A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XAMANISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XAMANISMO."— Transcrição da apresentação:

1 XAMANISMO

2 O QUE É UM XAMÃ? Xamã é uma palavra de origem Tunguska (povo nativo da Sibéria), designando uma pessoa que pode "voar" para outros mundos, entrar em um estado extático e ter acesso e contato com seus aliados (animais, vegetais, minerais), seres de outras dimensões e os espíritos ancestrais.”

3 O Xamã se diferencia do mago, curandeiro, feiticeiro ou bruxo pela forma de comunicação com outros mundos. O Xamã se identifica com os seus auxiliares ao se transportar para outros planos, enquanto os outros em geral invocam estes seres para seus rituais e trabalhos mágicos.”

4

5 O Xamã é aquele que enfrentou a sua sombra, aquele que enfrentou e venceu o medo da insanidade, da solidão, o orgulho, a vaidade, os vícios, e o passar por várias mortes em vida. Escolhe tornar-se curador, profeta e visionário ao serviço das pessoas.

6

7 Os xamãs têm o poder de se comunicar e interagir com os espíritos da natureza e dos seus antepassados, em prol da tribo ou da sua comunidade, com o objetivo de curar uma pessoa doente ou possuída por espíritos maléficos. Ele pode também interagir com as forças e energias ocultas e vivas na natureza.

8 Os xamãs sempre exerceram as funções de curandeiros, líderes religiosos , conselheiros e terapeutas ao mesmo tempo. Medicina, religião e sabedoria, psicologia, ou melhor: Corpo, espírito, mente e emoções.

9

10 O Xamã é uma pessoa respeitada pela sociedade e com grande poder sobre a mesma e sabe que pode perder o poder a que está ligado se abusa ou o usa com fins que não sirvam à comunidade.

11 O XAMANISMO As raízes do Xamanismo são arcaicas e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto a própria consciência humana. As origens do Xamanismo datam de a anos, na Idade da Pedra.

12 Antropólogos têm estudado Xamanismo nas Américas do Norte, Central, Sul. Está presente na ação das benzedeiras do interior de nosso País, em nossos índios, bem como na África, entre os povos aborígines da Austrália, Esquimós, Indonésia, Malásia, Senegal, Patagônia, Sibéria, Bali, Velha Inglaterra e ao redor da Europa, no Tibete onde o Xamanismo Bon segue a linha do Budismo Tibetano, ou seja, em todos os lugares ao redor do mundo. Seus traços estão presentes nas Grandes religiões.

13 O Xamanismo possui um principio clássico:
"Tudo possui vida; As rochas, a água, as montanhas, as flores, tudo são energias, cheias de sabedoria e informação.”

14 O pensamento xamânico ensina-nos que tudo acontece através de uma vontade Soberana. Cada evolução vem a seu tempo. Não se deve apressar o rio, mas aprender a tolerância e a paciência. Não mudamos as forças do Universo, mas aprendemos a viajar nos ventos.

15 O Xamã tem consciência de que existe uma energia cósmica vital que está em constante movimento e é absorvida pela respiração. A energia da vida é absorvida, dentre outras maneiras, com a respiração e a alimentação e é vital para o funcionamento não somente do corpo físico, mas de um outro corpo sutil de cujo ser humano é composto. Algumas tribos americanas chamam essa força vital de "mana". Místicos do Oriente são conscientes da existência dessa energia, usualmente chamam de "Prana"; os chineses chamam como "Chi", os japoneses "Ki".

16 As práticas do Xamanismo centram-se nos ritmos da Natureza (nascer, morrer e renascer), na complementaridade masculina e feminina, no amor à Terra e à Natureza, às forças do Planeta, do Sol, da Lua e das estrelas.

17 As práticas xamânicas estabelecem contatos com outros planos de consciência a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio e saúde. Propiciam tranqüilidade, paz e profunda concentração; estimulam o bem estar físico, psicológico e espiritual.

18 Hoje podemos fazer uma limpeza e um trabalho de equilíbrio energético através de instrumentos Xamânicos como o Chocalho, Tambor, Flauta, Pedras e Cristais, Ervas, Danças e Viagens Xamânicas. Nestas "Viagens Xamânicas" entramos em contato com a nossa Essência e o nosso Poder.

