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Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher Lógica de Programação Capítulo 4 Estruturas de Dados.

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1 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher Lógica de Programação Capítulo 4 Estruturas de Dados

2 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Estruturas de Dados Neste capítulo Vetores Matrizes Registros Registro de Conjuntos Conjuntos de Registros

3 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Estruturas de Dados Os tipos primitivos (inteiro, real, caracter e lógico) não são suficientes para representar todos os tipos de informação. Particularmente quando temos mais de uma informação relacionada. Ex: Lista dos nomes dos alunos de uma sala, endereço de alguém etc. Utilizaremos os tipos primitivos para construir outras estruturas de dados mais complexas.

4 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Vetores Também denominados Estruturas compostas homogêneas unidimensionais Permitem a manipulação de um conjunto de informações de um mesmo tipo primitivo Declaração : tipo CLASSE = vetor [1.. 40] de reais; CLASSE: VCLASSE; Onde: CLASSE: Nome do tipo que está sendo construído 1: Limite inicial do vetor 40: Limite final do vetor reais: Tipo primitivo base do vetor VCLASSE: Nome da variável criada cf o tipo construído

5 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Vetores Manipulação: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 38 39 40 inteiro: A; VCLASSE [ 7 ]  6,5; 6,57,85,3 VCLASSE VCLASSE [ 2 ]  7,8; VCLASSE [ 4 ]  5,3; leia (A); // supondo que foi informado 6 VCLASSE [ A ]  9,8; VCLASSE [ A-1 ]  9,1; leia ( VCLASSE [ A+3 ] ); // supondo que foi informado 4,7 9,89,14,7

6 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Vetores início inteiro: NotaAcima; real: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, Média; NotaAcima  0; leia (A,B,C,D,E,F,G,H,I,J); Média  (A + B + C + D + E + F + G + H + I + J)/10; se (A > Média) então NotaAcima  NotaAcima + 1; fimse; se (B > Média) então NotaAcima  NotaAcima + 1; fimse;... se (J > Média) então NotaAcima  NotaAcima + 1; fimse; escreva (NotaAcima); fim. Algoritmo 4.2 – Notas acima da média usando variáveis simples

7 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Vetores início tipo Classe = vetor [1.. 10] de reais; Classe: VClasse; inteiro: NotaAcima, X; real: Soma, Média; Soma  0; NotaAcima  0; para X de 1 até 10 passo 1 faça leia ( VClasse[X] ); Soma  Soma + VClasse[X]; fimpara; Média  Soma / 10; para X de 1 até 10 passo 1 faça se ( VClasse[X] > Média ) então NotaAcima  NotaAcima + 1; fimse; fimpara; escreva (NotaAcima); fim. Algoritmo 4.3 – Notas acima da média usando vetor

8 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Matrizes Também denominadas Estruturas compostas homogêneas multidimensionais Permitem a manipulação de um conjunto de informações de um mesmo tipo primitivo Declaração: tipo SALA = matriz [1.. 4, 1.. 4] de inteiros; SALA: MSALA; Onde: SALA: Nome do tipo que está sendo construído 1: Limite inicial da primeira e da segunda dimensão 4: Limite final da primeira e da segunda dimensão inteiros: Tipo primitivo base da matriz MSALA: Nome da variável criada cf o tipo construído

9 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Matrizes Manipulação: 1 2 3 4 inteiro : A, B; MSALA [ 2, 3 ]  5; MSALA MSALA [ 3, 2 ]  6; MSALA [ 1, 2 ]  7; A  4; MSALA [ A, B ]  8; MSALA [ A, B-2 ]  9; MSALA [ A-2, B-2 ]  10; 1 2 3 4 5 6 7 89 10 11 12 MSALA [ B, A ]  11; MSALA [ B-2, A ]  12; B  3;

