A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República"— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
O Governo Deodoro da Fonseca O Governo Floriano Peixoto

2 CONTEXTO Escola Militar da Praia Vermelha (RJ): militares estudam o Positivismo e cogitam a República no Brasil. Fundação do Partido Republicano (1870): militares e fazendeiros de café excluídos defendiam a descentralização do poder.

3 CAUSAS Monarquia sem apoio: Dom Pedro II perdeu o apoio da Igreja Católica (conflito com a Maçonaria), do Exército (que desejava cargos políticos) e dos latifundiários (com o fim da escravidão). Transformações sociais: as indústrias nascentes, a imigração européia e o uso de mão-de-obra assalariada trouxeram inúmeras mudanças no Brasil, que expressavam novas idéias.

4 Proclamação da República (1889)
PROCESSO Estopim (1889) Dom Pedro II nomeia Visconde de Ouro Preto como Primeiro-Ministro e descontenta militares. Proclamação da República (1889) República proclamada em 15 de novembro. Liderado por Marechal Deodoro da Fonseca. Família Real exilada na Europa.

5 Governo Deodoro da Fonseca
PROCESSO Governo Deodoro da Fonseca Primeiramente chefe do governo provisório e, depois, eleito indiretamente presidente pelo Congresso Nacional. Constituição de 1891: institui Três Poderes, voto masculino aberto, separação entre Igreja e Estado, estabelecimento de registros civis e reforma no ensino. Encilhamento: crise financeira pelo empréstimo de dinheiro para aplicar em ações.

6 Governo Floriano Peixoto
PROCESSO Governo Floriano Peixoto Então vice-presidente, assume com a renúncia de Deodoro da Fonseca. Enfrenta rebeliões como a Revolução Federalista (RS, SC e PR) e a Revolta da Armada (RJ). Dá lugar ao primeiro presidente civil eleito no Brasil: Prudente de Morais.

7 CONSEQUÊNCIAS Proclamação da República: sem a participação popular, não alterou a realidade social. República da Espada: trouxe insatisfação popular e crise econômica.


Carregar ppt "BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google