A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos."— Transcrição da apresentação:

1 Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos juros.

2 Crédito Recursos são imediatamente disponibilizados ao tomador pelo doador; O tomador, de posse dos recursos, realiza uma operação, em geral a vista, pagando uma obrigação contraída; Em seguida, pelo prazo e juros contratados, o tomador pagará, até o vencimento, a obrigação futura contraída com o doador de recursos.

3 Classificação de Crédito
Crédito Público Crédito Privado

4 Classificação de Crédito
Crédito Público: Tem origem nas necessidades de cobertura dos gastos governamentais, tanto de custeio como de investimento. Em geral, é obtido por meio da emissão de papéis ou títulos, que caracterizam obrigações com prazos e juros definidos.

5 Classificação de Crédito
Crédito Privado: Tem origem na necessidade de recursos das empresas dos mais variados setores, para cobertura de capital de giro ou para investimentos visando a continuidade e crescimento de seus negócios. Também se estende às pessoas físicas, para suprir necessidades imediatas.

6 Crédito Privado Tem origem na necessidade de recursos das empresas dos mais variados setores, para cobertura de capital de giro ou para investimentos visando a continuidade e crescimento de seus negócios. Também se estende às pessoas físicas, para suprir necessidades imediatas.

7 Crédito Privado Pode-se considerar várias outras subdivisões, conforme sua utilização: Crédito Bancário: quando o doador de recursos é um banco; Crédito Imobiliário: quando os recursos tomados têm como objetivo a aquisição de imóveis;

8 Crédito Privado Crédito Agrícola: quando os recursos tomados têm aplicação exclusiva nas atividades agropecuárias, desenvolvidas pro produtores rurais. Crédito ao Consumidor: quando os recursos tomados são destinados à aquisição de bens duráveis. No caso brasileiro, os doadores são financeiras que recebem o bem em garantia.

9 Crédito nas Instituições Financeiras
Perfil das operações de crédito X tipos de Instituições: Bancos Comerciais - em geral, crédito de curto prazo: capital de giro, desconto de duplicatas, etc.

10 Crédito nas Instituições Financeiras
Bancos de Investimentos: em geral, crédito de médio e longo prazo para financiamento de processo produtivo : empréstimo a prazo mínimo de um ano para financiamento de capital de giro; empréstimo a prazo mínimo de um ano para aquisição de máquinas e equipamentos; repasses de empréstimos obtidos no exterior; etc.

11 Crédito nas Instituições Financeiras
Financia bens de consumo duráveis por meio do popularmente conhecido “crediário” ou crédito direto ao consumidor CDC.

12 Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro
Hot Money Operação caracterizada por um empréstimo de curtíssimo prazo, normalmente de 1 até 10 dias, que empresas tomam para suprir necessidades imediatas de recursos.

13 Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro
Contas Garantidas/Cheques Especiais Contrato de abertura de crédito na modalidade de rotativo. A instituição financeira libera os recursos de maneira automática até o limite pré-estabelecido.

14 Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro
Contas Garantidas/Cheques Especiais Garantias: Cheques pré-datados – os depósitos dos cheques vão abatendo o saldo devedor e o tomador só paga juros sobre o saldo utilizado.

15 Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro
Contas Garantidas/Cheques Especiais Garantias: Duplicatas: da mesma forma que os cheques, o pagamento dos títulos emitidos pelo tomador (cedente) amortiza o saldo da conta garantida.

16 Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro
Desconto de Duplicatas Operação em que uma instituição financeira adianta recursos ao cliente, referentes a valores de duplicatas geradas de vendas mercantis ou prestação de serviços, recebendo como garantia tais duplicatas.

17 Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro
Capital de Giro São operações que visam atender às necessidades de capital de giro das empresas, representadas por empréstimos vinculados a um contrato, onde se estabelece prazo, taxas, valores e as garantias exigidas.

18 Exercício – Investimentos
1 - Quando o investidor faz seu investimento por um prazo mais longo: a) Ele tem sempre mais disposição para aplicar em mercados mais arriscados. b) Ele tem garantido um retorno maior. c) Ele requer uma taxa de retorno maior. d) Ele tem maior liquidez.

