A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso dos testes psicológicos na avaliação psicodiagnóstica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso dos testes psicológicos na avaliação psicodiagnóstica"— Transcrição da apresentação:

1 O uso dos testes psicológicos na avaliação psicodiagnóstica
Profa. Dra. Maria Cristina B. Maciel Pellini

2 Alguns aspectos legais, conceituais e éticos....

3 E em relação ao uso de instrumentos e testes psicológicos, o que é importante saber:
Lei nº , de 27/08/1962. Art 13º. Ao portador do diploma de Psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo. § 1º - Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; solução de problemas de ajustamento.

4 Testes Psicológicos “Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação de características psicológicas, são registros de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos, nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, dentre outras, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos”.

5 Qual a diferença entre Avaliação Psicológica, testagem psicológica e psicodiagnóstico?
A Avaliação Psicológica é realizada pelo psicólogo com a utilização de entrevistas, testes, dinâmicas junto ao cliente e/ou familiares para esclarecimento e compreensão , o mais completa e profunda possível das condições do cliente, é realizada para identificação de características emocionais, problemas de conduta, condições intelectuais e afetivo/emocionais de crianças, adolescente e adultos, é destinada a subsidiar pais, escolas e profissionais da saúde que necessitem da atuação do psicólogo. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da Avaliação Psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos. O Psicodiagnóstico é o resultado final da Avaliação Psicológica onde irá identificar qual tipo de distúrbio, algum problema de conduta e/ou condições afetivo/emocionais, intelectuais do atendido.

6 Algumas Divisões Didáticas...
Quanto ao formato: Testes Psicológicos Objetivos Projetivos Ênfase na objetividade e padronização dos estímulos e respostas; Respostas Fechadas e elaboradas previamente; Ênfase na abrangência e riqueza das informações por meio de respostas livres; Respostas abertas, construídas pessoalmente; BPR-5, Colúmbia, EFN, EFEx, EFS, IHS, IFP, ISSL, ESI, ESA, TDAH, Escalas Beck, WISCIII, WAISIII... Figuras de Rey, Z-Test, Rorschach, HTP, Wartegg, Zulliger, Desenho da Família...

7 Algumas Divisões Didáticas...
Quanto a quem utiliza: Testes Psicológicos Exclusivo de psicólogos Não-restrito à psicólogos Com finalidade de pesquisa * Aprovados pelo CFP * Não dependem da aprovação do CFP * Ainda não aprovados pelo CFP (em pesquisa) Anamnese, BPR-5, Colúmbia, EFN, EFEx, EFS, IFP, IHS, SMHSC, TAT, Z-Test, Rorschach, Escala Hare, EFE, Função do Jogo Colaborativo, ISSL, ESI, ESA, TDAH, Escalas Beck, IECPA, QSG, SDT, WISC III, WAIS III, Wisconsin. Diagnóstico Organizacional, Jogo Reflexivo do casal, CONFIAS, TDE, Compreensão leitora, ADT, Jogo das Profissões, Guerra ao Stress. Figuras de Rey, Manual Prático de Avaliação do HTP, Wartegg, Zulliger, Desenho da Família, IAT.

8 (*) A Resolução CFP n.º 002/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos Artigo 11, orienta que: "as condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis". Este artigo destaca que a simples aprovação no Sistema de Avaliação de Teste Psicológicos - SATEPSI, não significa que o teste passa a ser usado em qualquer contexto, ou para qualquer propósito. A recomendação para um uso específico deve ser buscada nos estudos que foram feitos com o instrumento, principalmente nos estudos de validade e nos de precisão e de padronização. Assim, os requisitos básicos para uma determinada utilização são os resultados favoráveis de estudos orientados para os problemas específicos relacionados às exigências de cada área e propósito.

9 Resolução CFP n.º 002/2003 De acordo com os Artigos 10 e 16 da Resolução CFP n.º 002/2003 (transcritos abaixo), só será permitida a utilização dos testes psicológicos que obtiverem o parecer favorável pelo CFP e será considerada falta ética a utilização de instrumento que não esteja em condição de uso. Art Será considerado teste psicológico em condições de uso, seja ele comercializado ou disponibilizado por outros meios, aquele que, após receber Parecer da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, for aprovado pelo CFP. Parágrafo único - Para o disposto no caput deste artigo, o Conselho Federal de Psicologia considerará os parâmetros de construção e princípios reconhecidos pela comunidade científica, especialmente os desenvolvidos pela Psicometria.

