A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de Iluminação Gerando Eventos Em VRML, um nó de iluminação descreve como parte do mundo deve ser iluminada, mas não cria, automaticamente, uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de Iluminação Gerando Eventos Em VRML, um nó de iluminação descreve como parte do mundo deve ser iluminada, mas não cria, automaticamente, uma."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceitos de Iluminação Gerando Eventos Em VRML, um nó de iluminação descreve como parte do mundo deve ser iluminada, mas não cria, automaticamente, uma geometria para representar a fonte de luz. A luz que atinge um objeto só é calculada nos vértices. Este cálculo tem como resultado um valor de cor para cada vértice. A superfície de uma face é colorida através da interpolação das cores nos vértices.

3 Conceitos de Iluminação Em VRML, objetos não têm sombra. Por default, existe uma luz (headlight) que acompanha a posição do observador da cena Existem três tipos de luzes em VRML: As luzes pontuais (PointLight) As luzes direcionadas (DirectionalLight) Os focos de luz (SpotLight)

4 As luzes pontuais (PointLight) As luzes pontuais (PointLight) que irradiam em todas as direções a partir de um ponto; têm uma posição no espaço; #VRML V2.0 utf8 #PointLight example Group { children[ PointLight { location -1.0 0.0 0.0 #the light is 1 units left on the X axis color 0 1 0 #the color is green } DEF 3balls Group { children [ DEF ball Shape{ appearance Appearance{ material Material { } } geometry Sphere { radius 0.5 #radius in units } } Transform { translation 2 0 0 children [ USE ball ] } Transform { translation -2 0 0 children [ USE ball ] } ] } Transform { translation 0 2 0 children [ USE 3balls ] } Transform { translation 0 -2 0 children [ USE 3balls ] } ] }

5 As luzes direcionadas (DirectionalLight) As luzes direcionadas (DirectionalLight) cujos raios são paralelos(como os do sol) e brilham numa direção uniforme; não têm uma posição no espaço (provêm do infinito); #VRML V2.0 utf8 #DirectionalLight example Transform { children[ DirectionalLight { direction 1 0 0 #from -X to +X color 1 0 0 #the color is red } Shape { appearance Appearance{ material Material { } } geometry Cone { } } ]}

6 Os focos de luz (SpotLight) Os focos de luz (SpotLight) que brilham numa direcção definida a partir de um ponto, irradiando sob a forma de um cone de abertura parametrizável. #VRML V2.0 utf8 #SpotLight example Group { children[ SpotLight { location -4.0 0.0 0.0#the light is 1 units left on the X axis color 0 0 1 #the color is blue direction 1 0 0#the direction is to +X } DEF 3balls Group { children [ DEF ball Shape{ appearance Appearance{ material Material { } } geometry Sphere { radius 0.5 #radius in units } } Transform { translation 2 0 0 children [ USE ball ] } Transform { translation -2 0 0 children [ USE ball ] } ] } Transform { translation 0 2 0 children [ USE 3balls ] } Transform { translation 0 -2 0 children [ USE 3balls ] } ] }

7 7 Pontos Visão e Iluminação Em uma Cena ou objeto podemos posicionar a câmera e determinar pontos de luz para cena ou objeto. Instruções : Viewpoint { } – Pontos Visão PointLight { } – Pontos Luz

8 8 X Y ViewPoint( 5, 1, 5 ) PointLight ( -5, 4, 5 ) orientation 0 1 0.75 (rotação de 45 graus em y) Z

9 9 Tabela de conversão graus/radianos GrausRadianos (VRML) 00 300.52 450.78 601.04 901.57 1803.14 3606.28

10 10 Exemplo ponto de visão Viewpoint { position 5 1 5 orientation 0 1 0 0.78 }

11 11 PointLight { }: Funciona com três propriedades básicas PointLight { intensity x #[0,1] color r g b # [0,1] location x y z # (- ,  ) }

12 12 Tabela RGB padrão VRML (0 à 1) RedGreenBlueCor 000Preto 100Vermelho 010Verde 001Azul 111Branco

13 13 Exemplo de ponto de Luz PointLight { intensity.9 color 1 1 1 location -5 4 5 }


Carregar ppt "Conceitos de Iluminação Gerando Eventos Em VRML, um nó de iluminação descreve como parte do mundo deve ser iluminada, mas não cria, automaticamente, uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google