A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONJUNTO NA LÓGICA P1: Todos os espanhóis são toureiros. P2: Bill Clinton é espanhol. C:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONJUNTO NA LÓGICA P1: Todos os espanhóis são toureiros. P2: Bill Clinton é espanhol. C:"— Transcrição da apresentação:

1 CONJUNTO NA LÓGICA P1: Todos os espanhóis são toureiros. P2: Bill Clinton é espanhol. C:

2 RESPOSTA Logo, Bill Clinton é toureiro.

3 EXERCÍCIO 2 P1: Todos os portugueses são europeus. P2: Luís Figo é europeu. C:

4 RESPOSTA 2 Logo, Luís Figo é português.

5 EXERCÍCIO 3 P1: Todo o A é B. P2: C é A. C:

6 RESPOSTA 3 Logo, C é B.

7 EXERCÍCIO 4 P1: Os x são E. P2: Os y são como os x. C:

8 RESPOSTA 4 Logo, os y são E

9 LÓGICA: analisar os casos abaixo: 1 - A negação da afirmação "se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva" é: a) se não estiver chovendo, eu levo o guarda- chuva. b) não está chovendo e eu levo o guarda-chuva. c) não está chovendo e eu não levo o guarda- chuva. d) se estiver chovendo, eu não levo o guarda- chuva. e) está chovendo e eu não levo o guarda-chuva.

10 RESPOSTA E - está chovendo e eu não levo o guarda- chuva.

11 EXERCÍCIO 2 Dizer que não é verdade que Pedro é pobre e Alberto é alto, é logicamente equivalente a dizer que é verdade que: a) Pedro não é pobre ou Alberto não é alto. b) Pedro não é pobre e Alberto não é alto. c) Pedro é pobre ou Alberto não é alto. d) se Pedro não é pobre, então Alberto é alto. e) se Pedro não é pobre, então Alberto não é alto.

12 RESPOSTA 2 b) Pedro não é pobre e Alberto não é alto.

13 EXERCÍCIO 3 Dizer que "Américo não é médico ou Lucas é dentista" é o mesmo que dizer: A) se Américo é médico, então Lucas é dentista. B) se Américo não é médico, então Lucas é dentista. C) se Lucas é dentista, então Américo é médico. D) se Américo é médico, então Lucas não é dentista. E) se Américo não é medico, então Paulo não é dentista.

14 RESPOSTA 3 B) se Américo não é médico, então Lucas é dentista.

15 ENIGMA Três amigos têm o hábito de almoçar em um certo restaurante no período de segunda à sexta-feira e, em cada um destes dias, pelo menos um deles almoça nesse local. Consultados sobre tal hábito, eles fizeram as seguintes afirmações: - Antônio: "Não é verdade que vou às terças, quartas ou quintas-feiras." - Bento: "Não é verdade que vou às quartas ou sextas-feiras." - Carlos: "Não é verdade que vou às segundas ou terças-feiras." Se somente um deles está mentindo, então o dia da semana em que os três costumam almoçar nesse restaurante é:

16 EXERCÍCIOS 1) A negação da sentença Todas as mulheres são elegantes está na alternativa: a) Nenhuma mulher é elegante. b) Todas as mulheres são deselegantes. c) Algumas mulheres são deselegantes. d) Nenhuma mulher é deselegante.

17 RESPOSTA c) Algumas mulheres são deselegantes

18 2) André é inocente ou Beto é inocente. Se Beto é inocente, então Caio é culpado. Caio é inocente se e somente se Dênis é culpado. Ora, Dênis é culpado. Logo: a) Caio e Beto são inocentes b) André e Caio são inocentes c) André e Beto são inocentes d) Caio e Dênis são culpados

19 RESPOSTA b) André e Caio são inocentes

20 3) Há cinco objetos alinhados numa estante: um violino, um grampeador, um vaso, um relógio e um tinteiro. Conhecemos as seguintes informações quanto à ordem dos objetos: - O grampeador está entre o tinteiro e o relógio. - O violino não é o primeiro objeto e o relógio não é o último. - O vaso está separado do relógio por dois outros objetos. Qual é a posição do violino? a) Segunda posição. b) Terceira posição. c) Quarta posição. d) Quinta posição.

21 RESPOSTA D) Quinta posição.

22 REGRAS 1) Um silogismo tem um termo maior, um menor e um médio. 2) O termo médio aparece nas premissas e jamais na conclusão; T.MÉDIO: P1+P2: N C 3) T. MAIOR: P1: C 4) T. MENOR: P2: C 5) De duas premissas negativas nada se conclui; 6) Nem de duas premissas particulares 7) Duas premissas afirmativas têm conclusão afirmativa;

23 REGRAS DA LÓGICA Proposição está submetida aos três princípios lógicos fundamentais: –Da Identidade – um ser é sempre idêntico a si mesmo. –Da não contradição: é impossível que um ser seja e não seja idêntico numa mesma proposição. –Do terceiro excluído. A é x ou não x – não há uma terceira possibilidade.


Carregar ppt "CONJUNTO NA LÓGICA P1: Todos os espanhóis são toureiros. P2: Bill Clinton é espanhol. C:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google