A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência."— Transcrição da apresentação:

1

2 REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência e a participacão social das pessoas com ou sem deficiência, perdas ou limitações frente a diversidade de condições de vida e necessidades presentes no cotidiano.

3 Histórico da Rede de Reabilitação - BH Poucos profissionais efetivos na rede e muitos prestadores; Centralização na Atenção Secundária; Enfoque na Fisioterapia; Modelo curativo.

4 Histórico do NAR - BH Projeto SMSA Reorganização da Rede de Reabilitação.Projeto SMSA Reorganização da Rede de Reabilitação. Qualificar o atendimento e melhorar as condições de saúde da população mediante ações de promoção, prevenção, assistência em reabilitação na Atenção Básica.Qualificar o atendimento e melhorar as condições de saúde da população mediante ações de promoção, prevenção, assistência em reabilitação na Atenção Básica. NAR Barreiro 2005 - Projeto Piloto.NAR Barreiro 2005 - Projeto Piloto. NAR Norte - 2006.NAR Norte - 2006.

5 NASF Portaria 154 publicada em 24/01/2008 e republicada em 04/03/2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) BH amplia o NAR para as outras regionais usando a metodologia do projeto piloto.

6 Reabilitação - 2008 SUS – B.H. Internação em Reabilitação. Atenção Secundária CREABS Sagrada Família e Padre Eustáquio, CGR, CERSATS Barreiro e Centro-Sul Ambulatório RN de Risco (URS Saudade) Hospital Paulo de Tarso Atenção Básica NASF - Reabilitação Equipes de Saúde da Família Práticas de Saúde PromoçãoPrevençãoAssistênciaReabilitação

7

8

9 NASF-Reabilitação: Bases de Trabalho Os princípios do SUS, As diretrizes da Atenção Básica do município de Belo Horizonte, As diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, O modelo da Funcionalidade, Equipe Matricial.

10 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver, em conjunto com as ESF, utilizando equipamentos sociais existentes, ações de promoção e prevenção à saúde Desenvolver ações de reabilitação, priorizando atendimentos coletivos; Realizar ações para prevenção de deficiências em todas as fases do ciclo de vida dos indivíduos;

11 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Realizar ações conjuntas com as ESF: discussões e condutas terapêuticas complementares; Desenvolver projetos e ações intersetoriais para a inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência; Orientar e informar as pessoas e seus cuidadores;

12 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Encaminhar, usuários para concessões de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção Melhorar a rede de informações de fluxos e serviços de referência em reabilitação; Educação permanente em ações de reabilitação na Atenção Básica;

13 Reuniões PERIÓDICAS com as ESF Discussão de Casos Construção Conjunta de Plano Terapêutico Oficinas e Seminários Grupos Capacitação de usuários Visita Domiciliar Atendimento Individual

14 ATRIBUIÇÕES DA REABILITAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA PROMOÇÃO PREVENÇÃO HABILITAÇÃO REABILITAÇÃO INFÂNCIAVELHICEADOLESCÊNCIAFASE ADULTA

15 CATEGORIAS PROFISSIONAIS  PSICOLOGIA;  TERAPIA OCUPACIONAL;  NUTRICIONISTA;  FISIOTERAPIA;  SERVIÇO SOCIAL;  FONOAUDIOLOGIA.

16 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google