A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A fé cristã consiste em seguir Jesus. Acreditar não consiste antes de mais em “pensar correctamente acerca de Jesus”, mas seguir o seu caminho, em ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A fé cristã consiste em seguir Jesus. Acreditar não consiste antes de mais em “pensar correctamente acerca de Jesus”, mas seguir o seu caminho, em ser."— Transcrição da apresentação:

1

2 A fé cristã consiste em seguir Jesus. Acreditar não consiste antes de mais em “pensar correctamente acerca de Jesus”, mas seguir o seu caminho, em ser Seu discípulo, em viver como Ele viveu. Não há maior sabedoria que o da fé construída a partir do seguimento. Voltamos à historia de Jesus porque continua a transformar a nossa história. E porque Ele continua-nos a chamar a transformar com Ele e como Ele. José Arregi Lucas 4, 21-30 - IV Domingo do Tempo Comum - Ano C | 31 de Janeiro de 2010. Autora: M.Asun Gutiérrez. Traduzido e adaptado por: famsilva Música: Beethoven. Sonata violino, nº 5 in F.

3 21 Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» Segundo Jesus, a essência do Evangelho é ser Boa Notícia. A Boa Notícia de Jesus é falar-nos de um Deus que vem ao nosso encontro para nos aliviar das cargas e libertar dos jugos. Um Deus que nos cura as feridas, cujas características são o amor misericordioso e fiel, o perdão e a gratidão. A missão de Jesus, e a nossa, é curar, libertar, dar boas notícias... Jesus continua a ser nos dias de HOJE uma boa notícia, complemento de todas as aspirações do ser humano.

4 22 Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?» 23 Disse-lhes, então: «Certamente, ides citar-me o provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo.' Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, fá-lo também aqui na tua terra.» A proximidade e a familiaridade impendem-me de acreditar e valorizar as pessoas? Sou capaz de ver para lá das aparências? Porque não abrir-se à surpresa, na verdade, à luz? Como os habitantes de Nazaré, às vezes podemos querer que Deus mostre a sua existência e o seu poder mediante milagres e maravilhas. É a tentação de tentar fazer um Deus à nossa medida que se submeta às nossas expectativas, interesses e ambições... Pretender que Deus se ponha ao nosso serviço, em vez de nos colocarmos, incondicionalmente, ao serviço de Deus. Precisamente o milagre de Jesus é renunciar a todo o poder e vaidade pessoal. Atitude de quem deseja seguir. Nazaré

5 24 Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. 25 Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; 26 contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon. 27 Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.» A mensagem de Jesus, de vida, amor, verdade, alegria, liberdade e paz, não se destina a uma única raça ou nação. É universal. Ela rompe fronteiras. Ele oferece a todos o seu projecto de libertação, para as pessoas pobres, excluídas, perdedoras... E isso incentiva-nos a pregar a boa nova, a acreditar, a concretizar no nosso dia-a-dia… O Evangelho não é alheio a qualquer situação humana. Em todas as situações é, tem que ser, boa notícia. Depende de todos nós para que o seja.

6 28 Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. 29 E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. 30 Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu o seu caminho. Os nazarenos tentaram matar Jesus. É a segunda vez que Jesus é ameaçado de morte. A primeira por considerar em primeiro lugar a vida e depois a religião (Mc 3,6). Quando uma pessoa se torna parte de quem era Jesus, quando uma pessoa vive e anuncia o Evangelho, não se pode calar, não pode ficar de “cabeça para baixo”, porque a vida está em jogo. Perturba e irrita aqueles que acreditam possuir a verdade. No tempo de Jesus e agora. Jesus segue o seu caminho, continua a sua mensagem de vida e libertação. A sua Palavra enche-nos de força, profunda humildade e alegria interior, a audácia espiritual. O importante é que continuemos a transformar o presente de acordo com os preceitos de Deus, e assim tornamos presente o futuro de Deus na nossa realidade. Foi a isso que Jesus se dedicou.

7 Tu recebeste um destino de outra palavra mais forte É tua missão ser profeta, palavra de Deus presente. E vai levando essa luz, numa entrega permanente, Tua voz é voz de Deus e a voz de Deus não mente. Vai pelo mundo, grita bem alto: Que o amor de Deus não acaba nem a voz de Deus se perde. Segue teu rumo profeta, sobre a areia escaldante. Mãos cheias, vai semeando, que a messe é abundante Não temas se a nossa vida foge da tua palavra Temos medo de escutar Mas só essa voz nos salva. Vive cantando, profeta, Cantos de vida e de morte, Vai anunciando aos Homens que o reino de Deus já vem... Não calarão tua voz E a ninguém tu vais temer Tua voz é voz de Deus E a voz de Deus não mente.


Carregar ppt "A fé cristã consiste em seguir Jesus. Acreditar não consiste antes de mais em “pensar correctamente acerca de Jesus”, mas seguir o seu caminho, em ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google