A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Além disso, também foi construído um aparato para simular a ação da água sobre as pás da roda. Esse aparato envolveu um balde de água (20 litros) com uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Além disso, também foi construído um aparato para simular a ação da água sobre as pás da roda. Esse aparato envolveu um balde de água (20 litros) com uma."— Transcrição da apresentação:

1 Além disso, também foi construído um aparato para simular a ação da água sobre as pás da roda. Esse aparato envolveu um balde de água (20 litros) com uma mangueira acoplada no fundo do mesmo (Figura 2). Apoio Financeiro: A busca por diferentes técnicas de ensino e recursos didáticos tem uma relação de associação com o ensino de ciências, visto que experimentações e demonstrações são tidos como essenciais na aprendizagem. Com o advento da proposta curricular do estado de SP, os educadores são orientados a seguir a mesma, de forma que os temas são divididos em vários temas e subtemas. Aos professores, o subtema Energia no Cotidiano e no Sistema Produtivo é solicitado para ser ministrado dentro do 4º bimestre da 7ª série. Nesse assunto se destacam diversas questões que podem ser levantadas durante o processo de ensino, dentre elas: recursos energéticos, fontes de energia elétrica, sua produção e seus respectivos impactos ambientais. Entretanto, sabe-se que a exposição dos mecanismos e princípios da geração de energia elétrica é de difícil compreensão e visualização por parte dos alunos. A partir disso, o objetivo do presente trabalho foi montar uma maquete de um gerador de energia funcionando a partir de uma roda dágua, detalhando aspectos funcionais de uma hidrelétrica e demonstrando variações nas fontes de obtenção de energia fazendo inferências com o respectivo impacto ambiental produzido. INTRODUÇÃO Para a construção da maquete foram necessários materiais para a parte estrutural e elétrica. Para a estrutural, foram utilizados uma base de madeira com dois furos laterais (Figura 1A), uma roda dágua formada pela união de dois tubos de CDs, com pequenas pás acopladas na junção e uma pequena roldana colada em uma das pontas do tubo (Figura 1B). A parte elétrica consistiu de 1 imã móvel acoplado a uma pequena roldana (Figura 1C) sobre uma bobina fixa que é conectada a um led (Figura 1D), de modo que a roda dágua gire solidariamente com o imã móvel através de um elástico conectando as duas roldanas. MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS ESPERADOS E DISCUSSÃO A maquete construída gerou energia suficiente para o acendimento de um pequeno led quando as pás foram giradas em uma velocidade de aproximadamente 100rpm. A partir da demonstração de produção de energia por meio de um recurso natural, o professor tem possibilidades de explorar algumas questões que estão compreendidas no subtema Energia no Cotidiano e no Sistema Produtivo. A questão da produção de energia elétrica em si poderá ser abordada de forma simples, explicando que imãs variando sua polaridade perto de uma bobina geram corrente elétrica. Esse assunto pode servir como base para o educador expor os diferentes recursos energéticos utilizados na obtenção de energia e mostrar que as variações irão diferir no recurso, entretanto a forma bruta de obtenção de energia será sempre a mesma. Para a prática docente, é interessante ressaltar aos alunos que, em uma hidrelétrica real as proporções dessa maquete se multiplicariam algumas vezes e assim, o conteúdo impactos ambientais e sustentabilidade poderia ser inserido no contexto da aula, uma vez que os estudantes conseguiriam visualizar a importância e a necessidade do represamento de águas na geração de energia e suas possíveis consequências ambientais, além de compreenderem como vias alternativas na produção de energia podem ser correlacionadas com sustentabilidade e produção de energia limpa. Figura 1. Em a, base da maquete. Em b, roda dágua com roldana e parafuso nas extremidades dos eixos. Em c, imã móvel com roldana acoplada. Em d, bobina fixa ligada a um led. Em e, roldanas interligadas por meio de um elástico. a e d c b Figura 2. Balde com mangueira acoplada ao fundo Figura 4. Vista lateral da maquete. Figura 3. Vista frontal da maquete.. Fábio Anselmo, Marcos Coutinho da Silva, Maurício Arioli Fernandes, Ricardo Utsunomia, Lúcia Maria Paleari Instituto de Biociências de Botucatu


Carregar ppt "Além disso, também foi construído um aparato para simular a ação da água sobre as pás da roda. Esse aparato envolveu um balde de água (20 litros) com uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google