A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo."— Transcrição da apresentação:

1 Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo ano), ou conforme o ciclo operacional da empresa, se este for superior a um ano.

2 Balanço Patrimonial Passivo Circulante ATIVO PASSIVO Bens Direitos
Obrigações Patrimônio Líquido

3 O Passivo Circulante compõe – se basicamente das seguintes contas:
Fornecedores Salários a Pagar Encargos Sociais a Recolher Impostos a Recolher Imposto de Renda e Provisões Empréstimos Bancários Outras Obrigações

4 Passivo Circulante Fornecedores – São as compras a prazo de matéria-prima a serem utilizadas no processo produtivo (Indústrias), ou mercadorias a serem destinadas a revenda (Comércio).

5 Passivo Circulante Salários a Pagar – Este grupo engloba a folha de pagamento (salários, ordenados) que a empresa deverá pagar até o 5º dia útil do mês seguinte .

6 Passivo Circulante Encargos Sociais – São as despesas decorrentes da folha de pagamento (INSS, FGTS, 13º Salário etc.) ainda não pagas. Assim, como o grupo de Salários a Pagar, os encargos sociais serão registrados como despesas no mês em que incorreu a Folha de Pagamento e, por outro lado, serão registrados como uma obrigação a pagar no Passivo Circulante.

7 Passivo Circulante Impostos a Recolher – São impostos em que o fato gerador já ocorreu por ocasião da venda do produto ou da prestação de serviços, porém ainda não foi recolhido aos cofres públicos. Dos impostos sobre vendas, os mais comuns são o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

8 Imposto de Renda a Pagar
Passivo Circulante Imposto de Renda a Pagar – É a parte do lucro apurado no exercício (ano-base) que será recolhida ao governo federal no ano seguinte (exercício financeiro).

9 Passivo Circulante Provisões – Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo. Ex: férias, 13º salário.

10 Passivo Circulante Empréstimos Bancários – São os empréstimos realizados em instituições financeiras que serão pagos dentro de um ano (data-base encerramento do balanço). Ex; empréstimos com garantias (Duplicatas a Receber ou Estoques); Desconto de notas promissórias etc. Os juros e outros encargos financeiros a pagar poderão ser incorporados na própria conta de empréstimos. A principal fonte de recursos a Curto Prazo é o Banco Comercial

11 Adiantamento de Clientes
Passivo Circulante Outras Obrigações Adiantamento de Clientes As empresas que produzem bens por encomenda( normalmente equipamentos pesados), ou fornecem serviços (como empreiteiros em construção civil), recebem usualmente, após a celebração do contrato com o cliente, um adiantamento por conta do bem ou serviço a ser entregue no futuro. Contas a pagar – São pequenas contas a serem pagas pela empresa; água, telefone, energia elétrica, honorários etc.

12 Passivo Circulante Passivo exigível a longo prazo – São as obrigações que deverão ser liquidadas após o próximo exercício social( ano), ou conforme o Ciclo Operacional da empresa se este for superior a um ano.

13 Passivo Circulante Debêntures - São títulos (negociáveis) a longo prazo, emitidos pelas companhias, dando a seus titulares (proprietários dos títulos) direito de crédito contra a empresa. Dessa forma a companhia tem uma dívida com os proprietários das debêntures.

14 Resultado de exercícios futuros
Passivo Circulante Resultado de exercícios futuros - São receitas recebidas antecipadamente, que contribuirão para o resultado de exercícios futuros. Serão subtraídos os custos já incorridos ou vinculados, correspondentes a tais receitas

15 Passivo Circulante Patrimônio Líquido – A DIFERENÇA POSITIVA ENTRE BENS E DIREITOS (ATIVO) E AS OBRIGAÇOES (PASSIVO).

16 PATRIMÔNIO LÍQUIDO=ATIVO–PASSIVO
Passivo Circulante PATRIMÔNIO LÍQUIDO=ATIVO–PASSIVO

17 Balanço Patrimonial

18 – Representa todo investimento realizado na empresa.
Passivo Circulante Capital Social – Representa todo investimento realizado na empresa.

19 Lucro ou Prejuízos Acumulados
Passivo Circulante Lucro ou Prejuízos Acumulados – Poderá ser amortizado (pago) pelo proprietário ou poderá ser mantido no patrimônio para ser compensado com lucros a serem apurados nos anos seguintes.

20 Passivo Circulante Reservas – Corresponde a parte do lucro que é retida (retirada/reservado) para determinados fins, como reserva para investimentos que normalmente é utilizada para a ampliação das instalações da empresa e abertura de filiais.

21 Contabilidade Introdutória – Equipe Professores da FEA/USP;
Bibliografia Contabilidade Introdutória – Equipe Professores da FEA/USP; Marion, José Carlos - Contabilidade Empresarial, Ed , Ano__________ Pesquisas Internet.

22 Passivo Circulante FIM


Carregar ppt "Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google