A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel."— Transcrição da apresentação:

1 Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel

2 Aulas Anteriores Filosofia na Grécia: Como a organização da sociedade permite determinadas formas de conhecimento; Idade Média: Como determinadas instituições fazem um controle social do saber (Universidades); Período Moderno: Como uma instituição cria uma prática específica de produção do conhecimento.

3 A Formação da Ciência Moderna. Pilares: Experimentação e Matematização da Natureza. Filosofia de Fundo: Mecanicismo.

4 O QUE É ENERGIA?

5 René Descartes (1596–1650). Autor bastante conhecido pelos Filósofos; Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649); Pouco conhecido por sua Ciência, embora seja um dos autores que mais influenciará os “Cientistas Modernos”.

6 René Descartes: O Filósofo Filósofo Racionalista, um dos defensores da geometrização da Física. Defendeu a ideia de “Leis da Natureza como Leis Mecânicas”; Defendia Deus como o grande criador do mecanismo do mundo (que funcionava com as mesmas leis após a criação).

7 Regras para a Direção do Espírito. “Enfim, temos de utilizar todos os recursos do entendimento, da imaginação, dos sentidos e da memória, seja para ter uma intuição clara das proposições simples, seja para pôr entre as coisas que procuramos e aquelas que sabemos uma ligação adequada que permita reconhecê-las, seja para encontrar as coisas que devem ser comparadas entre si, sem desprezar nenhum recurso da indústria humana”. (Descartes, 1628, p.73)

8 Regras para a Direção do Espírito. “Por intuição entendo não a confiança instável dada pelos sentidos ou o juízo enganador de uma imaginação com más construções, mas o conceito que a inteligência pura e atenta forma com tanta facilidade e clareza que não fica absolutamente nenhuma dúvida sobre o que compreendemos”.(Descartes, 1628, p.13- 14)

9 Regras para a Direção do Espírito. “Cumpre observar, em segundo lugar, que há somente um pequeno número de naturezas puras e simples que possamos ver por intuição à primeira vista e em si mesma, sem dependência de nenhuma outra” (Descartes, 1628, p.34)

10 As Leis para René Descartes. “Como Deus não está sujeito a mudanças, agindo sempre da mesma maneira, podemos chegar ao conhecimento de certas regras a que chamo as leis da natureza” (Princípios de Filosofia, 1644)

11 A Formação da Ciência Moderna. Fundamenta a Visão Mecanicista. Universo de Descartes Le Monde 

12 René Descartes Na obra “Le Monde” (O Mundo), elaborada em 1633 mas publicada postumamente, desenvolve seu modelo de Universo “etéreo” e “mecânico”; Descartes identificava matéria com extensão, isto é, ele negava o vácuo (o espaço vazio); A partir de uma matéria original, três tipos de matéria teriam se formado: a das estrelas, a que preenche o espaço e a da Terra e dos planetas. Estas matérias foram formadas a partir do “movimento original” de rotação.

13 Universo de René Descartes

14 Os turbilhões, por um efeito mecânico, provocariam a “atração gravitacional”

15 René Descartes As características físicas da matéria se resumem à sua extensão e suas dinâmicas; A compreensão do mundo se dá por meios do entendimento dos movimentos da matéria; Descartes chega a elaborar 3 leis do movimento!

16 "[...] vamos supor que essas partes tenham diversos movimentos no começo em que foram criadas [...] quando começaram a se mover, começaram também a trocar e diversificar seus movimentos devido ao encontro de umas com as outras, e assim, se Deus as conserva do mesmo modo que Ele as criou, Ele não as conserva no mesmo estado. [...] Mas sem aprofundar-me mais nessas considerações metafísicas, coloco aqui duas ou três das principais regras, a partir das quais se faz pensar que Deus fez agir a natureza desse novo mundo [...].

17 1° Lei de Descartes “A primeira [lei] é que cada coisa particular, enquanto simples e indivisa, se conversa o mais possível e nunca muda a não ser por causas externas (...) se um corpo começou a mover-se, devemos concluir que continuará sempre em movimento, e que nunca parará por si próprio” (Princípios de Filosofia, 1644)

18 2° Lei de Descartes “A segunda lei que observo na natureza é que cada parte da matéria, considerada em sim mesma, nunca tende a continuar o seu movimento em linha curva mas sim em linha reta” (Princípios de Filosofia, 1644)

19 3° Lei de Descartes “que um corpo, entrando em contato com um outro mais pesado, não perde nada de seu movimento, mas entrando em contato com um mais leve, perde tanto quanto o transfere ao corpo mais leve” (Princípios de Filosofia, 1644).

20 Problemas do Mecanicismo. Reducionismo – limitação da complexidade do mundo a uma de suas características; “Materialicionismo” - Privilegio de Conceitos do tipo Entidade, que podem ser pensados como objetos (mecanismos).

21 Naturphilosophie Tradição vinculada ao Romantismo e ao Idealismo Alemão. Pensa em uma unidade fundamental na natureza. Em algumas correntes ressalta-se que tanto o mundo Físico, como o Biológico e o Social devem ser pensados como parte de uma mesma unidade.

22 Naturphilosophie “os fenômenos magnéticos, elétricos, químicos e, finalmente, até mesmo os orgânicos deveriam se entrelaçar, formando uma grande associação [que] se estende por toda natureza.[...] Sem dúvida alguma, apenas uma única força se manifesta, em suas variadas formas, na luz, na eletricidade, e assim por diante” Friedrich Wilhelm Joseph Schelling (27 January 1775 – 20 August 1854)

23 Possíveis Influências da Naturphilosophie Hans C. Oersted. Estudou Filosofia na Universidade de Copenhagem. Verificou a relação entre Eletricidade e Magnetismo.

24 Possíveis Influências da Naturphilosophie Conservação da Energia, também relacionada com: Desenvolvimentos técnicos: Pilha, Máquinas Térmicas; Trabalho Experimental: Equivalente mecânico do calor, Reações Químicas.

25 Possíveis Influências da Naturphilosophie Energetismo. Corrente científica do final do século XIX e início do XX. Contra o Materialismo Científico. Negavam a ideia de átomo. Wilhelm Ostwald (1853- 1932)


Carregar ppt "Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google