10 Resolução CFP n.º 002/2003 Art Será considerada falta ética, conforme disposto na alínea "c" do Art. 1º e na alínea "g" e "h" do Art. 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo(2005), a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo CFP, salvo os casos de pesquisa. Parágrafo Único - O psicólogo que utiliza testes psicológicos como instrumento de trabalho, além do disposto no caput deste artigo, deve observar as informações contidas nos respectivos manuais e buscar informações adicionais para maior qualificação no aspecto técnico operacional do uso do instrumento, sobre a fundamentação teórica referente ao constructo avaliado, sobre pesquisas recentes realizadas com o teste, além de conhecimentos de Psicometria e Estatística."

11 Quais cuidados devo ter em relação à avaliação psicológica?
Uma questão básica é quanto à qualificação profissional, ou seja, a experiência e formação adequadas do profissional para realizar a Avaliação Psicológica, assim como outras práticas na Psicologia, conforme preconiza o Código de Ética(2005): Art. 1º - São deveres fundamentais dos psicólogos: b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente; c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;

12 Para atuar em Avaliação Psicológica é preciso ainda considerar o disposto abaixo:
Art. 2º - É vedado ao psicólogo: k) Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação; Quanto à devolutiva, o Código de Ética é claro nesta questão, apontando que tanto deve ser informado em relação ao trabalho psicológico a ser realizado quanto em relação aos seus resultados, inclusive sob a forma de documento escrito quando houver pedido.

13 E em relação ao uso de instrumentos e testes psicológicos, o que é importante saber?
Apenas o psicólogo pode fazer uso de instrumentos e técnicas psicológicas. Isso significa que ele não poderá divulgar, ensinar, ceder, dar, emprestar ou vender instrumentos ou técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão (Artigo 18 do Código de Ética). Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI)

14 E como devo elaborar relatórios, laudos e outros documentos escritos?
Além dos cuidados técnicos e éticos na avaliação psicológica, na elaboração dos documentos, frutos desta avaliação, há aspectos específicos a serem respeitados. O CFP, pela Resolução n.º 007/2003(*), apresenta um Manual de Elaboração de Documentos Escritos, que descreve em detalhes o que precisa constar em quatro documentos: declaração, atestado psicológico, relatório ou laudo psicológico, parecer psicológico.

15 Ao produzir o material, o psicólogo deve basear os documentos em princípios éticos e técnicos, ou seja, sempre apresentar a sua fundamentação científica para embasar suas idéias, proposições e conclusões, nos casos em que a natureza do documento assim o exigir. Quanto aos princípios éticos, o Manual enfatiza o cuidado que o psicólogo deverá ter em relação aos deveres nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações. (*) Resolução CFP 007/ Institui manual de elaboração de documentos escritos

16 Algumas Divisões Didáticas...
Quanto ao que avaliam: Testes Psicológicos Personalidade Cognitivos/Inteligência Habilidades Específicas Comportamentos sociais, adaptativos e problemáticos; dinâmica familiar, relações interpessoais, extroversão, liderança, empatia... Atenção, funções sensorio- motoras, lateralidade, organização perceptual, aprendizagem e memória, raciocínio, funções executivas, linguagem, rendimento acadêmico... Administração do tempo, orientação vocacional, estruturação familiar, ansiedade, estresse, déficit de atenção e hiperatividade... Ex: Diagnóstico Organizacional, EFE, Jogo Reflexivo do casal, Função do Jogo Colaborativo, IAT, Jogo das Profissões, TDE, ISSL, ESI, ESA, TDAH, Escalas Beck, Guerra do Stress, IECPA, QSG... Ex: EFN, EFEx, EFS, IHS, IFP, SMHSC, TAT, Z-Test, Rorschach, HTP, Wartegg, Zulliger, Escala Hare, Desenho da Família... Ex: Colúmbia, Figuras de Rey, WISC III, WAIS III, SDT, Wisconsin, BPR-5...

