A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 15

2  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE ENTRE OS OFICIAIS DO EXÉRCITO.  MUITOS GOVERNOS ESTRANGEIROS, INCLUSIVE A INGLATERRA PRESSIONARAM O BRASIL PARA ACABAR COM A ESCRAVIDÃO.

3  O GOVERNO FEZ UMA ABOLIÇÃO LENTA E GRADUAL. AS LEIS:  LEI DO VENTRE LIVRE 1871: nasciam livres? até os 8 anos a criança ficaria sob a autoridade do senhor; depois ele escolhia: ou recebia uma indenização do governo ou continuava usando seus serviços até 21 anos  LEI DOS SEXAGENÁRIOS 1885: livres os escravos com mais de 60 anos. Mas, como indenização deveriam trabalhar por mais 3 anos.

4  LEI ÁUREA 1888: EXTINGUIU A ESCRAVIDÃO DO BRASIL, NO ENTANTO OS RECÉM- LIBERTOS NÃO RECEBERAM AJUDA DO GOVERNO. MUITOS CONTINUARAM NAS FAZENDAS ACEITANDO RECEBER BAIXOS SALÁRIOS OUTROS FORAM PARA AS CIDADES E VIVIAM EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS.

5  COM O BJETIVO DE CONSEGUIR ESPAÇO DA POLÍTICA A CLASSE MÉDIA E FAZENDEIROS DO OESTE PAULISTA LANÇARAM EM 1870 O MANIFESTO REPUBLICANO, QUE DEFENDIA O FEDERALISMO E A REPÚBLICA.  1873 FOI FUNDADO O PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA ( PRP ), COM APOIO DOS FAZENDEIROS DO OESTE PAULISTA.  QUESTÃO MILITAR: FORAM PUNIDOS DOIS OFICIAIS DO EXÉRCITO POR SE OPOREM AO GOVERNO. O MARECHAL DEODORO SE OPÔS A PUNIÇÃO E FOI DEMITIDO DO CARGO DE COMANDANTE. ENTRE OS MILITARES ACREDITAVA-SE QUE SOMENTE A REPÚBLICA PODERIA POSSIBILITAR UMA SITUAÇÃO MAIS JUSTA PARA OS MILITARES.

6  COM O FIM DA LEI ÁUREA MUITOS FAZENDEIROS SE SENTIRAM TRAÍDOS PELO GOVERNO IMPERIAL.  15 DE NOVEMBRO DE 1889, O GOLPE FOI DADO: O MARECHAL DEODORO DA FONSECA TOMA O PODER. FIM DA MONARQUIA E INÍCIO DA REPÚBLICA. NOVA BANDEIRA, COM O LEMA POSITIVISTA: ORDEM E PROGRESSO.

7  REPÚBLICA DA ESPADA ( 1889-1894 ). FOI FORMADO UM GOVERNO PROVISÓRIO PRESIDIDO PELO MARECHAL DEODORO DA FONSECA.  REFORMA FINANCEIRA: O MINISTRO DA FAZENDA RUI BARBOSA PARA INCENTIVAR A INDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS, AUTORIZOU A 4 BANCOS CONCEDEREM EMPRÉSTIMOS ÁQUELES QUE DESEJASSEM ABRIR UMA EMPRESA. MUITOS

8 FUNDARAM EMPRESAS FANTASMAS E VENDIAM AÇÕES DESSAS EMPRESAS NA BOLSA. GRAVE CRISE ECONÔMICA CONHECIDA COMO ENCILHAMENTO.  PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA: *FEDERALISMO: AUTONOMIA PARA OS ESTADOS. *REPÚBLICA FEDERATIVA PRESIDENCIALISTA COM 3 PODERES: EXECUTIVO ( PRESIDENTE ), LEGISLATIVO ( CONGRESSO NACIONAL DEPUTADOS + SENADORES) E JUDICIÁRIO ( JUÍZES)

9 *A IGREJA CATÓLICA FOI SEPARADA DO ESTADO E OS BRASILEIROS PASSARAM A TER LIBERDADE DE CULTO. ANTES O CATOLICISMO ERA A RELIGIÃO OFICIAL. *O VOTO NÃO ERA MAIS CENSITÁRIO, PASSOU A SER UNIVERSAL MASCULINO PARA MAIORES DE 21 ANOS BRASILEIROS E ALFABETIZADOS, DESDE QUE NÃO FOSSEM SOLDADOS OU MEMBROS DO CLERO REGULAR. * DEODORO FOI ELEITO PRESIDENTE DE FORMA INDIRETA.

10  DEVIDO A CRISE ECONÔMICA, MUITOS PARLAMENTARES RESOLVERAM REDUZIR O PODER DO PRESIDENTE, DEODORO NÃO ACEITOU E FECHOU O CONGRESSO NACIONAL.  PRIMEIRA REVOLTA DA ARMADA: MILITARES DA MARINHA AMEAÇARAM BOMBARDEAR O RIO DE JANEIRO CASO DEODORO NÃO RENUNCIASSE.  DEODORO RENUNCIOU, ASSUMIU SEU VICE FLORIANO PEIXOTO ( MARECHAL DE FERRO )

11  FLORIANO PEIXOTO CONTRARIOU A CONSTITUIÇÃO E NÃO CONVOCOU NOVAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE, ISSO GEROU UMA FORTE OPOSIÇÃO AO SEU GOVERNO. OS MILITARES DA MARINHA FIZERAM A SEGUNDA REVOLTA DA ARMADA CHEGANDO A BOMBARDEAR O RIO DE JANEIRO PARA QUE FLORIANO RENUNCIASSE.  FLORIANO CONSEGUIU REPRIMIR A REVOLTA.

12  DURANTE O GOVERNO DE FLORIANO.  ACONTECEU NO RIO GRANDE DO SUL, PELA DISPUTA ENTRE O PARTIDO REPUBLICANO RIO-GRANDENSE LIDERADO POR JÚLIO DE CASTILHOS QUE ERA APOIADO POR FLORIANO ( PICA-PAUS). E O PARTIDO FEDERALISTA LIDERADO POR GASPAR DE SILVEIRA MARTINS TENDO O APOIO DE MEMBROS DA MARINHA, ADVERSÁRIOS DE FLORIANO.  ESSA GUERRA SÓ TERMINOU NO PRÓXIMO GOVERNO COM A VITÓRIA DOS PICA-PAUS.


Carregar ppt "CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google