A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan."— Transcrição da apresentação:

1 O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan

2

3 O Declínio do Império A estrutura do Império não estava adaptada para as transformações econômicas e sociais que o Brasil estava passando. As transformações econômicas oriundas do café transformaram as estruturas sociais do país, revelando interesses divergentes e novas necessidades.

4

5 Classe Média UrbanaCafeicultores de SP e MG IndustriaisExército

6

7 O Nascimento da República Governo Provisório Liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca Existência de 4 projetos de República: 1- Militares: eram positivistas- queriam um governo centralizado e forte 2- Oligarquias estaduais (café)- queriam o federalismo- cada estado tem sua autonomia 3- Classe Média e burguesia industrial- maior participação política, aceleração e modernização da economia. 4- Republicanos radicais- queriam ampla participação popular

8 O nome do pensador francês Auguste Comte (1798-1857) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.

9

10

11 Constituição de 1891 República dos Estados Unidos do Brasil Províncias se transformam em Estados e ganham autonomia- Projeto Federalista Três Poderes: Legislativo; Executivo e Judiciário (obs: desaparece o poder Moderador) Voto aberto: maiores de 21, homens e alfabetizados. No total- 6%da população Estado Laico

12

13 República da Espada : Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto Incentivo à industrialização (apoio da classe média e burguesia industrial) Perda de apoio dos proprietários rurais (queriam manter uma economia agrário- exportadora) Governos centralizadores ( oposto ao federalismo- autonomia)

14 Eleição 1894: Vitória das Oligarquias Cafeeiras !!!

15 Citação pag. 134- Embora a industrialização do Brasil não tenha sido totalmente interrompida, ela passou a ocorrer num ritmo mais lento. O país continuou muito dependente da importação de produtos industrializados e da exportação de produtos agrícolas (café, borracha, açúcar e algodão). Essa orientação econômica durou até 1930, quando as oligarquias foram tiradas do poder federal.

16 Aspectos Gerais: República Velha- Fase das Oligarquias (1894-1930) Predomínio político das oligarquias cafeeiras do sudeste do país (SP e MG). Sistema de governo baseado no patriarcalismo, no voto de cabresto e na Política dos Governadores. Esfera presidencial: “Café-com-Leite” Economia : “ O Brasil a serviço do café”- Convênio de Taubaté

17

18 Política dos Governadores: “ Uma mão lava a outra ” (Troca de favores políticos)

19 A Política do Café com Leite

20 Convênio de Taubaté 1906 Governos de SP, MG e RJ : política de valorização do café -Governos estaduais irão comprar o excedente da produção cafeeira e estocar. -Empréstimo de 15 milhões de libras para o governo conseguir comprar o estoque dos cafeicultores Obs:O dinheiro público que poderia ser utilizado em investimentos, beneficiando a população, foi desviado para atender os interesses de uma elite agrário-exportadora.


Carregar ppt "O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google