17 Algumas Divisões Didáticas...
Quanto às áreas de utilização: Testes Psicológicos Clínica Organizacional Escolar Anamnese, BPR-5, Colúmbia, EFN, EFEx, EFS, IFP, IHS, SMHSC, TAT, Rorschach, Escala Hare, EFE, ISSL, ESI, ESA, TDAH, Escalas Beck, IECPA, QSG, SDT, WISC III, WAIS III, Wisconsin, Jogo Reflexivo do casal, CONFIAS, Compreensão leitora, ADT, Jogo das Profissões, Guerra ao Stress, Figuras de Rey... BPR-5, EFN, EFEx, EFS, IFP, IHS, TAT, Z-Test, ISSL, Escalas Beck, IECPA, QSG, Diagnóstico Organizacional, ADT, IAT. Anamnese, BPR-5, Colúmbia, EFEx, EFS, IFP, IHS, SMHSC, EFE, ISSL, ESI, ESA, TDAH, Escalas Beck, IECPA, QSG, SDT, WISC III, WAIS III, Wisconsin, CONFIAS, Compreensão leitora, Jogo das Profissões, Guerra ao Stress, Figuras de Rey...

18 É importante destacar que um mesmo teste pode ser utilizado em diferentes áreas de atuação
E também não esquecer que para o mesmo objetivo, há diferentes testes que avaliam “coisas” próximas.

19 Inventário Fatorial de Personalidade (IFP)
Exemplificando... “...mesmo teste em diferentes áreas de atuação...” Inventário Fatorial de Personalidade (IFP) Empresa Clínica Escolar Jurídica

20 Fique Atento! O Z-Teste é de aplicação coletiva!!!
Exemplificando... “...para o mesmo objetivo, há diferentes testes...” + indicado para uso clínico e aplicação individual + indicado para empresas (coletivos) Avaliação da Personalidade Objetivos Projetivos IFP EFS e EFEx IHS Rorschach HTP Z-Teste e Zulliger Fique Atento! O Z-Teste é de aplicação coletiva!!!

21 Testes de uso exclusivo de psicólogos
A seguir serão apresentados diversos instrumentos para serem utilizados em vários contextos, inclusive, dependendo da demanda, podem ser utilizados em avaliação psicodiagnóstica.

22 Inventário Fatorial de Personalidade (IFP)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 18 a 60 anos.  Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo, leva aproximadamente 30 minutos. IFP Empresa Clínica Escolar Jurídica

23 Inventário Fatorial de Personalidade (IFP)
Empresa Processos seletivos; Orientação de carreira; Avaliação de desempenho; Liderança; Habilidades sociais; Autonomia; Agressividade; entre outras... Escolar Interações sociais; Comunicação; Trabalho em grupo; Orientação vocacional; Avaliação da personalidade; Extroversão; Agressividade; entre outras... Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 18 a 60 anos.  Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo, leva aproximadamente 30 minutos. IFP Clínica Orientação vocacional; Avaliação da personalidade; Interações sociais Extroversão; Comunicação; Agressividade; entre outras... Jurídica Avaliação da personalidade; Agressividade; Relações interpessoais; Exibição; Cumprimento de regras; Ordem; entre outras... Empresa Clínica Escolar Jurídica

24 Inventário de Habilidades Sociais (IHS)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 17 a 25 anos. Tempo de Aplicação: Aproximadamente 30 minutos. IHS Empresa Clínica Escolar Jurídica

25 Inventário de Habilidades Sociais (IHS)
Habilidades Avaliadas: Dar e receber elogios; Discordar do grupo; Lidar com críticas e autoridade; Declarar sentimento amoroso; Iniciar e/ou manter e/ou encerrar conversação; Falar em público conhecido e/ou desconhecido; Realizar negociações; Pedir ajuda; Relações familiares e amorosas; Lidar com chacotas; entre outras... Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 17 a 25 anos. Tempo de Aplicação: Aproximadamente 30 minutos. FATORES: Enfrentamento/auto-afirmação com risco; Auto-afirmação de afeto positivo; Conversação e desenvoltura social; Auto-exposição a desconhecidos e situações novas; Autocontrole da agressividade. IHS Empresa Clínica Escolar Jurídica

26 Escala Fatorial de Socialização (EFS) e Escala Fatorial de Extroversão (EFEx)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 16 a 50 anos.  Escolaridade mínima de 2º grau completo Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo, leva aproximadamente 25 minutos. EFS EFEx Empresa Clínica Escolar Jurídica

