A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico TÉCNICAS/ MÉTODOS DE ENSINO Por Jacinto Costa, MEd.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico TÉCNICAS/ MÉTODOS DE ENSINO Por Jacinto Costa, MEd."— Transcrição da apresentação:

1 Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico TÉCNICAS/ MÉTODOS DE ENSINO Por Jacinto Costa, MEd

2 1. Objectivos 2. Selecção dos conteúdos 3.Métodos a serem usados 2 Didactica de Ensino Técnico Aula -02 TÉCNICAS/MÉTODOS DE ENSINO

3 Didactica de Ensino Técnico 3 Método : Caminho para se chegar a um determinado lugar, alcançar objetivos estabelecidos no planeamento. Os métodos podem ser divididos em dois: Métodos Tradicionais: Exigem um comportamento passivo do aluno. Muitas vezes o professor é como o possuidor do poder que deve ser transmitido ao estudante a quém se considera vazio e que precisa de encher a sua mente. MÉTODO

4 Didactica de Ensino Técnico 4 Métodos Modernos: Consideram o desenvolvimento natural do aluno e a necessidade de um aprendizado activo, participante e de descobertas. Isto precisa de todos os sentidos: Ver, ouvir, tocar, sentir, experimentar e até provar se for possível. MÉTODOS (cont)

5 Didactica de Ensino Técnico 5 No ensino Primário e Secundário o ensino deve: Compreender (conceitos e princípios). Aplicação dos conhecimentos (habilidade reprodutiva). Informar (factos e procedimentos). Na Universidade: deve-se ter em consideração: informar, compreender e a aplicação dos conhecimentos. Alto Nivel de habilidade (habilidade produtiva e não reprodução do saber). Aplicação de Métodos Modernos

6 Didactica de Ensino Técnico 6 Difusão do Conhecimento/ saber Criação do Novo Conhecimento Formar estudantes que sejam cidadãos bem informados e motivados, capazes de pensar criticamente e de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para eles. Aplicação de Métodos Modernos visam:

7 Didactica de Ensino Técnico 7 Análise Comparativa entre Métodos como reflexo da Didáctica Método Tradicional (Ensinar) Método Moderno (Aprender) Responsável 1A quem se ensina?Quem aprende?Aluno 2Quem ensina?Com quem se aprende?Professor 3Para que se ensina?Para que se aprende? Objectivo 4O que se deve ensinar?O que se deve aprender?Conteúdo 5Como se deve ensinar?Como se deve aprender?Método

8 Didactica de Ensino Técnico 8 Componentes Fundamentais do processo de ensino

9 Didactica de Ensino Técnico 9 Objectivo É uma frase clara e explícita daquilo que pretendemos alcançar com a nossa prática educativa. Ajuda o professor e o aluno a conhecer as "metas" do ensino. Para que servem? Ajudam o professor na selecção de estratégias e recursos de apoio; Indicam o nível de aprofundamento na abordagem dos conceitos, Objectivos da Aprendigagem

10 Didactica de Ensino Técnico 10 Permitem a adequação do conteúdo ao nível etário e ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. Orientam o processo de avaliação. Podem orientar o aluno no estudo e preparação para os “testes”. Objectivos da Aprendigagem (cont)

11 Didactica de Ensino Técnico 11 Finalidades - Enunciados muito gerais; Objectivos Gerais - capacidades a adquirir, resultados esperados (formadores); Metas Expressam os resultados desejados (empresa de formação); Objectivos Específicos - comportamentos observáveis. Níveis de generalidade na formulação dos propósitos.

