A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA & SOCIOLOGIA Professor Romildo Tavares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA & SOCIOLOGIA Professor Romildo Tavares."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA & SOCIOLOGIA Professor Romildo Tavares

2 Módulos 1 e 2 2º ano Médio

3 O que? Por que? De onde? Questionamentos ? ? ?

4 Busca pelo conhecimento do Kósmos (Cosmo) Busca da verdade sobre o Ser e sobre as Coisas

5 . Existe uma diferença entre perceber e pensar. Tudo se move, nada é estático (heráclito)

6 Quando alguém está enganado e acredita no que é falso, falta-lhe o conhecimento, ou seja, a verdade.

7 CONCLUSÃO: UMA PESSOA CONHECE ALGO SOMENTE QUANDO A SUA CRENÇA É VERDADEIRA, COMPLETAMENTE JUSTIFICÁVEL, E A JUSTIFICATIVA NÃO É FRUSTRÁVEL. A CONDIÇÃO PARA SE CONSIDERAR A CRENÇA NA VERDADE COMO CONHECIMENTO TEM RELAÇÃO COM A JUSTIFICATIVA QUE UMA PESSOA TEM PARA ACREDITAR NAQUILO. É POSSÍVEL AFIRMAR QUE UMA PESSOA NÃO TEM CONHECIMENTO A NÃO SER QUE POSSA JUSTIFICAR COMPLETAMENTE SUA CRENÇA.

8

9 EMPIRISMO: A S IDEIAS SÃO PROVINIENTES DAS NOSSAS PERCEPÇÕES SENSORIAIS. NADA VEM À MENTE SEM TER PASSADO PELOS SENTIDOS. RACIONALISMO : Somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro

10 IDEALISMO X REALISMO IDEALISMO: O Idealismo é a escola do pensamento educacional promovida por Platão em 400 a.C.. Ele achava que humanos poderiam progredir de dentro para fora, corrigindo seus pensamentos e descobrindo o conhecimentoconhecimento desde o nascimento.

11 IDEALISMO X REALISMO O Idealismo se concentra no raciocínio e na maneira pela qual a pessoa pode trazer à tona o conhecimento que tem dentro de si.

12 IDEALISMO X REALISMO O Realismo é a escola de pensamento educacional promovida pelo aluno de Platão, Aristóteles. Essa escola afirma que a únicaúnica realidade é o mundo material, que o estudo do mundo exterior é o único meio confiável de encontrar a verdade; o mundo é um fenômeno objetivo ao qual a nossa mente precisa aderir.

13 REALISMO INGÊNUO é aquele em que o homem aceita a identidade de seu conhecimento com as coisas que sua mente menciona, sem formular qualquer questionamento a respeito de tal coisa.

14 REALISMO TRADICIONAL é aquele em que há uma indagação a respeito dos fundamentos, há uma procura em demonstrar se as teses são verdadeiras, surgindo uma atitude propriamente filosófica, seguindo a linha aristotélica.

15 REALISMO CIENTÍFICO É a linha do realismo que acentua a verificação de seus pressupostos concluindo pela funcionalidade sujeito-objeto e distinguindo as camadas conhecíveis do real como a participação - não apenas criadora - do espírito no processo gnosiológico. é a parte da Filosofia que estuda o conhecimento humano. É formada a partir do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento” e “logos” que significa “doutrina, teoria”.

16 POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO É impossível conhecer a verdade Ceticismo É possível conhecer a verdade Dogmatismo


Carregar ppt "FILOSOFIA & SOCIOLOGIA Professor Romildo Tavares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google