27 Escala Fatorial de Socialização (EFS) e Escala Fatorial de Extroversão (EFEx)
Recrutamento e seleção; Promoções de cargos; Avaliação de desempenho; Liderança; Orientação vocacional; Habilidades sociais; Autonomia; Empatia; Confiança; entre outras... EFEx Processos de seleção; Orientação vocacional; Orientação de carreira; Avaliação de desempenho; Liderança; Comunicação; Agressividade; Assertividade; Interações sociais; entre outras... Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 16 a 50 anos.  Escolaridade mínima de 2º grau completo Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo, leva aproximadamente 25 minutos. EFS EFEx Empresa Clínica Escolar Jurídica

28 Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 16 a 50 anos.  Escolaridade mínima de 2º grau completo Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo, leva aproximadamente 25 minutos. EFN Empresa Clínica Escolar Jurídica

29 Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 16 a 50 anos.  Escolaridade mínima de 2º grau completo Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo, leva aproximadamente 25 minutos. Nos diversos contextos de atuação: Estabilidade emocional; Vulnerabilidade ao sofrimento; Ansiedade; Depressão; Tomada de decisão; Sintomas de pânico; Mudança de humor; Comportamento de risco; Processos seletivos; Orientação de carreira; Avaliação de desempenho; Agressividade; entre outras... EFN Empresa Clínica Escolar Jurídica

30 Avaliação de Estresse - LIPP
Estes instrumentos são úteis na identificação de quadros característicos do stress, possibilitando diagnosticar o stress e a fase em que o indivíduo se encontra. Avaliação de Estresse Escala de Stress Infantil (ESI) Escala de Stress para Adolescentes (ESA) Administração: Individual ou coletiva; Faixa Etária: de 06 a 14 anos; Inventário de Sintomas de Stress - Adultos (ISSL) Administração: Individual ou coletiva; Faixa Etária: de 14 a 18 anos; Administração: Individual ou coletiva; Faixa Etária: A partir dos 15 anos; Tempo de Aplicação: Aproximadamente 10 minutos.

31 Escalas Beck Escalas Beck Inventário de Depressão (BDI)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 17 a 80 anos.  Tempo de Aplicação: aproximadamente 10 minutos para cada escala/inventário. Escalas Beck Inventário de Depressão (BDI) Inventário de Ansiedade (BAI) Escala de Desesperança (BHS) Escala de Ideação Suicida (BSI)

32 Inventário de Depressão Escala de Desesperança Inventário de Ansiedade
BDI Inventário de Depressão Intensidade da depressão; Sintomatologia somática; Sintomas cognitivo-afetivos; Pessimismo e desesperança; Idéias suicidas; Escalas Beck BHS Escala de Desesperança Relações entre desesperança, depressão e potencial suicida; Pessimismo; Falta de entusiasmo; Crenças à respeito do futuro. Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: 17 a 80 anos.  Tempo de Aplicação: aproximadamente 10 minutos para cada escala/inventário. Escalas Beck BAI Inventário de Ansiedade Intensidade da ansiedade; Somatização; Pânico; Subsídios para diagnóstico diferencial; BSI Ideação Suicida Presença ou não de ideação suicida; Intensidade do desejo e razões para morrer; Admissão de intenção e planos detalhados para o suicídio; Suspeita de risco de suicídio. Inventário de Depressão (BDI) Inventário de Ansiedade (BAI) Escala de Desesperança (BHS) Escala de Ideação Suicida (BSI)

33 Baterias de Provas de Raciocínio (BPR-5)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: Escolaridade de 6ª à 8ª séries do ensino fundamental, para a Forma A e ensino médio e superior Forma B. Tempo de Aplicação: Aproximadamente 1 hora e 40 minutos. BPR-5 Empresa Clínica Escolar Neuropsicologia

34 Baterias de Provas de Raciocínio (BPR-5)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: Escolaridade de 6ª à 8ª séries do ensino fundamental, para a Forma A e ensino médio e superior Forma B. Tempo de Aplicação: Aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Habilidades Avaliadas: Funcionamento cognitivo geral; Raciocínio Abstrato; Raciocínio Verbal; Raciocínio Espacial; Raciocínio Numérico; Raciocínio Mecânico. Utilização: Avaliação das aptidões e raciocínio geral; Orientação profissional; Avaliação de dificuldades de aprendizagem; Seleção de pessoal; Avaliação neurológica; entre outras... BPR-5 Empresa Clínica Escolar Neuropsicologia

35 Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III)
Administração:  Individual.  Faixa Etária: 6 a 16 anos.  Tempo de Aplicação:  Aproximadamente 90 minutos. Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (WAIS-III) Administração:  Individual.  Faixa Etária: 16 a 89 anos.  Tempo de Aplicação:  Aproximadamente 90 minutos. WISC-III WAIS-III Clínica Escolar Neuropsicológica

