A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB."— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB E MORAL E CÍVICA DURANTE O REGIME MILITAR X ENSINO DE FILOSOFIA

2 OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e Moral e Cívica Durante a Ditadura Militar pretendia-se formar indivíduos que se adequassem à nova ordem social.

3 A Moral e Cívica e OSPB atuavam na cabeça dos estudantes inculcando certos valores, como: patriotismo, nacionalismo, obediência, fé, passividade, ordem/submissão. Evitando assim que eles se tornassem “subversivos”.

4 CONTROLE IDEOLÓGICO

5 Já o Filosofar pressupõe a universalidade, a abertura ao diálogo, o criticar, o indagar, o questionar, o propor novas respostas a velhas questões e levantar novas questões, a criatividade, a inovação.

6 Filosofar é ir além dos dogmas implantados nas cabeças das pessoas para manipula- las. Filosofar é confiar na razão e ouvir o que a própria consciência diz. É ter a ousadia de apresentar um ponto de vista diferente do egemônico.

7 Perguntar é se abrir à transcendência. As perguntas não devem ser proibidas, nem tão pouco a reflexão. Isso significa que não se pode impor uma doutrinação – não com razão. Finalmente, em 2008, a lei que torna a Filosofia obrigatória foi aprovada, trazendo o êxodo, da caverna da doutrinação, do servilismo, da obediência cega, imposta e do cabresto do Nacionalismo à liberdade da crítica, do pensar sem fronteiras, da expansão de consciência no horizonte do pensamento universal.


Carregar ppt "Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google