A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E os Planetas Telúricos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E os Planetas Telúricos"— Transcrição da apresentação:

1 E os Planetas Telúricos
A Terra E os Planetas Telúricos

2 A Terra , os planetas Telúricos e a Lua

3 Estruturas dos planetas
Endógenas – resultam da acção de processos e forças que actuam no interior dos planetas. ( Dobras , Falhas, cones vulcânicos , filões) Exógenas – resultam da acção de processos e forças que ocorrem na superfície dos planetas. ( rios , dunas, Ravinas ) Exóticas – têm origem exterior ao planeta. ( Crateras de impacto)

4 Manifestações da actividade geológica
Os planetas telúricos (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte) são constituídos por material rochoso que condensou próximo do Sol. Apesar de apresentarem características comuns, foi possível identificar algumas diferenças no que se refere à sua actividade geológica.

5 Planetas Telúricos

6 Planetas Telúricos MERCÚRIO é um planeta geologicamente inactivo visto ter cessado há muito a sua actividade interna e externa. VÉNUS parece ainda activo, com reciclagem da litosfera, mas não da mesma forma que a Terra.

7 Planetas Telúricos TERRA é um planeta geologicamente muito activo. A mobilidade da litosfera determina uma grande actividade sísmica e vulcânica e que grande parte da sua superfície apresente uma idade inferior a 200 M.a. MARTE é, na actualidade, um planeta geologicamente morto. Foi um planeta activo durante um período bastante longo. A sua actividade manteve-se até há cerca de 2000 M.a. Rios e vales do passado Monte Olimpo - Marte

8 Planetas telúricos A Terra e Vénus são planetas geologicamente activos; Mercúrio e Marte são planetas geologicamente inactivos; Vénus possui a maior temperatura superficial , devido ao efeito de estufa . A Terra é um planeta geologicamente activo porque tem: Energia interna que provém: - da radioactividade; - do efeito das marés; - do bombardeamento primitivo; - da contracçaõ gravitacional. Energia externa que provém: - do SOL; - da actividade vulcânica; - do impactismo

9

10 Sistema TERRA - LUA

11 A Lua Mares Mares lunares, planos; formados por rochas escuras, os basaltos; reflectem cerca de 7% da luz solar; ocupam cerca de 1/3 da superfície da lua e existem mais na face visível. Continentes lunares, altos e acidentados; formados por rochas claras, os anortositos; reflectem cerca de 18% da luz solar; predominam na face oculta da lua e com muitas crateras de impacto. Continentes

12 A Lua A Lua é o único satélite da Terra.
Tem baixa força gravítica, daí resultando a ausência de atmosfera e hidrosfera. A lua é um satélite geologicamente inactivo .

13 A Terra, um planeta único a proteger
A face da Terra . Continentes e Fundos Oceânicos.

14

15 A TERRA Os continentes têm composição predominantemente de rochas graníticas. Os oceanos têm composição predominantemente de rochas basálticas.

16 Os Continentes Escudos ou Cratões Plataformas
Cadeias montanhosas ou cinturas orogénicas

17 Os Oceanos Fundos oceânicos Plataforma continental Talude continental
Planícies abissais Dorsais oceânicas Fossas oceânicas

18 Cartografia dos fundos oceânicos
B A- Norte Atlântico B – Sul Atlântico C – Ìndico Central D - Pacífico

19 Sonar é um aparelho, normalmente instalado num barco ou submarino, capaz de emitir sons e captar os seus ecos, permitindo, assim, verificar a posição de objectos que se encontrem no seu caminho.

20 Actualmente, os oceanos e os mares são um importante recurso natural, o qual nos dá acesso a:
Recursos biológicos (peixes e algas); Recursos farmacêuticos; Recursos energéticos não renováveis(gás natural e petróleo); Recursos energéticos renováveis(energia das marés, das ondas e das correntes) Recursos minerais(areias, nódulos polimetálicos,etc)


Carregar ppt "E os Planetas Telúricos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google