36 Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III)
São instrumentos clínicos para avaliar a capacidade intelectual de crianças e adolescentes (WISC-III) e de jovens e adultos (WAIS-III). Administração:  Individual.  Faixa Etária: 6 a 16 anos.  Tempo de Aplicação:  Aproximadamente 90 minutos. Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (WAIS-III) São compostos por vários subtestes, cada um medindo um aspecto diferente da inteligência. Administração:  Individual.  Faixa Etária: 16 a 89 anos.  Tempo de Aplicação:  Aproximadamente 90 minutos. WISC-III WAIS-III Clínica Escolar Neuropsicológica

37 Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III)
Administração:  Individual.  Faixa Etária: 6 a 16 anos.  Tempo de Aplicação:  Aproximadamente 90 minutos. WISC-III QI Verbal; QI de Execução; QI Total; Índice de Compreensão Verbal; Índice de Organização Perceptual; Índice de Resistência à distração; Índice de Velocidade de Processamento. AVALIAÇÃO: WAIS-III QI Verbal; QI de Execução; QI Total; Índice de Compreensão Verbal; Índice de Organização Perceptual; Índice de Memória Operacional; Índice de Velocidade de Processamento. AVALIAÇÃO: Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (WAIS-III) Administração:  Individual.  Faixa Etária: 16 a 89 anos.  Tempo de Aplicação:  Aproximadamente 90 minutos. WISC-III WAIS-III Clínica Escolar Neuropsicológica

38 Teste de Inteligência Geral – Não Verbal (TIG-NV)
Modelo de Questão (Exemplo 1 do manual) : Os desenhos ao lado mostram um tipo de raciocínio. Se você somar as figuras 1 e 2, vai obter a figura 3. O mesmo acontece com as outras linhas e colunas. Se você somar as figuras 3 e 6 ou 7 e 8 vai obter o mesmo resultado, a figura que deverá ter o número 9. Você deverá descobrir qual é resposta entre as seis possibilidades e escrever a letra da figura correta no protocolo de respostas. No exemplo ao lado a resposta correta é a casinha com a letra D.

39 Teste de Inteligência Geral – Não Verbal (TIG-NV)
Modelo de Questão (Exemplo 1 do manual) : Neste tipo de raciocínio temos canetas, lápis e blocos de várias cores e em posições diferentes (2 voltados para baixo e 1 para cima). Você deverá descobrir qual o dos objetos deverá ter o número 9. Temos um lápis branco, cinza e vermelho, blocos branco, cinza e vermelho e canetas cinza e vermelha. Portanto, a figura que deverá ter o número 9 será a caneta branca com a ponta para cima.

40 Teste de Inteligência Geral – Não Verbal (TIG-NV)
Outros modelos de questões:

41 Teste de Inteligência Geral – Não Verbal (TIG-NV)
O TIG-NV como um instrumento Neuropsicológico: Ao possibilitar a análise dos erros, pretende ser um teste indicador ou facilitador de hipóteses sugestivas sobre o desempenho de um indivíduo, revelando as prováveis funções e áreas cerebrais responsáveis pelos comportamentos. Fornece uma estimativa funcional das diferentes capacidades cognitivas, sensoriais, sensitivas, motoras e afetivas envolvidas em cada tarefa proposta nos diferentes itens do teste.

42 Entrevista Familiar Estruturada (EFE)
Administração: A todos os membros da família. Faixa Etária: Sem restrição. Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo. Aproximadamente de 30 a 90 minutos. EFE Clínica Escolar Jurídica Contextos de atuação: Avaliar as relações familiares e a interação familiar facilitadora para crescimento emocional sadio dos membros da família;

43 Teste de Apercepção Temática (TAT)
Administração: Individual.  Faixa Etária: sujeitos com idades entre 14 e 40 anos . Tempo de Aplicação: Duas sessões de 1hora cada. TAT Clínica Escolar Empresa

44 Teste de Apercepção Temática (TAT)
Administração: Individual.  Faixa Etária: sujeitos com idades entre 14 e 40 anos . Tempo de Aplicação: Duas sessões de 1hora cada. Tristeza, abandono, desespero; Agressividade; Controle dos impulsos; Auto-afirmação; Atitude frente ao perigo; Relação com a morte, culpa ou castigo; Narcisismo, exibicionismo; Necessidade de proteção; Entre outras... Temáticas: Temáticas: Relação com autoridade (pais, professores, supervisores...); Objetivos, aspirações, dificuldades, realizações; Distorções aperceptivas; Relações familiares; Percepção e relação com o ambiente; Atitudes anti-sociais; Reação frente ao inesperado; TAT Clínica Escolar Empresa