10 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Matrizes Exemplo: Cartão da Loteria Esportiva JgColuna 1EptColuna 2 1SantosCorinthians 2FlamengoFluminense 3PalmeirasSão Paulo 4VascoBotafogo 5PortuguesaXV de jaú 6São CaetanoXV de Piracicaba 7GrêmioInternacional 8HavaíFigueirense 9CoritibaAtlético-PR 10PaysandúJuventude 11Atlético-MGCruzeiro 12BrasiliensePonte Preta 13FortalezaGoiás 14EsportivoLondrina

11 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Matrizes início tipo Loteria = vetor [1.. 14, 1.. 3] de caracteres; Loteria: mLoteria; inteiro: I, J, maisMar, nJogo, marLin; maisMar  0; para I de 1 até 14 faça marLin  0; para J de 1 até 3 faça se mLoteria[ I, J] =‘x’; então marLin  marLin + 1; fimse; fimpara; se marLin > maisMar então maisMar  marLin; nJogo  I; fimse; fimpara; escreva (“Jogo mais marcado: “, nJogo, “com “, maisMar); fim. Algoritmo 4.5 – Loteria Esportiva, jogo mais marcado

12 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Matrizes início tipo Loteria = vetor [1.. 14, 1.. 3] de caracteres; Loteria: mLoteria; inteiro: I, J, maisMar, nColuna, marCol; maisMar  0; para J de 1 até 3 faça marCol  0; para I de 1 até 14 faça se mLoteria[ I, J] =‘x’; então marCol  marCol + 1; fimse; fimpara; se marCol > maisMar então maisMar  marCol; nColuna  J; fimse; fimpara; escreva (“Coluna mais marcada: “, nColuna, “com “, maisMar); fim. Algoritmo 4.6 – Loteria Esportiva, coluna mais marcada

13 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Registros Também denominadas Estruturas compostas heterogêneas Permitem a manipulação de um conjunto de informações de tipos primitivos diferentes Exemplo: Passagem de ônibus Número: 0001 De: ____________________ Para: _______________________ Data: ____ / ____ / _______ Horário: ________ : _________ Poltrona: ____________ Distância: ____________ km

14 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Registros Declaração: tipo regPassagem = registro inteiro: Número; caracter: Origem, Destino, Data, Horário; inteiro: Poltrona; real: Distância; fimregistro; regPassagem: Passagem; Manipulação: leia (Passagem); escreva (Passagem); leia (Passagem.Origem); escreva (Passagem.Destino); Passagem.Distância  500;

15 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Registro de Conjuntos Combinação de estruturas heterogêneas com homogêneas Podem ser obtidas ao incluir num registro outro tipo de dados construído Exemplo: Registro de Estoque com Baixa semanal Nome: _____________________________________________ Código: ___________________ Preço: __________________ Baixa 1 2 3 4 5 6

16 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Registro de Conjuntos Declaração: tipo vDias = vetor [ 1.. 6 ] de inteiros; tipo regProd = registro caracter: Nome; inteiro: Código; real: Preço; vDias: Baixa; fimregistro; regProduto: Produto; Manipulação: escreva (Produto.Nome); escreva (Produto.Código); escreva (Produto.Preço); escreva (Produto.Baixa [ 1 ]); Produto.Baixa [ 4 ]  500;

17 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Conjunto de Registros Combinação de estruturas homogêneas com heterogêneas Podem ser obtidas ao formar um conjunto com outro tipo de dados construído Exemplo: Ônibus formado por Passagem Número: 0001 De: ____________________ Para: _______________________ Data: ____ / ____ / _______ Horário: ________ : _________ Poltrona: ____________ Distância: ____________ km 1 2 3 4 44

18 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 4 Conjunto de Registros Declaração: tipo regPassagem = registro inteiro: Número; caracter: Origem, Destino, Data, Horário; inteiro: Poltrona; real: Distância; fimregistro; Tipo vetPassagem = vetor [ 1.. 44 ] de regPassagem; vetPassagem: Ônibus; Manipulação: leia (Passagem [ 7 ]); escreva (Passagem [ 4 ]); leia (Passagem [12].Origem); escreva (Passagem [21].Destino); Passagem [34].Distância  500;


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