A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO AUTORA: DULCINÉIA MONTEIRO PALESTRANTES : * AVELARDA * SOLANGE * CYNARA * VIRNA * IRENILZA * ZINETE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO AUTORA: DULCINÉIA MONTEIRO PALESTRANTES : * AVELARDA * SOLANGE * CYNARA * VIRNA * IRENILZA * ZINETE."— Transcrição da apresentação:

1 ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO AUTORA: DULCINÉIA MONTEIRO PALESTRANTES : * AVELARDA * SOLANGE * CYNARA * VIRNA * IRENILZA * ZINETE

2 APRESENTAÇÃO “O homem moderno deve reunir forças e convocar a vida, a vida presente e insubstituível que projeta sempre o futuro que, por sua vez, haverá de projetar novo futuro.(..)

3 , “É assim que a humanidade deve caminhar, para frente, sem voltar-se ao passado ou voltar-se a ele, somente com senso crítico, elogiando o que parece elogios e extraindo unicamente o que constitui um valor útil para o futuro. Em suma, os velhos contam a história, os jovens fazem a história.” CIRO MIORANZA

4 INTRODUÇÃO Através da dimensão espiritual, o homem busca um sentido para incertezas e superar as dificuldades. * Quem sou? * De onde vem? * Para onde vou?

5 O QUE É ESPIRITUALIDADE? “Um caminho de transformação”. (Leonardo Boff) É a relação do homem com Deus. É a ligação do ser humano com o seu criador.

6 O QUE É RELIGIOSIDADE ? Religião é uma palavra grega vem do latim “Religare.” O fato de ir a igreja, participar de missas, novenas, cultos, grupos de oração é está em sintonia perfeita com algo divino?

7 Não é verdade. O que realmente acontece é uma simples vinculação entre a pessoa e a religião (instituição), nada mais.

8 REALIDADE Quando somos praticante de alguma determinada religião, seja ela qual for, nós obedecemos rituais, costumes, regras, mandamentos. Estamos sendo bons religiosos e não pessoas espiritualmente melhores.

9 CARLOS GUSTAVO JUNG... “Deus é aquela voz de dentro que diz o que fazer e o que não fazer, é a nossa consciência como dimensão espiritual; ou seja, que o homem tem o instinto de Deus.”

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS Na velhice, as pessoas se tornam mais ligadas aos valores intrínsecos, com uma visão mais holística e compreensiva da realidade, tendo uma idéia de um Deus e uma fé interior.


Carregar ppt "ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO AUTORA: DULCINÉIA MONTEIRO PALESTRANTES : * AVELARDA * SOLANGE * CYNARA * VIRNA * IRENILZA * ZINETE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google