45 Escala de Maturidade Mental Colúmbia – CMMS
Administração: Individual.  Faixa Etária: Crianças com idade entre 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses. Tempo de Aplicação: Aproximadamente 15 minutos. Colúmbia Clínica Escolar Neuropsicologia

46 Escala de Maturidade Mental Colúmbia – CMMS
Administração: Individual.  Faixa Etária: Crianças com idade entre 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses. Tempo de Aplicação: Aproximadamente 15 minutos. AVALIAÇÃO: Fornece uma estimativa da capacidade de raciocínio geral de crianças. Avalia especialmente capacidades que são importantes para o sucesso na escola, principalmente as capacidades para discernir as relações entre os vários tipos de símbolos. UTILIZAÇÃO Auxílio à tomada de decisão relacionada à seleção adequada de materiais curriculares e atividades de aprendizagem para todos os tipos de crianças. Avaliação da maturidade intelectual geral da criança. Colúmbia Clínica Escolar Neuropsicologia

47 Escala Hare (PCL-R) PCL-R Psicologia Psiquiatria
Administração: População forense masculina adulta. Tempo de Aplicação: Entrevista: aproximadamente 90 a 120 minutos. Informações objetivas: aproximadamente 60 minutos. PCL-R Psicologia Psiquiatria

48 Escala Hare (PCL-R) PCL-R Psicologia Psiquiatria
Administração: População forense masculina adulta. Tempo de Aplicação: Entrevista: aproximadamente 90 a 120 minutos. Informações objetivas: aproximadamente 60 minutos. PCL-R Psicologia Psiquiatria O instrumento pondera traços de personalidade prototípicos de psicopatia direcionado para o contexto forense que o relaciona à previsão da reincidência criminal, a possibilidade de reabilitação social e a concessão de benefícios penitenciários. Avalia o grau de periculosidade e de readaptabilidade à vida comunitária de condenados

49 Função do Jogo Colaborativo na Terapia Familiar Sistêmica
Administração: Em família. Faixa Etária: 6 a 17 anos. Tempo de Aplicação: O terapeuta poderá terminar a partida em uma sessão ou não, dependendo do que tenha sido abordado durante sua prática, do interesse da família em continuar ou não. Função do Jogo Estimular o lado lúdico da família no processo de resolução de seus problemas, promovendo um espaço de brincadeira e conversação.

50 Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool – IECPA
Avaliar expectativas pessoais acerca dos efeitos positivos do consumo moderado de bebidas alcoólicas, que seriam mediadoras da vulnerabilidade ao alcoolismo. Administração: Individual ou coletiva. Faixa Etária: 16 a 74 anos de idade. Tempo de Aplicação: Aproximadamente 20 minutos.

51 Escala de Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH)
Avaliar a desatenção e a hiperatividade (sintomas primários). Avaliar problemas de aprendizagem e comportamento anti-social (sintomas secundários). Monitorar os efeitos das intervenções (psicológica, psicopedagógica e medicamentosa) na escola. Revelar diferenças individuais dos comportamentos de crianças que manifestam TDAH antes, durante e após o tratamento. Faixa Etária: 6 a 17 anos de idade. Tempo de Aplicação: Não há tempo estimado. Avalia sintomas comportamentais do TDAH, em situação escolar, tendo o professor como fonte de informação. Tem a finalidade de subsidiar a avaliação psicológica e o processo psicodiagnóstico.

52 Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG)
Administração: Individual ou coletiva. Faixa Etária: 20 a 70 anos de idade. Tempo de Aplicação: Aproximadamente 30 a 45 minutos. Avaliação da severidade de distúrbios psiquiátricos não psicóticos e servir como meio de identificação de casos potenciais dos mesmos na população geral não clínica. QSG Psicologia Psiquiatria

53 Exame Clínico Psicológico (Anamnese)
Modelo de exame clínico Objetiva a exploração, a identificação e o planejamento de estratégias terapêuticas relacionadas aos distúrbios psíquicos. Busca conciliar posições por meio de modelos de histórias clínicas, estudos objetivos, didáticos e enquadrados nos princípios da metodologia científica. O Roteiro de anamnese impresso, acompanha o manual.

