A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS RIBEIRAS, ECOSSISTEMAS FLUVIAIS VULNERÁVEIS ESTUDO DE CASO: A RIBEIRA DE VALADARES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS RIBEIRAS, ECOSSISTEMAS FLUVIAIS VULNERÁVEIS ESTUDO DE CASO: A RIBEIRA DE VALADARES."— Transcrição da apresentação:

1 AS RIBEIRAS, ECOSSISTEMAS FLUVIAIS VULNERÁVEIS ESTUDO DE CASO: A RIBEIRA DE VALADARES

2 Porquê esse atributo de vulnerabilidade? As Ribeiras são ecossistemas naturais complexos cuja dinâmica decorre da interação de variados fatores abióticos e bióticos, nomeadamente das caraterísticas geomorfológicas, hidrológicas e biológicas do canal e das margens.

3 Porquê esse atributo de vulnerabilidade? As ribeiras, sendo tipicamente cursos de água de reduzido caudal, sofrem desequilíbrios ecológicos devidos a variações bruscas da qualidade da água e/ou a alterações bruscas do estado do tempo, nomeadamente no que respeita a temperatura e a pluviosidade.

4 A RIBEIRA DE VALADARES -ESTUDO DE CASO- Ribeira costeira do Concelho de Vila Nova de Gaia, no Norte de Portugal, drena uma área de cerca de 11km 2.

5 RIBEIRA DE VALADARES PERCENTAGEM DE OCUPAÇÃO DA BACIA DE DRENAGEM Área urbana Área agrícola Área arborizada Outra utilização 39,5%8,5%14,5%37,5%

6 SITUAÇÕES IDENTIFICADAS QUE CONDICIONAM A QUALIDADE ECOLÓGICA DA RIBEIRA DE VALADARES: FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO EM ALGUMAS HABITAÇÕES. ALGUNS EFLUENTES INDUSTRIAIS SEM TRATAMENTO. GALERIA RIPÁRIA MUITO ALTERADA. IMPERMEABILIZAÇÃO DE ÁREAS DA BACIA DE DRENAGEM. EMPAREDAMENTO DA RIBEIRA, EM DETERMINADOS LOCAIS.

7 POLUIÇÃO INDUSTRIAL. (A JUSANTE DE INDÚSTRIA DE MÁRMORES E DE FÁBRICA DE COMPONENTES PARA AUTOMÓVEIS) SITUAÇÃO DE EMPAREDAMENTO (JUNTO A ANTIGA FÁBRICA DE PAPEL)

8 ALTERAÇÕES DA GALERIA RIPÁRIA:

9 Lixiviação agrícola

10 PROCESSO DE REQUALIFICAÇÃO, NO TROÇO SUPERIOR

11 PARA A RENATURALIZAÇÃO DA RIBEIRA DE VALADARES, SERÁ NECESSÁRIO: - Identificar e eliminar focos de poluição doméstica e/ou industrial. - Reduzir situações de impermeabilização de leitos de cheia, eliminando situações de emparedamento, sempre que possível, e alargando os corredores ripários. - Proteger e reflorestar corretamente as regiões ripárias, fixando as margens, temporariamente, com ripas de madeira.

12 PARA A RENATURALIZAÇÃO DA RIBEIRA DE VALADARES, SERÁ NECESSÁRIO: - Introduzir macrófitas e proporcionar esconderijos para a fauna aquática. –Criar pequenos açudes irregulares, ao longo da ribeira, no sentido de facilitar a oxigenação da água. –Não permitir a existência de zonas de cultivo agrícola na área dos leitos de cheia.

13 MELHORAR A QUALIDADE ECOLÓGICA DAS RIBEIRAS URBANAS CONTRIBUIRÁ PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES E PARA A SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS FLUVIAIS.


Carregar ppt "AS RIBEIRAS, ECOSSISTEMAS FLUVIAIS VULNERÁVEIS ESTUDO DE CASO: A RIBEIRA DE VALADARES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google