12 Didactica de Ensino Técnico 12 Caracterização do método de E-Aprendigagem

13 Didactica de Ensino Técnico 13 Métodos no Ensino-Aprendigagem

14 Didactica de Ensino Técnico 14 a)Validade: os conteúdos sejam representativos e atualizados. b) Flexibilidade: devem estar sujeitos a modificações, adaptações, renovações e enriquecimentos. Este conteúdo é bastante flexível? Ele permite que o professor faça adaptações, renovações ou enriquecimentos, em função da necessidade dos alunos ? Critérios para Selecionar os Conteúdos :

15 Didactica de Ensino Técnico 15 c) Significação: os conteúdos estejam relacionados às experiências do aluno/a. Um conteúdo terá significação para o aluno quando, além de despertar o seu interesse, levá-lo a aprofundar o interesse. Este conteúdo está de acordo com o interesse do aluno ? É isto que ele precisa saber ? Critérios para Selecionar os Conteúdos (cont)

16 Didactica de Ensino Técnico 16 d)Possibilidade de elaboração pessoal: refere-se à recepção, assimilação e transformação da informação pelo próprio aluno/a. De acordo com esse critério o aluno poderá associar, comparar, compreender, organizar, criticar e avaliar o novo conteúdo. Critérios para Selecionar os Conteúdos (cont)

17 Didactica de Ensino Técnico 17 e) Utilidade: uso dos conhecimentos em situações novas. Este critério estará presente quando conseguirmos harmonizar os conteúdos selecionado para estudo com as exigências e características do meio ambiente. f)Realismo: deve-se selecionar conteúdos que possam ser aprendidos dentro das limitações de tempo e recursos disponíveis. Critérios para Selecionar os Conteúdos (cont)

18 Didactica de Ensino Técnico 18

19 Didactica de Ensino Técnico 19 Entre os Métodos de ensino tem havido a divisão de três níveis: Métodos Centrado no Aluno: Demonstrativo; de discussão; Método de projeto; Método de Visita de Campo; de pergunta e resposta. Métodos centrado no Professor: Exposição; Ditado; Método de elaboração conjunta (Aluno - professor) Métodos de Ensino - Aprendizagem

20 Didactica de Ensino Técnico 20 Os Métodos de Exposição pelo Professor têm a forma de exposição verbal ou aula expositiva, que ocorre em circunstâncias nas quais não é possível prover a relação directa do aluno com o material de estudo. Além desta, a demonstração e a ilustração fazem parte dos métodos de exposição. Métodos centrado no Professor

21 Didactica de Ensino Técnico 21 A aula expositiva é uma das formas da técnica mais tradicional de ensino, consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado. Esboço com título e subtítulos dos temas. Tem duas posições: Posição dogmática: a mensagem transmitida não poder contestada, deve ser aceitada e repetida sem discussão. Métodos centrado no Professor (cont)

22 Didactica de Ensino Técnico 22 Posição de diálogo: A mensagem é pretexto pode ser contestada, pesquisa e discussão. Procedimentos a serem utilizados: a)Estabelecer com clareza os objectivos; b)Manter os alunos em atitude reflexiva c) Dar um colorido emocional d)Utilizar gravuras, gráficos e)Promover exercicios rápidos e objectivos. Métodos centrado no Professor (cont)

23 Didactica de Ensino Técnico 23 O professor dita a matéria aos alunos. Vantagem: toda a matéria é preparada pelo professor. Desvantagem: torna o aluno preguiçoso, o erro transmitido pelo professor será aprendido assim pelo aprendiz (aluno). 1.Método de ditado e fascículo: Métodos centrado no Professor (cont)

24 Didactica de Ensino Técnico 24 Consiste em actividades dirigidas e orientadas pelo professor. Normalmente, as disciplinas de laboratório cuja parte teórica já tenha sido oferecida em outra disciplina como pré-requisito (exemplos, laboratório de compiladores, laboratório de sistemas operacionais, etc.) utilizam este método como parte do processo de aprendizagem. Trabalho de pesquisa pessoal. 1.Método de trabalho independente Métodos centrado no Aluno

25 Didactica de Ensino Técnico 25 Perguntas aos alunos sobre algo que estudaram ou sobre sua experiência. Base de perguntas objectivos e tema. Restritas: Sim, Não, está bem, Ok. Abertas : Argumenta, Porque, critica,... 2. A Técnica de perguntas e respostas  Facilitar o desenvolvimento da capacidade de expressão do estudante;  Possibilitar melhor conhecimento do estudante, seu tipo de personalidade, o que facilitará a actividade didáctica. Métodos centrado no Aluno (cont)

