A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA"— Transcrição da apresentação:

1 Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
MINISTÉRIO DA SAÚDE Instituto Nacional de Câncer Diretrizes para a Política Nacional de Atenção Oncológica Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA

2 PROCESSO DE TRABALHO POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA
GRUPO DE TRABALHO DO CONSINCA: MINISTÉRIO DA SAÚDE - SAS; INCA – Instituto Nacional de Câncer; CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde; CONASEMS - Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde; ABIFCC – Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer; CNM – Confederação Nacional das Misericórdias; SBOC  -  Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica; SBRT - Sociedade Brasileira de Radioterapia; SBCO - Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. CONSULTA PÚBLICA

3 Câncer: Um Problema de Saúde Pública
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o número estimado de novos casos de câncer aumentará de 10 milhões, em 2000, para 15 milhões, em 2020*; 60% dos novos casos ocorrerão nos países menos desenvolvidos, como o Brasil*; Aumento da expectativa de vida do brasileiro para 70 anos em média; Entre 2000 e 2004, o gasto federal na assistência oncológica de alta complexidade aumentou cerca de 73% no país; * Relatório OMS 2002 – Situação do Câncer no Mundo

4 Tipos de câncer* mais incidentes estimados para o ano de 2006, em mulheres, Brasil
Nº de Casos * Exceto pele não melanoma Fonte: MS/Instituto Nacional de Câncer - INCA

5 Evolução temporal da mortalidade
Evolução temporal da mortalidade* por câncer, mulheres, Brasil, 1979 a 2003 Mama Feminina Traquéia, Brônquio e Pulmão Estômago Colo do Útero Cólon e Reto Fontes: MS/SVS/DASIS/CGIAE/Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM MP/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE MS/INCA/Conprev/Divisão de Informação * Ajustadas pela População Padrão Mundial, 1960.

6 Tipos de câncer* mais incidentes estimados para o ano de 2006, em homens, Brasil
Nº de Casos * Exceto pele não melanoma Fonte: MS/Instituto Nacional de Câncer - INCA

7 Evolução temporal da mortalidade
Evolução temporal da mortalidade* por câncer, homens, Brasil, 1979 a 2003 Traquéia, Brônquio e Pulmão Próstata Estômago Cólon e Reto Fontes: MS/SVS/DASIS/CGIAE/Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM MP/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE MS/INCA/Conprev/Divisão de Informação * Ajustadas pela População Padrão Mundial, 1960.

8 OBJETIVOS GERAIS DA POLÍTICA DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA NO BRASIL
Redução da incidência de câncer; Redução da mortalidade por câncer; Melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

9 EIXOS ESTRATÉGICOS DA POLÍTICA DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA NO BRASIL
Garantia do acesso aos serviços de assistência oncológica em todo o território nacional; Integração de todos os níveis da rede assistencial; Mobilização da sociedade; Capacitação de todos os profissionais da saúde e não apenas dos especialistas; Garantia da qualidade dos serviços prestados; Incorporação de novas tecnologias; Fortalecimento das políticas de prevenção.

10 POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA
Promoção, Prevenção, Diagnóstico, Tratamento, Reabilitação e Cuidados Paliativos, a ser implantada em todas as unidades da Federação, respeitadas as competências das três esferas de gestão.

11 COMPONENTES FUNDAMENTAIS
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA COMPONENTES FUNDAMENTAIS Estruturação de Planos de Controle do Câncer de Colo do Útero e Mama; Fortalecimento do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco; Pactuação com estados e municípios para o desenvolvimento de planos regionais e formação da Rede de Atenção Oncológica; Ampliação e aperfeiçoamento dos Sistemas de Informação e Gestão; Reorganização da Alta Complexidade; Educação permanente; Mobilização Social.

12 IMPACTOS PREVISTOS Sobre a doença: Sobre a gestão dos serviços:
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA IMPACTOS PREVISTOS Sobre a doença: Melhoria na cobertura nacional de diagnóstico e tratamento; Aumento da detecção precoce; Redução dos índices de incidência e mortalidade. Sobre a gestão dos serviços: Aperfeiçoamento dos sistemas de informação; Melhor organização dos serviços nas esferas municipal, estadual e federal; Consolidação de um processo de educação permanente.

13 IMPACTOS PREVISTOS Para o câncer de colo do útero:
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA IMPACTOS PREVISTOS Para o câncer de colo do útero: Após o início da estruturação das ações, diminuição de 50% na incidência de carcinoma invasivo em 5 anos e de 50% da mortalidade em 7 anos. Para o câncer de mama: Após a oferta plena do rastreamento populacional, segundo as Recomendações do Consenso para o Controle do Câncer de Mama, diminuição de 30% na mortalidade em 8 anos.


Carregar ppt "Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google