54 Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC)
Administração: Individual ou coletiva. Faixa Etária: Crianças entre 7 e 12 anos de idade. Tempo de Aplicação: Em geral, na versão informatizada, a auto-avaliação do Perfil Geral dura cerca de 20 minutos, porém, se forem exploradas todas as reações e indicadores, a avaliação pode durar, com crianças menores, duas sessões de cerca de 35 minutos cada. Para a versão impressa, se o tempo da sessão não foi definido previamente, deve-se interromper após 40 minutos e avisar que o teste terá continuidade na próxima sessão. Apresentação SMHSC versão informatizada versão impressa Instrumento de avaliação de habilidades sociais que podem, também, ser utilizados como recursos instrucionais em programas educativos ou terapêuticos de promoção da competência social de crianças em faixa etária correspondente à da primeira fase do Ensino Fundamental .

55 Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
Faixa Etária: de crianças de 6 anos e meio até idosos de 89 anos. WISCONSIN Clínica Escolar Neuropsicológica Avaliação Capacidade de raciocínio abstrato; Capacidade para modificar estratégias cognitivas em reposta a contingências ambientais mutáveis; Capacidade para desenvolver e manter uma estratégia apropriada de solução de problemas; Outras medidas da FUNÇÃO EXECUTIVA: planejamento estratégico, exploração organizada, feedback ambiental para mudar contextos cognitivos, direcionar um comportamento para alcançar objetivos, entre outras.

56 Teste do Desenho de Silver (SDT)
Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: sujeitos com idades acima de 5 anos. Tempo de Aplicação: Não há limites de tempo, aproximadamente 15 minutos. Desenho de Antecipação – mede a habilidade de formar uma seqüência de processar situações hipotéticas; Desenho de Observação – mede o conceito de espaço. Desenho de Imaginação – mede as habilidades conceituais e criativas, bem como o conteúdo emocional do desenho. Subtestes SDT Clínica Escolar Neuropsicologia O SDT avalia as habilidades intelectuais de crianças à partir de desenhos, independendo das deficiências e dificuldades de linguagem.

57 Psicodiagnóstico de Rorschach
Folha de localização Conjunto 10 pranchas Interpretação e Classificação Sistema da Escola Francesa (Sonia Paisan) Sistema Compreensivo (Exner) Sistema Kopfler (Cícero Vaz) Sociedade Rorschach de São Paulo (Anibal Silveira)

58 Z-TESTE – Técnica de Zulliger - Forma Coletiva Cícero E. Vaz
Fundamenta-se no Psicodiagnóstico de Rorschach, consta de 3 lâminas para aplicação coletiva em grupos de até 30 pessoas, o que implica grande economia de tempo. Z-Teste Personalidade Clínica Jurídica Trânsito

59 Uso exclusivo de psicólogos com finalidade de pesquisa

60 Figuras Complexas de Rey
Administração: Individual. Faixa etária: A partir dos 4 anos de idade. Tempo de Aplicação: Variável entre 5 e 25 minutos. As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória. Figuras complexas de Rey Clínica Escolar Neuropsicologia

61 O Teste do Desenho de Família
Administração: Individual. Faixa Etária: A partir dos 5 ou 6 anos de idade. Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo. Avaliação da Personalidade Objetivos Projetivos O desenho espontâneo de uma criança revela-nos outras coisas além de seu nível intelectual e de seu modelo de percepção do real, mostra-nos também sua vida afetiva. Teste do Desenho de Família Além dos elementos formais, expressam-se as características da personalidade como um todo.

62 Instrumentos não restritos à psicólogos

63 Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos
auxiliar os especialistas na avaliação da compreensão leitora dos alunos Compreensão leitora Clínica Escolar Psicólogos Psicólogos Psicopedagogos Educadores

64 CONFIAS – Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Seqüencial
Administração: Individual. Faixa Etária: Indicado para crianças a partir de 4 anos de idade. Tempo de Aplicação: Não há tempo limite. Em crianças muito pequenas aconselha-se aplicar em duas etapas. CONFIAS Psicólogos Fonoaudiólogos Psicopedagogos Educadores Avaliação Consciência fonológica; Capacidades fonológicas; Contribuição para a prática na alfabetização; Entre outras...

