A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE

2 Saúde no Brasil A Saúde no país mudou expressivamente nos últimos anos, com aumento da expectativa de vida, redução da mortalidade infantil, aumento da cobertura vacinal, erradicação de doenças e incorporação de tecnologias de ponta; As transformações evoluíram alterando os indicadores epidemiológicos e econômicos do país; Aumento das necessidades e demanda = Aumento dos custos com a saúde.

3 “Nas últimas décadas, tem havido uma crescente demanda científica, social e política na área de Saúde em busca de métodos mais eficazes de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças.”

4 SUS Universalizar o atendimento;
Assegurar a toda a população o direito de atendimento médico, exames, internações e diversos tratamentos; Financiamento do SUS: recursos arrecadados por meio de impostos e contribuições sociais pagos pela população; Recursos Governo Federal, Estadual e Municipal;

5 Cenário da Saúde Crise no sistema de saúde; Insatisfação Usuários;
Profissionais de Saúde; Hospitais. Planos privados de saúde;

6 "É necessário um reordenamento do destino dos atuais gastos, priorizando o investimento em setores que dinamizem o setor.” Lígia Bahia, professora de Saúde Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

7  "Os gestores do SUS são, em sua maioria, indicados por motivos políticos, mas a saúde é uma área que requer conhecimento técnico amplo em todas as etapas: planejamento, execução e avaliação dos resultados“ Não é uma coisa que qualquer profissional – que não de carreira – pode fazer". Newton Lemos, consultor em Serviços de Saúde da Organização Mundial da Saúde.

8 Cenário da Saúde O rápido crescimento da população de idosos vem produzindo grande impacto no sistema de saúde, com elevação dos custos e da utilização dos serviços; Tem maior susceptibilidade em adoecer em comparação com adultos e jovens; O maior fator de risco é a idade; Aumento do número de doenças crônicas; Prevenção das doenças.

9 Preocupações Quais os padrões das doenças? Custos crescentes;
O modelo assistencial é adequado? As políticas são eficientes para suprir as demandas? Profissionais habilitados são o suficiente? Existe prevenção?

10 “ A partir da demanda, a utilização dos serviços irá se realizar na dependência da disponibilidade de serviços e recursos humanos, da facilidade de acesso, das formas de financiamento e remuneração aos prestadores.”

11 Paradoxo da Medicina Atual
A medicina avança e adoecemos mais !

12 Avanços na Medicina: Medicamentos Tecnologia Educação
Aumento das Doenças Crônicas: Câncer Doenças do coração Doenças articulares Doenças neurológicas 2000 1940

13 A Prevenção traz mais benefícios
Tratamento Benefício Detecção precoce Benefício Prevenção Benefício

14 “O mundo desenvolvido se tornou rico antes de se tornar velho
“O mundo desenvolvido se tornou rico antes de se tornar velho. Países em desenvolvimento estão se tornando velhos antes de se tornarem ricos.”


Carregar ppt "OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google