19 Exercício – Investimentos
2 - Quanto menor for o prazo do investimento: a) Maior será o risco aceito pelo investidor, sempre. b) Menor será o retorno do investimento, sempre. c) Menor tenderá a ser o retorno exigido pelo investidor, em função da maior liquidez. d) Menor será a liquidez do investidor, normalmente.

20 Exercício – Investimentos
3 - Quando o investidor resolve assumir algum risco em suas operações financeiras ele espera: Que o investimento lhe proporcione um retorno menor que o investimento livre de risco. Que o investimento lhe proporcione um retorno maior que o investimento livre de risco. Que o investimento lhe proporcione um retorno menor ou igual que o investimento livre de risco. d) Que o investimento lhe proporcione um retorno igual ou maior que o investimento livre de risco.

21 Exercício – Investimentos
4 - A diferença entre Operações de Renda Fixa e Operações de Renda Variável é que: a) Nas Operações de Renda Fixa sempre se conhece o valor de resgate no momento da aplicação. b) Nas Operações de Renda Variável o risco é sempre maior do que nas Operações de Renda Fixa. c) Nas Operações de Renda Fixa os ganhos são pré-estabelecidos no momento da operação. d) Nas operações de Renda Variável o risco é menor do que nas Operações de Renda Fixa.

22 Exercício – Investimentos
5 - Com relação aos títulos públicos federais podemos dizer que: a) São emitidos pelo Banco Central. b) Sua venda ao mercado tem como um de seus objetivos cobrir déficits orçamentários do governo. c) São leiloados no mercado pelo Tesouro Nacional. d) Nenhuma das alternativas anteriores.

23 Exercício – Investimentos
6 - Sobre a tributação das operações de renda fixa, podemos afirmar que: a) Não há incidência do IOF no momento do resgate ou da venda do título. b) Se entre a data da compra do título e a data da venda ou resgate, tiverem decorridos mais do que 30 dias, o resultado do cálculo do IOF é zero. c) Operações de Renda Fixa não sofrem incidência de IOF. d) Há incidência de 20% do valor do rendimento para prazo inferior a 30 dias.

24 Exercício – Investimentos
7 - Sobre as ações podemos afirmar que: As ações são classificadas em ordinárias e preferenciais, de acordo com a natureza dos direitos que conferem a seus titulares. As ações ordinárias ou comuns atribuem aos seus titulares a prioridade na distribuição de dividendos e/ou reembolso de capital. As ações preferenciais dão normalmente aos seus titulares o direito a voto. As ações ordinárias não têm o direito de receber dividendo.

25 Exercício – Investimentos
8 - Quando um fundo de investimento: Apresenta um lucro elevado, significa que o administrador sofreu um prejuízo. Apresenta uma perda elevada, significa que o cotista deve arcar com o prejuízo. Apresenta um lucro elevado, significa que o gestor sofreu um prejuízo. Apresenta um lucro elevado, significa que o custodiante dos papéis arcou com o prejuízo.

26 Exercício – Investimentos
9 - Podemos definir fundo de investimento como sendo: Uma entidade jurídica que concentra vários empreendedores. Uma entidade sem fins lucrativos que concentra vários cotistas. Uma entidade jurídica que concentra vários investidores com o objetivo de obter retorno sobre o patrimônio aplicado. Uma entidade jurídica que concentra vários investidores que delegam a gestão e o risco para um gestor, que recebe uma taxa de administração por esta atividade.

27 Exercício – Investimentos
10 - Os principais indexadores no mercado de renda fixa são: SELIC, DI, IGP, TR, DÓLAR. IBOVESPA. TELECOM. Nenhuma das anteriores.

28 Exercício – Investimentos
11 - Debêntures são: Títulos públicos federais. Títulos emitidos, exclusivamente, por empresas de capital fechado. Títulos emitidos pelas Sociedades Anônimas (S.A.) não financeiras de capital aberto. As alternativas A e C estão corretas.

29 Exercício – Investimentos
12 - Quanto a cobrança da CPMF nos fundos de investimento: Fato gerador é o débito da conta corrente. A alíquota é de 0,25%. O responsável pelo recolhimento é o contribuinte. A base de cálculo é o rendimento.

30 Exercício – Investimentos
13 - O objetivo do PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) é: Concessão de benefícios previdenciários. Maior restituição do Imposto de Renda. Retorno acima do DI no curto prazo. Maior liquidez e retorno do investimento no longo prazo.


Carregar ppt "Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google