Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria de Belem Bandeira Brunelli Alterado mais de 8 anos atrás
2
Conceitos de Iluminação Gerando Eventos Em VRML, um nó de iluminação descreve como parte do mundo deve ser iluminada, mas não cria, automaticamente, uma geometria para representar a fonte de luz. A luz que atinge um objeto só é calculada nos vértices. Este cálculo tem como resultado um valor de cor para cada vértice. A superfície de uma face é colorida através da interpolação das cores nos vértices.
3
Conceitos de Iluminação Em VRML, objetos não têm sombra. Por default, existe uma luz (headlight) que acompanha a posição do observador da cena Existem três tipos de luzes em VRML: As luzes pontuais (PointLight) As luzes direcionadas (DirectionalLight) Os focos de luz (SpotLight)
4
As luzes pontuais (PointLight) As luzes pontuais (PointLight) que irradiam em todas as direções a partir de um ponto; têm uma posição no espaço; #VRML V2.0 utf8 #PointLight example Group { children[ PointLight { location -1.0 0.0 0.0 #the light is 1 units left on the X axis color 0 1 0 #the color is green } DEF 3balls Group { children [ DEF ball Shape{ appearance Appearance{ material Material { } } geometry Sphere { radius 0.5 #radius in units } } Transform { translation 2 0 0 children [ USE ball ] } Transform { translation -2 0 0 children [ USE ball ] } ] } Transform { translation 0 2 0 children [ USE 3balls ] } Transform { translation 0 -2 0 children [ USE 3balls ] } ] }
5
As luzes direcionadas (DirectionalLight) As luzes direcionadas (DirectionalLight) cujos raios são paralelos(como os do sol) e brilham numa direção uniforme; não têm uma posição no espaço (provêm do infinito); #VRML V2.0 utf8 #DirectionalLight example Transform { children[ DirectionalLight { direction 1 0 0 #from -X to +X color 1 0 0 #the color is red } Shape { appearance Appearance{ material Material { } } geometry Cone { } } ]}
6
Os focos de luz (SpotLight) Os focos de luz (SpotLight) que brilham numa direcção definida a partir de um ponto, irradiando sob a forma de um cone de abertura parametrizável. #VRML V2.0 utf8 #SpotLight example Group { children[ SpotLight { location -4.0 0.0 0.0#the light is 1 units left on the X axis color 0 0 1 #the color is blue direction 1 0 0#the direction is to +X } DEF 3balls Group { children [ DEF ball Shape{ appearance Appearance{ material Material { } } geometry Sphere { radius 0.5 #radius in units } } Transform { translation 2 0 0 children [ USE ball ] } Transform { translation -2 0 0 children [ USE ball ] } ] } Transform { translation 0 2 0 children [ USE 3balls ] } Transform { translation 0 -2 0 children [ USE 3balls ] } ] }
7
7 Pontos Visão e Iluminação Em uma Cena ou objeto podemos posicionar a câmera e determinar pontos de luz para cena ou objeto. Instruções : Viewpoint { } – Pontos Visão PointLight { } – Pontos Luz
8
8 X Y ViewPoint( 5, 1, 5 ) PointLight ( -5, 4, 5 ) orientation 0 1 0.75 (rotação de 45 graus em y) Z
9
9 Tabela de conversão graus/radianos GrausRadianos (VRML) 00 300.52 450.78 601.04 901.57 1803.14 3606.28
10
10 Exemplo ponto de visão Viewpoint { position 5 1 5 orientation 0 1 0 0.78 }
11
11 PointLight { }: Funciona com três propriedades básicas PointLight { intensity x #[0,1] color r g b # [0,1] location x y z # (- , ) }
12
12 Tabela RGB padrão VRML (0 à 1) RedGreenBlueCor 000Preto 100Vermelho 010Verde 001Azul 111Branco
13
13 Exemplo de ponto de Luz PointLight { intensity.9 color 1 1 1 location -5 4 5 }
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.