A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos políticos, sociais e econômicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos políticos, sociais e econômicos"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos políticos, sociais e econômicos
República velha Aspectos políticos, sociais e econômicos

2 República da Espada Governos dos dois primeiros presidentes (militares): Mal. Deodoro da Fonseca e Mal. Floriano Peixoto A Proclamação da República foi um movimento liderado pelos militares e a oligarquia latifundiária. Cabia aos militares consolidar o novo regime e abafar possíveis movimentos favoráveis à Monarquia

3 1889 a 1894

4 1891 – primeira Constituição republicana (2ª. Brasileira)

5

6 Constituição de 1891 Confirmação das medidas provisórias de Deodoro (naturalização de estrangeiros, casamento civil, certidão de nascimento e óbito, províncias se tornam estados...) Voto: para homens alfabetizados, com mais de 21 anos, desde que não fossem soldados, mendigos e religiosos sujeitos a voto de obediência. Voto aberto (como já era na Monarquia)

7 Separação entre Estado e Igreja (fim do regime de padroado);
Senadores deixavam de ter cargo vitalício; Eleições diretas para presidente (com exceção do primeiro); 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário (deixava de existir o Poder Moderador); República presidencialista e federativa – os estados também teriam suas constituições.

8 Governo de Deodoro Encilhamento: política econômica desastrosa de Rui Barbosa – emissão de grande quantidade de moeda, gerando inflação desenfreada. Dificuldades políticas Fechamento do Congresso Nacional Deodoro enfrentou a 1ª. Revolta da Armada (Marinha) e acabou renunciando. Apesar de sérias críticas e de grande agitação política, assumiu seu vice: Mal. Floriano Peixoto

9 encilhamento

10

11 Floriano Peixoto Enfrenta revoltas, inclusive a 2ª. da Armada, mas não renuncia; Consolida a República; Ficou conhecido como Marechal de Ferro; Realizou algumas medidas de caráter popular, conquistando a simpatia popular no RJ; Garantiu a realização de eleições, através das quais foi eleito o primeiro presidente civil: Prudente de Moraes, iniciando o domínio oligárquico na política nacional.

12 Campos Sales e o funding loan

13

14

15

16

17

18 Política do café com leite

19

20

21 Política dos governadores

22 Convênio de Taubaté

23 Anexação do Acre

24 Barão do Rio Branco

25 Política indigenista – Cândido Rondon

26

27 I Guerra Mundial

28 Efeitos da guerra no Brasil:
Surto industrial devido à substituição de importações e, inclusive, às exportações de manufaturados aos Aliados. Entretanto, a indústria não superou a economia cafeeira, além de ter tido um desenvolvimento passageiro. O Brasil não enviou soldados, mas apenas um grupo de enfermeiros, em colaboração com os Aliados.


Carregar ppt "Aspectos políticos, sociais e econômicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google