A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercícios de lógica -sensibilização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercícios de lógica -sensibilização"— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios de lógica -sensibilização
1. Lógica matemática: Qual a lógica da seqüência dos números e quem é x? 2,4,4,6,5,0,4,4,4,4,0,x? 2. Charadas: lógica filosófica. Um homem olhava uma foto, e alguém lhe perguntou: “De quem é essa foto? Ao que ele respondeu: “Não tenho irmãos nem irmãs, mas o filho deste homem é filho de meu pai. De quem é esta foto?

2 LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.

3

4 O objetivo da lógica é reconhecer/eliminar um raciocínio falso.
Para Heráclito tudo se transforma no seu contrário e nada permanece idêntico. O lógus é a mudança de todas as coisas, o conflito entre elas. Para Parmênides a mudança é o não-ser, o nada, impensável e indisível. Se uma coisa tornar-se contrária a si mesma, deixará de ser e, em seu lugar, haverá nada, coisa nenhuma, pois o que se contradiz se autodestrói.

5

6 Obras de Aristóteles e teoria
Analíticos (séc. IV a.C.) Órganon – instrumento, ele não usou a palavra lógica. Segundo Aristóteles a lógica se divide em: Formal ou simbólica– forma correta da operação do pensamento. Estrutura do pensamento. Material – adequação do raciocínio à realidade.Operação do pensamento, conclusões do raciocínio.

7 Raciocínio inválidos Todos cães são vegetarianos. Dálmatas são cães.
Logo, dálmatas são vegetarianos. Todos cães comem carne. Nenhum cão é peixe. Logo, nenhum peixe come carne.

8 Tipos de raciocínio ou argumentação
Dedutivo_ G –P Toda mulher gosta de chocolate Regina é mulher Logo, Regina gosta de chocolate. Indutivo _P –G O cobre é condutor de calor O cobre é um metal Todo metal é condutor de calor Falacioso (falácia, sofisma, paralogismo) Sofisma-intenção de enganar o interlocutor, paralogismo-erro, equívoco.)

9 Tipos de argumentação Analógico Comparação Tautológico
Thiago é aluno do CTI e é inteligente. Comparação X é aluno do CTI então... Tautológico Encher lingüiça Repetir o enunciado da pergunta “O triângulo tem três ângulos”

10 Silogismo Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta destas premissas, sendo todas proposições categóricas ou singulares. Termo Médio é o termo que se repete nas duas premissas mas não aparece na conclusão.

11 Silogismo 1) Todo silogismo contém somente três termos: maior, médio e menor; 2) Os termos da conclusão não podem ter extensão maior que os termos das premissas; 3) O termo médio não pode entrar na conclusão; 4) O termo médio deve ser universal ao menos uma vez; 5) De duas premissas negativas, nada se conclui; 6) De duas premissas afirmativas não pode haver conclusão negativa; 7) A conclusão segue sempre a premissa mais fraca; 8) De duas premissas particulares, nada se conclui.

12 Qual o termo médio da expressão?
Todo cachorro é um mamífero Todo mamífero é vertebrado Logo, todo cachorro é vertebrado Qual é o termo médio? Mamífero

13 Princípios aristotélicos da lógica
Princípio da identidade – se um enunciado é verdadeiro, essa é sua identidade. A lei da não contradição – duas proposições contraditórias não podem ser verdadeiras. A lei do terceiro excluído – ou é V ou F, exclui uma terceira possibilidade. Não se pode negar e afirmar algo simultaneamente.

14

15 Respostas 2,4,4,6,5,0,4,4,4,4,0,x ; x=9 O homem olhava a foto de seu filho.


Carregar ppt "Exercícios de lógica -sensibilização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google