19 O ANIMAL DE PODER Um exemplo de Viagem Xamânica é quando conhecermos o nosso Animal de Poder, uma força interior que temos e podemos utilizar a nosso favor. Esta força vem codificada na Energia de um animal, que chamamos de Animal de Poder e ao conhecê - lo devemos prestar atenção nas suas características, habilidades e sutilezas, pois será através delas que o seu Poder Pessoal poderá se manifestar.

20 No Xamanismo ao redor do mundo podemos ver as similaridades que definem as práticas:
A Busca por estados Alterados de Consciência, Vôo da Alma / Êxtase. O Xamã é um especialista e um mestre da viagem estática A capacidade de viajar em espírito assumindo a forma de um animal ou ave ou diretamente através daquilo a que chamaríamos de experiência fora-do-corpo. Este vôo mágico é um dos fundamentos do Xamanismo. Viagem por mundos paralelos (Reino dos Espíritos). Mundos invisíveis à realidade ordinária a fim de guiar espíritos e obter conhecimento espiritual. O Xamã atua como canal de cura. Tem conhecimento do poder das plantas, pedras, dos espíritos animais e seres da natureza.

21 Devoção à Criação, Sol, Lua, Estrelas
Devoção à Criação, Sol, Lua, Estrelas. Reconhecimento da presença de Deus em todas as manifestações do Universo. Interação com espíritos da natureza Utilização de instrumentos de poder para induzir ao transe /estados alterados de consciência (tambores, maracás, etc) Conhecimento sobre o fogo Utilização de plantas (purificação, medicinais, magnéticas) Canções de Poder Danças Respiratórios e dietas Contação de histórias, preleções.

22

23 O Xamanismo é universal e isto compreende que todos fazemos parte da grande família humana e tudo está interligado.

24 Christine Quintasket (índia Salish)
"Tudo na terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar , cada pessoa uma missão a cumprir. Esta é a concepção dos índios sobre a existência..." Christine Quintasket (índia Salish)

25 Eu sou o grito do recém nascido que sente a primeira dor da separação.
Eu sou o vento que viaja de uma direção para outra, carregando e distribuindo as sementes da vida. Feito a neve, as minhas sementes desaparecem na terra reaparecendo sob uma nova forma. Eu sou o grito do recém nascido que sente a primeira dor da separação. Eu sou o grito de toda a vida que alcança o mistério da verdadeira consciência. Eu sou o eterno. Agora da criação, eu Sou o Espaço através do qual viaja o tempo. Através de mim você experimenta os dons da reflexão, esperança, sabedoria e assim você poderá conhecer a si mesmo. Conhecer-se como Criador e criatura, menor que um grão de poeira e tão grande quanto o Deus que você louva." Chefe Archie Fire Lame Deer

26

27 “Quanto mais esperto o homem se julga, mais precisa de proteção divina para defender-se de si mesmo." Provérbio Sêneca

28 O Xamanismo acredita que quando nós procuramos profundamente dentro de nós mesmos as respostas, nós aprendemos a entender nós mesmos e nossa conexão verdadeira com todas as coisas. Só deste modo, reconhecendo que nós somos tudo e tudo somos nós, poderemos verdadeiramente entender e curarmos nós mesmos e nosso mundo.

29 Quando percebermos a conexão Universal entre nós e todos os que viveram e que estamos todos ligados, conectados, compreenderemos que todas as histórias fazem parte da nossa história.

30 Tahca Ushte/ Richard Erdoes
“Somos o povo dos pássaros, o povo alado, das corujas e águias. Somos uma nação e você será nosso irmão...” Tahca Ushte/ Richard Erdoes

31 FRATERNIDADE UNIVERSALISTA DA DIVINA LUZ CRÍSTICA
“As religiões, fundamentalmente, não são mais que as diversas encarnações da única verdade. Existe uma só árvore, mas com muitos ramos. Em última análise, a religião é inteiramente interior, pessoal, pois exprime as nossas relações com Deus.” Mahatma Gandhi FORMATAÇÃO: CARLA COSTA


Carregar ppt "XAMANISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google