65 Teste de Desempenho Escolar (TDE)
Administração: Individual. Faixa Etária: Avaliação de alunos de 1ª a 6ª séries, podendo ser utilizado com algumas reservas para a 7ª e 8ª séries.  Tempo de Aplicação: Aproximadamente 20 a 30 minutos. Apresentação Avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando. TDE Clínica Escolar

66 Diagnóstico Organizacional Forma I e II (D.O.)
Administração: Individual ou coletiva. D.O. Empresa Forma I Forma II Supervisores* Funcionários* Diretores Gerentes Supervisores * com instrução entre primeiro e segundo grau incompletos.

67 Diagnóstico Organizacional Forma I e II (D.O.)
Administração: Individual ou coletiva. D.O. Empresa Forma I Forma II Supervisores* Funcionários* Diretores Gerentes Supervisores * com instrução entre primeiro e segundo grau incompletos. Áreas de Estudo: Relações interpessoais; Padrões de relacionamento; Relações intergrupais; Padrões de comunicação; Canais de comunicação; Estilos de liderança; Processo de tomada de decisão; Planejamento; Resolução de problemas; Trabalho em equipe; Clima organizacional; Motivação; Resistência a mudança / necessidade de mudar.

68 Inventário de Administração do Tempo (ADT)
O Inventário ADT é um instrumento que tem por objetivo levantar informações sobre a forma como as pessoas utilizam o seu tempo no trabalho. Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: Não há limite de idade ou restrições quanto à escolaridade.  Tempo de Aplicação: Aproximadamente 15 a 25 minutos. ADT Empresa Psicólogos que atuam na área de seleção de pessoal e treinamento Outros profissionais Que atuam na área de Recursos Humanos com experiência em aplicação de inventários desta natureza, ou familiaridade com princípios básicos de administração.

69 Inventário de Administração do Tempo (ADT)
Planejamento do tempo; Administração por crises; Organização e autodisciplina; Comunicação; Tomada de decisão; Diagnóstico de problemas; Delegação; Uso do telefone; AVALIAÇÃO: ADT Estabelecimento de prioridades; Capacidade de dizer NÃO; Utilização dos níveis de capacidade do uso do tempo; Perfeccionismo; Estabelecimento de Objetivos pessoais; Flexibilidade no trabalho; Capacidade de concentração. AVALIAÇÃO: O Inventário ADT é um instrumento que tem por objetivo levantar informações sobre a forma como as pessoas utilizam o seu tempo no trabalho. Administração: Individual ou coletiva.  Faixa Etária: Não há limite de idade ou restrições quanto à escolaridade.  Tempo de Aplicação: Aproximadamente 15 a 25 minutos. ADT Empresa Psicólogos que atuam na área de seleção de pessoal e treinamento Outros profissionais Que atuam na área de Recursos Humanos com experiência em aplicação de inventários desta natureza, ou familiaridade com princípios básicos de administração.

70 Jogo das Profissões O Jogo das Profissões é uma técnica que enriquece o conjunto de recursos que um profissional pode dispor em processos de Orientação Vocacional e Profissional. Por ser um jogo, tem um caráter lúdico e possibilita aos participantes um envolvimento mais motivador com a tarefa. Jogo das Profissões Clínica Escolar Psicólogos Educadores Psicopedagogos

71 Jogo Reflexivo do Casal
Criação de um espaço terapêutico de auxilio ao casal; Esclarecimento da relação; Facilitação de diálogo; Diluição de hostilidades; Legitimação das diferenças do casal; Mediação das negociações e acordos; Entre outras... Permite diagnóstico da situação relacional do casal, tomando como princípios norteadores os axiomas da comunicação. Com esta prática é possível: detectar os padrões de comunicação do casal; o nível de clareza e o grau em que os assuntos são tratados direta ou indiretamente.

72 Guerra ao Stress Faixa etária: a partir de 7 anos de idade O jogo tem como objetivo ensinar a criança a conhecer o stress, as situações do dia-a-dia que causam o stress, bem como as estratégias para controlá-lo Além do jogo competitivo há ainda uma cartilha que deve ser usada pela criança para entender o que é o estresse e também pode servir de orientação a pais e professores durante o trabalho com a criança em possíveis exceções de orientação familiar. O jogo da guerra do stress é o material simples, que pode ser utilizado tanto por técnicos como por leigos.

73 Obrigada!


Carregar ppt "O uso dos testes psicológicos na avaliação psicodiagnóstica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google