA EDUCACIONAL


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