A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva Tema: Atenção em saúde: formação e serviço integrados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva Tema: Atenção em saúde: formação e serviço integrados."— Transcrição da apresentação:

1 XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva Tema: Atenção em saúde: formação e serviço integrados para o cuidado Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil Aline Martinelli Piccinini Prof. do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Coordenadora de Ensino do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETES) do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana/RS

2 Acesso a Atenção Fisioterapêutica: Vivências e experiência no SUS Pesquisa e Extensão; Prática Docente; Prática em Serviço.

3 A Saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas socias e econômicas que visam a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso UNIVERSAL E IGUALITÁRIO às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (Art.196 – Brasil, 1988).

4 O acesso indica o grau de facilidade ou dificuldade com que as pessoas obtêm serviços de saúde – Encontro Terapêutico. Reflete as características do sistema de saúde que atuam aumentando ou diminuindo obstáculos à obtenção de serviços de saúde pela população. Donabedian (2003); Travassos e Viacava (2007)

5 Acesso precisar garantir as necessidades dos usuários com: *Atenção integral em Fisioterapia: da educação à reabilitação na saúde funcional individual e coletiva; *Fisioterapia de forma coletiva, social e organizada, com o intuito de responder às necessidades da população; *Garantia do atendimento prestado de qualidade.

6 Acesso para além da eliminação de Barreiras Geográficas/Físicas Particularidades individuas e coletivas

7 Condicionantes para o acesso da população aos Serviços de Saúde: Crenças religiosas ou os tratamentos caseiros; Automedicação; Disponibilidade de serviços e de transporte; Organização da Rede de Assistência - Pessoas; Distâncias geográficas; Notícias vinculadas pela mídia em relação aos Serviços Públicos e Privados; Propaganda da indústria médico-farmacêutica; Gestão local da saúde; e, Populações e urbanas e rurais.

8 Itinerário do Usuário na Busca pela Saúde/Fisioterapia Consulta Médica Exames Consulta Médica Agendamento Fisioterapia Autorização Fisioterapia Agendamento Fisioterapia Lista de Espera Profissionais Fisioterapia – 10 atendimentos:1 cota Ausência de continuidade Barreiras Físicas Barreiras Geográficas Lista de Espera Barreiras Burocráticas Barreiras Econômicas

9 Itinerário terapêutico Lacuna na rede Encontro com a atenção Acometimento Ausência de escuta e acolhimento Dificuldade de acesso nas diversas formas Intersetorialidade não resolutiva.

10 Serviços: Centralizados e desarticulados Repercutem negativamente para os usuários Tavares et al.(2003) - Avaliação do acesso ao SUS a partir da percepção dos usuários de uma Unidade de Saúde no município de Vitória (ES). Resultados >> falta de informação coloca-se em muitas situações como uma estratégia de (in)visibilidade sobre os direitos dos usuários e deveres do Estado no papel de gestores e trabalhadores de saúde.

11 o médico pediu (prescrição), levei no Posto de Saúde e eles autorizaram (autorização), aí eu levei pra lá (Serviço de Fisioterapia) e ficou naquele banco (lista de espera) pois não tinha vaga (Usuário A)

12 OFERTA EXISTÊNCIA EXISTÊNCIA + ACESSO Quando eu fazia lá (outro serviço), eu dependia de carona, porque nem sempre eu tinha passagem pro ônibus. É longe pra ir lá, né... tinha dias que eu ia a pé e aqui (ESF II) é bem mais perto de casa, facilita muito. (Usuário F)

13 -1 cota = 10 atendimentos –> retorno ao itinerário/ Burocracia; - Número limitado de serviços; -Lista de Espera: -Demanda maior que oferta; -Indicativo da não cobertura dos Serviços; -Não resolutiva; Características da Assistência em Fisioterapia

14 (...) eu faço só uma vez por semana terapia, acho pouco, pro meu problema teria que ser no mínimo 3 vezes por semana (...) (Usuário). (...) e quando se tem dor nos ombros como é o meu caso, nos 2, primeiro tenho que fazer terapia num e depois no outro, é difícil assim (Usuário) -Atendimento da demanda e não das necessidades dos usuários; -Atendimentos fragmentados e centrados na técnica/Limitado ao físico.

15 Ampliação do Acesso descentralização dos serviços para garantir o acesso Assistência próxima do usuário: Regionalização -UBS (Unidade Básica de Saúde); -ESF (Estratégia de Saúde da Família); -NASF (Núcleo de Atenção a Saúde da Família); -Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Fisioterapia na Atenção Básica

16 A Fisioterapia na Atenção Básica propõe uma nova estratégia - Ações multiprofissionais em nível primário; - Atendimento a demanda reprimida nos serviços ; - Serviço mais resolutivo ;- Colaboração com a mudança no modelo assistencial.

17 Considerações Finais A organização dos serviços de saúde >> não retrata uma rede efetiva e articulada que permita a oferta de serviços capazes de atender todas as necessidades em saúde, como preconizam os princípios do SUS; Serviços de Fisioterapia >> apresentam-se insuficientes para atender à demanda Distante dos usuários Número de profissionais >> Reduzidos para a demanda

18 (Re)pensado, Organizado e Planejado no usuário Acesso aos Serviços Ultrapassar as Barreiras Físicas, Econômicas, Sociais, Culturais, Geográficas…… Como ampliar as formas de acesso e entrada no Sistema???

19 Muito Obrigada! (55) // (51)


Carregar ppt "XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva Tema: Atenção em saúde: formação e serviço integrados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google