A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LTDA - ICT

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LTDA - ICT"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LTDA - ICT
INSTITUTO GALILEO DE ENSINO SUPERIOR – INSTITUTO GALILEO PRÉ PROJETO: O ACESSO AO USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA CONECTADA AS REDES DE DISTRIBUIÇÃO DAS CONCESSIONÁRIAS NO BRASIL Aluno: Juvenal Coelho da Silva Orientador: Prof. Esp. Marco Antônio Zuchi Componente Curricular: TCC - I Professora: Ma. Gisele

2 INTRODUÇÃO Delimitação do Tema
Como objeto de estudo foi escolhido um assunto atual e que imaginamos, seja de interesse da grande maioria da população. Por se tratar de um universo abrangente, delimitaremos esse estudo a um âmbito específico, o que nos permitirá uma compreensão mais concreta sobre o tema. A implementação da energia fotovoltaica na matriz energética brasileira O acesso ao uso da energia fotovoltaica conectada as redes de distribuição das concessionárias no Brasil

3 INTRODUÇÃO Formulação do Problema
Hoje na matriz energética mundial, países com menor potencial de irradiação solar que o Brasil, já fazem uso da energia fotovoltaica conectada as redes de distribuição, ressaltando que, os resultados obtidos tem sido bastante satisfatórios. Logo surge o seguinte questionamento... “por que as políticas energéticas brasileiras ainda são visivelmente excludentes em relação ao uso da energia fotovoltaica, conectada as redes de distribuição, não conseguindo facilitar o acesso, e a democratização do seu consumo? ”

4 INTRODUÇÃO Hipóteses Em pleno século XXI, a utilização, da energia fotovoltaica conectada as redes de distribuição no Brasil, ainda é extremamente modesta, ficando aquém do desejável. A falta de políticas e ações de incentivo eficazes, que se proponham a promover o acesso a utilização a esta forma de energia. A burocracia presente no processo de integração junto as concessionárias, as quais administram todo o processo, desde a análise do projeto inicial até a conexão do consumidor.

5 INTRODUÇÃO Cont. Hipótese
A incidência de uma alta carga tributaria sobre, a cadeia produtiva, e as empresas que atuam no setor. O difícil acesso as linhas de crédito por consumidores comuns, junto aos bancos oficiais A falta de informações, que possa esclarecer a população, o funcionamento e os benefícios da energia fotovoltaica.

6 INTRODUÇÃO Objetivo Geral Averiguar, quais aspectos ainda dificultam o acesso ao uso da energia fotovoltaica conectada as redes de distribuição das concessionárias no brasileiras, por que isto ocorre e o que está sendo feito de concreto para mudar este cenário.

7 Objetivos Específicos
INTRODUÇÃO Objetivos Específicos Verificar se o acesso ao uso da energia fotovoltaica conectada as redes de distribuição, está ocorrendo de maneira uniforme para todos os consumidores do mercado de energia elétrica no Brasil. Utilizar como instrumento de comparação os resultados obtidos em outros países com suas politicas de incentivo, para verificar a eficiência das nossas. Conhecer os benefícios obtidos, com utilização de sistemas de energia fotovoltaica conectados, assim como as barreiras que freiam a inserção da desta tecnologia na matriz energética nacional

8 INTRODUÇÃO Justificativa
Hoje a maior parte dos brasileiros, sofre com as altas tarifas, praticadas pelas concessionárias de energia elétrica, fato este que vem demonstrando que o gasto com energia elétrica onera substancialmente o salário do trabalhador brasileiro. Situação esta, que poderia ser diferente, se todos os consumidores tivessem fácil acesso a utilização da energia fotovoltaica, podendo gerar sua própria energia reduzindo com isto os gastos com energia elétrica.

9 REFERENCIAL TEÓRICO Devido à crescente demanda por energia elétrica nas últimas três décadas, tornou-se importante considerar os impactos ambientais causados pela geração e distribuição da energia, bem como a sustentabilidade dos sistemas envolvidos. No Brasil, ainda que grande parte da geração seja proveniente de fontes limpas (hidroelétricas), sua complementação com outras fontes de geração que causem menores impactos ambientais e sociais do que o alagamento de grandes áreas é fundamental (ARQUES, 2004).

10 REFERENCIAL TEÓRICO Cont...
fotovoltaica conectada à rede surge como uma grande promessa para o mercado consumidor brasileiro. Um dos aspectos importantes tem sido a normalização de questões essenciais referentes a geração distribuída, acesso de forma regularizado, custos de instalação. Mas a maior dificuldade ainda reside no custo dos equipamentos, bem como na divulgação e reconhecimento dos benefícios que esta energia pode trazer ao país.

11 REFERENCIAL TEÓRICO Cont...
O principal gargalo para o avanço do setor de geração distribuída no país é a questão tributária, especialmente nos estados que ainda não aderiram a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sobre a energia gerada. A nível federal, o governo já fez a desoneração do (PIS-COFINS) sobre o sistema. Em relação as linhas de financiamento, as entidades do setor, esperam que o governo mobilize os bancos públicos para a oferta de crédito com condições especiais para pessoas e empresas interessadas em investir em mini e microgeração distribuída (ABSOLAR, 2016).

12 METODOLOGIA Tipo de pesquisa Coleta dos dados Análise dos dados
Abordagem Cenário Sujeito Objeto

13 CRONOGRAMA 2016 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
DESENVOLVIMENTO 2016 Fases/Meses Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Levantamento de Dados X Revisão Bibliográfica Determinação dos Objetivos Leitura, e Interpretação dos Dados Tratamento dos Dados Definição da Metodologia  X Construção do Pré-Projeto Apresentação do Projeto de Pesquisa Redação do Trabalho Final Considerações Finais Revisão do Trabalho Apresentação do Trabalho

14 REFERÊNCIAS ARQUES, J. Turbinas Eólicas: Modelo, Análise e Controle do Gerador de Indução com Dupla Alimentação p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004. ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. BIG – Balanço de informação de gestão, 2009 < Acesso em: 05 /03/ 16.    ABINEE, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Propostas para Inserção solar Fotovoltaica na Matriz Elétrica Brasileira. ABINEE, p.   FILHO, J. M. Estudo Sobre a Utilização de Energia Solar no Brasil para Uso Residencial: Tese de Mestrado em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual Paulista, SP, Brasil LEIAJA.COM. Primeiro leilão de energia solar no país é realizado em PE. Disponível em: < Acesso em: 11/04/2014.  RÜTHER R. Edifícios Solares Fotovoltaicos: O Potencial da Geração Solar Fotovoltaica Integrada a Edificações Urbanas e Interligada à Rede Elétrica Pública no Brasil, Florianópolis: LABSOLAR, 2004. SILVA, H.G. e AFONSO M. Energia Solar Fotovoltaica: Contributo para um Roadmapping do seu Desenvolvimento Tecnológico. Trabalho realizado em disciplina do curso de Mestrado em Engenharia Elétrica - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2009.

15 E-MAIL: Juvenal.cs@Hotmail.com
OBRIGADO !


Carregar ppt "INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LTDA - ICT"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google