A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO"— Transcrição da apresentação:

1 O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor: Elton Pereira da Silva

2 Qual a grande questão do pensamento moderno?
Se a grande questão do período medieval foi a fé, a grande questão do pensamento moderno é o conhecimento (gnosiologia).

3 Duas correntes filosóficas se destacaram no periodo moderno: o racionalismo e o empiristmo. O que há de comum e o que há de divergentes nessas escolas? Tanto a primeira quanto a segunda, preocuparam-se com o conhecimento. A divergência é a forma de como chegarar ao conhecimento, ou seja, o método. O racionalismo utiliza do método dedutivo (do geral para o particular. Ex. Todo homem é racional). Método cartesiano. Dedução, não precisa ser experimentado. O empirismo, utiliza do método indutivo (do particular para o geral – experiência).

4 A Filosofia Medieval – Teocêntrica (Deus no centro – a objetividade);
Filosofia Moderna – Antropocêntrica (Homem no centro – a subjetividade) Antes de tudo não examina nenhuma realidade particular, nem o mundo, nem o homem, nem Deus. Pois era esta a preocupação filosófica até a Idade Média - essencialmente metafísica. O importante está no conhecimento, pois só podemos passar para o estudo da realidade particular após verificarmos o Valor do Conhecimento, a Gnosilogia. Há que eliminar tudo aquilo do que seja possível duvidar

5 A primeira e mais obvia razão para duvidar de nossos conhecimentos encontra-se nos SENTIDOS. Pois eles induzem, às vezes, ao erro (não servem para fundamentar uma certeza absoluta). Descartes encontra uma realidade absoluta, imune a toda a dúvida, por mais radical que esta seja: a existência do próprio sujeito que pensa e duvida. O melhor caminho para estabelecer o valor do conhecimento é a DÚVIDA. Para chegarmos a verdade é necessário colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida.

6 Fazendo uma aplicação metódica da dúvida, colocando como incerto todos os conhecimentos, todas as percepções sensoriais. A única verdade encontrada totalmente livre da dúvida – é o pensamento – portanto, CÓGITO ERGO SUM (Penso Logo Existo). Este deveria ser o princípio básico de toda a filosofia.

7 Baseado neste princípio Descartes tem uma tendência idealista
Baseado neste princípio Descartes tem uma tendência idealista. Valoriza o sujeito pensante em relação ao objeto pensado. PENSO, LOGO EXISTO – O Cogito é puro pensamento, uma Res Cogitans (ser pensante). Pois Descartes, no caminho da dúvida, mata a realidade do corpo, A Extensa (coisa externa). Nesta dúvida, temos a superação do corpo e da alma.

8 A ESSÊNCIA DO HOMEM CONSISTE NO PENSAMENTO
Posso muito bem fingir que tenho corpo, mas não posso fingir que não existo. Portanto se eu deixasse de pensar, mesmo que tudo o que imaginei fosse verdadeiro, não teria nenhuma razão para acreditar que existo. Este Eu é a alma pelo qual sou o que sou, e é inteiramente distinta do corpo. O corpo é constituído pela Res Extensa (Coisa Externa) ao passo que a alma é constituído pela Res Cogitans (coisa pensante). Quanto ao corpo, afirma Descartes, que não há nenhuma diferença ente o homem e os animais. O que distingue é a alma, criada por Deus.

9 Temos já uma verdade absolutamente certa: A existência do eu como sujeito pensante.
Desta análise Descartes conclui que o pensamento pensa sempre idéias. O conceito de idéia muda em Descartes, diferente do Idealismo Platônico. Pois o pensamento não recai sobre as idéias, mas sim diretamente das coisas. Para Descartes ao contrário do pensamento recai diretamente sobre as coisas, mas sobre as idéias. EX.: Eu penso não no mundo, mas na idéia de mundo.

10 O conceito de idéia = não é cópia – o pensamento é sobre as idéias
O conceito de idéia = não é cópia – o pensamento é sobre as idéias. Três tipos de idéias: Idéias Adventícias – aquelas que parecem a priori de nossa experiência externa. Ex. a idéia do Homem, da árvore. Idéias Factícias - as idéias que a mente constrói a partir de outras idéias Ex. Cavalo com asas. Idéias Inatas – o pensamento as possui em si mesmo. Ex. penso logo existo.

11 O MÉTODO CARTESIANO O caminho da certeza encontra-se na dúvida. Quem conhece não duvida, quem não conhece e pretende conhecer, é necessário duvidar; O método cartesiano é tratado em sua obra Discurso Sobre o Método – Os tipos de Métodos são: O INDUTIVO – parte do particular para o geral. Não é muito importante pois, as experiências enganan os sentidos; O DEDUTIVO – Parte do Geral para o particular. Este é mais importante, parte da razão, do pensamento.

12 O método Cartesiano possui 04 regras básicas:
3ª Regra da Síntese ou Condução – Ordena os pensamentos (raciocínio começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para os mais complexos) 4ª Regra da Enumeração – Fazer verificações (enumerações) tão completa, seguro de não ter omitido dada. 1ª Regra da evidência (intuição) – só aceitar algo como verdadeiro desde que seja evidente, excluindo toda a dúvida – idéias; Só aceitar algo como verdadeiro, aquilo que se conhece; 2ª Regra de Análise ou Divisão – Faz uma crítica a todas as opiniões incertas pela tradução e o meio para limpar o terreno para a síntese e dedução. Devemos dividir o problema em tantas partes quantas forem necessários para poder resolvê-lo (Dúvida Metódica)

13 Quem quiser chegar e conquistar resultados, é só seguir o método e as regras de René Descartes


Carregar ppt "O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google