26 Didactica de Ensino Técnico 26 Ensinar é apresentar problemas e que aprender é resolver problemas. Consiste em apresentar ao estudante problemas que estimulem o pensamento reflexivo na busca de uma solução satisfatória. Princípios fundamentais: Desenvolver o pensamento reflexivo, pois só este resolve as situações novas; Apresentar ao aluno problemas que exijam solução reflexiva. 3.Técnica de Solução de Problemas: Métodos centrado no Aluno (cont)

27 Didactica de Ensino Técnico 27 Este pode ser feito indo em locais onde o fenômeno é estudado, para in loco anotar o que está justamente acontecer. Os alunos têm oportunidade de ver as coisas acontecer na realidade. Por exemplo: a visita a fábrica de cerveja, a visita ao parque nacional de Gorongosa, para ver como aplicar o control automático de movimento de animais… 4.Técnica de Visita de Campo: Métodos centrado no Aluno (cont)

28 Didactica de Ensino Técnico 28 -Examinar o problema e trabalhar para a sua solução; -Procurar a informação que ainda não está registada; -Envolve o aluno no processo de ensino. -Estimular e desenvolver a habilidade de pensamento; -Desenvolve cooperação, escuta e respeito pelos outros; Valores: Democracia, Escuta, humildade e comunidade 5. Métodos de discussão (diálogo e partilha) Métodos centrado no Aluno (cont)

29 Didactica de Ensino Técnico 29 Se convida alguém que é especialista em alguma matéria e ele expõe e partilha os seus conhecimentos com os alunos. Os alunos têm oportunidade de escutar e pedir esclarecimentos relação a matéria e curiosidades em torno dela 6. Métodos de Recursos humanos Métodos centrado no Aluno (cont)

30 Didactica de Ensino Técnico 30 Aplicação das técnicas de ensino - Aprendizagem 1. Conheça bem a técnica a ser aplicada. 2. Comece dando uma definição da técnica. 3. Apresente os objetivos e os resultados esperados. 4. Enumere as etapas da aplicação da técnica. 5. Estabeleça os papéis dos participantes dos grupos. 6. Apresente, exponha e/ou distribua o material que será utilizado.

31 Didactica de Ensino Técnico 31 7. Divida os grupos conforme as orientações da técnica; 8. Explique o tipo de trabalho que os grupos deverão realizar; 9. Finalmente, solicite que formem os grupos de trabalho; 10. Acompanhe os trabalhos dos grupos; Aplicação das técnicas de ensino - Aprendizagem

32 Didactica de Ensino Técnico 32 1. Propor o tema e descobrir os princípais conteúdos a serem ensinados. Exemplo: Circuitos de Corrente Contínua a)Conceito b)Classificação de Elementos no Cctº c)Cálculo de valor equivalente da Resistência elétrica d)Cálculo de cor rentes e potencias 2. Encontrar os objectivos: Que o aluno seja capaz de: Conceituar; classificar os tipos de elementos e associações de resistores... Prática

33 Didactica de Ensino Técnico 33 Qualquer técnica só terá êxito nas mãos daquele que a utiliza com entusiasmo e espontaneidade. Lembre que

34 Bibliografia: AZEVEDO, Aldina Pereira. Treinamento de professores. Tarefas metódicas. Estágio Supervisionado. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, (1979). HUB, W. P. Didáctica de Ensino Técnico Springer Editor.(2000) MASETTO, Marcos. Didática : A aula como Centro – Ed. F.T.D. – São Paulo, 1997. PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite e CHARLIER, Évelyne (orgs). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências?. 2.ed. Porto Alegre, Artmed, 2001. 34 Didactica de Ensino Técnico


Carregar ppt "Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico TÉCNICAS/ MÉTODOS DE ENSINO Por Jacinto Costa, MEd."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google