A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma."— Transcrição da apresentação:

1 * FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma de transcrição. * FICHA DE CONTEÚDO: Após a determinação de uma obra, registram-se múltiplas idéias do autor, na forma de transcrição. As transcrições devem ser acompanhadas da citação do autor da obra e o número da página. FICHAMENTO

2 FICHA TEMÁTICA: EPISTEMOLOGIA ¹ RENATO SOUZA LIMA ² Segundo Lalande (1989) “é essencialmente o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica (não psicológica)” (p.293). Para Japiassu (1992) “Por epistemologia podemos considerar o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais” (p.16). REFERÊNCIAS JAPIASSÚ, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1992. LALANDE, M. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Atlas, 1989. _________________________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluno do Curso de Turismo da FAP, Turma 1TUN1P1, Matrícula 2003100234.

3 FICHA DE CONTEÚDO ¹ RENATO SOUZA LIMA ² HÜHNE, L. M.(org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7 ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000. Primeira Parte: As formas de conhecimento 1. Sobre o conhecimento “No dia-a-dia, o ato de conhecer se manifesta tão natural que nós nem damos conta da sua complexidade” (p.27) 2. Sobre o senso comum [...] “o senso comum enquanto conhecimento apreendido à luz das experiências e observações imediatas do mundo circundante” [...] (p.51) ___________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluno do Curso de Turismo da FAP, Turma 1TUN1P1, Matrícula 2003100234.

4 RESUMO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS-ABNT) A principal finalidade do resumo refere-se à “difusão das informações contidas em livros, artigos, teses etc.., permitindo a quem ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo” (LAKATOS; MARCONI, 2001, P.68) CLASSIFICAÇÃO (ABNT): 1)Resumo crítico: resumo redigido por especialistas, com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão 2)Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original. 3)Resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

5 RESUMO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: a)Apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra; b)Não apresentar juízos críticos ou comentários pessoais (exceto no caso dos críticos e das recensões); c)Respeitar a ordem das idéias e dos fatos apresentados; d)Empregar a linguagem clara e objetiva; e)Evitar a transcrição de frases do original; f)Apontar as conclusões do autor; g)Dispensar consulta ao original para compreensão do assunto.

6 RESUMOS CIENTÍFICOS Em geral apresentam, de forma concisa, o conteúdo do trabalho realizado e contemplam a idéia central do texto, informando: *natureza do texto; *objeto tratado; *objetivos visados; *referências teóricas de apoio; *procedimentos metodológicos adotados pelo autor; *conclusões, resultados a que se chegou no texto

7 RESUMOS CIENTÍFICOS Quase sempre procuram responder aos questionamentos relacionados, observando o total de palavras estabelecidas previamente pelo evento. Devido às suas particularidades e especificidades existe uma diversidade de determinações: *Do que trata o tema? *Qual o objetivo pretendido com a investigação? *Qual a natureza da pesquisa? *Em quais referências teóricas apoiou o seu raciocínio? *Qual a relevância do estudo no âmbito social e científico? *Quais procedimentos metodológicos e técnico-operacionais foram utilizados na coleta e análise dos dados? *O que foi constatado até o momento? *Quais conclusões foram alcançadas?

8 RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULA (ABNT) CONTÉM O OBJETIVO, O MÉTODO, OS RESULTADOS E CONCLUSÕES. NÃO DEVE ULTRAPASSAR 500 PALAVRAS. NÃO TEM PARÁGRAFO E DEVE SER DIGITADO/ DATILOGRAFADO EM ESPAÇO SIMPLES. É ESCRITO NA TERCEIRA PESSOA. *Em alguns eventos são solicitadas as palavras chave (até 4) RESUMO NA LÍNGUA ESTRANGEIRA (ABNT) É A TRADUÇAÕ DO RESUMO EM INGLÊS, FRANCÊS, ESPANHOL OU EM OUTRA LÍNGUA ESTRANGEIRA. *Quando for o caso as palavras chaves também devem ser traduzidas.


Carregar ppt "* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google