A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO. PROXIMIDADE... O QUE É PROXIMIDADE ? É uma resposta mais efetiva ao mandamento do amor e à oração de Jesus ao.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO. PROXIMIDADE... O QUE É PROXIMIDADE ? É uma resposta mais efetiva ao mandamento do amor e à oração de Jesus ao."— Transcrição da apresentação:

1 PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO

2 PROXIMIDADE... O QUE É PROXIMIDADE ? É uma resposta mais efetiva ao mandamento do amor e à oração de Jesus ao Pai pela unidade. (Jo 17, 20)

3 PROXIMIDADE... COM QUEM ? Com DEUS Com os OUTROS

4 PROXIMIDADE... PARA QUÊ ? Conhecer a Deus e seu Projeto de vida. Conhecer o outro. Construirmos uma comunidade cristã, que caminha num único Espírito com a Igreja. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem Sl 126,1

5 PROXIMIDADE COM DEUS... POR QUE ? Nele encontramos o sentido da vida; Ele é a razão de ser da Igreja; Nele encontramos pistas para superar as barreiras que dificultam os relacionamentos e a concretização de Seu Plano.

6 PROXIMIDADE COM DEUS COMO ? 1.Na vida de oração e no conhecimento de Jesus; 2.Na leitura orante da Bíblia e escuta da palavra; 3.Na ativa e constante atenção à sua voz nos acontecimentos diários; 4.Na vida em comunidade e na prática da caridade para com os mais próximos e fragilizados na sociedade;

7 PROXIMIDADE COM O OUTRO... POR QUE ? É no outro que nos reconhecemos; É no outro que Deus se revela; É com o outro que exercitamos os valores evangélicos. Afastar-se do projeto do criador é pecado. Diz São Paulo: O salário do pecado é a morte Rm 6, 23

8 PROXIMIDADE COM O OUTRO... COMO ? Construir proximidade com a pessoa do outro, em obediência ao Plano de Deus, vai depender... Da aceitação da dignidade própria e do outro; Da aceitação da pessoa que somos e da pessoa que o outro é; De eleger os valores evangélicos como valores pessoais.

9 PROXIMIDADE COM DEUS E PROXIMIDADE COM O OUTRO O QUE FAZER ? ASSUMIR COMO VALORES PESSOAIS: A DIGNIDADE incondicional da pessoa; O ESCUTAR ativo (Diálogo com Deus/Eu/Outro); A ABERTURA (transparência); O AMOR nos momentos difíceis; A CONFIANÇA; O PERDÃO.

10 RELACIONAMENTOS QUE SÃO A BASE DA VIDA SOCIAL

11 PROXIMIDADE COM DEUS E PROXIMIDADE COM O OUTRO O QUE FAZER ? EXERCITAR, COTIDIANAMENTE: A ORAÇÃO PESSOAL (a sintonia com Jesus cura as feridas, corrige os passos, orienta a vida) A ORAÇÃO COMUNITÁRIA (especialmente a participação na missa dominical)

12 PROXIMIDADE COM DEUS E PROXIMIDADE COM O OUTRO A LEITURA ORANTE DA BÍBLIA (leitura, meditação, oração e contemplação da palavra de Deus) A VIVÊNCIA DOS SACRAMENTOS A DEVOÇÃO À N.SENHORA

13 NOSSA REALIDADE... CARACTERÍSTICAS: Indiferença Religiosa; Distanciamento de Deus; Relacionamentos superficiais; Individualismo; Materialismo; Secularismo; Relativismo.

14 NOSSA REALIDADE... CONSEQUÊNCIAS: Insatisfação de necessidades básicas. Compensações/ Fugas. Explosões de autoritarismo. Solidão, Ansiedade. Relacionamentos formais, de exterioridade. Mágoas, Separações.

15 FAMÍLIA... COMUNIDADE DE EXPERIÊNCIA DE PROXIMIDADE O futuro da Igreja e da sociedade passa pela família (João Paulo II)

16 Para refletir... Conhecer a Deus, conhecer-se e conhecer o outro geram proximidade. Que valores evangélicos mais contribuem para o conhecimento e valorização da pessoa? É possível permanecer desligado das pessoas e de suas dificuldades e continuar próximo de Deus? Por quê? Na comunidade, CORPO DE CRISTO, quais os maiores desafios para se estabelecer proximidade e vivenciar a espiritualidade ?

17 CONCLUINDO... Ao estabelecer PROXIMIDADE, com Deus e com o outro, faremos a experiência de transformação pessoal e comunitária que Deus quer de nós. Nosso sim à Deus, pela valorização da família e da comunidade é indispensável para transformar o mundo injusto, egoísta e opressor em que vivemos, num mundo mais justo e fraterno.


Carregar ppt "PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO. PROXIMIDADE... O QUE É PROXIMIDADE ? É uma resposta mais efetiva ao mandamento do amor e à oração de Jesus ao."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google