A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à nomenclatura IUPAC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à nomenclatura IUPAC"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à nomenclatura IUPAC
Química Orgânica Introdução à nomenclatura IUPAC Prof. Armando Rodrigues

2 Introdução à nomenclatura IUPAC
A principal finalidade da nomenclatura química é a identificação de espécies químicas por meio de palavras escritas ou pronunciadas. Assim, a nomenclatura de uma cadeia aberto normal, por exemplo, se dá da seguinte maneira: Sufixo + Infixo + Sufixo

3 Introdução à nomenclatura IUPAC
Onde: Prefixo: indica o número de átomos de carbono pertencentes a cadeia principal. Infixo: indica o tipo de ligação entre os carbonos:

4 Introdução à nomenclatura IUPAC
Sufixo: indica a função química do composto orgânico: hidrocarboneto = o álcool = ol aldeído = al cetona = ona ácido carboxílico = óico amina = amina éter = óxi

5 Introdução à nomenclatura IUPAC
Grupamentos ou Ramificações: Grupamento alquila é o grupamento formado a partir de um alcano pela retirada de um átomo de hidrogênio. Os grupos alquila são nomeados substituindo-se a terminação - ano do alcano de origem pelo sufixo - ila.

6 A cadeia principal deve ser a maior possível.
Introdução à nomenclatura IUPAC Identificação da cadeia principal A cadeia principal deve ser a maior possível. Identifique a cadeia de átomos de carbono mais longa e contínua, e use o nome dessa cadeia como o nome da cadeia principal. A cadeia mais longa nem sempre está aparente na representação utilizada para descrever a molécula

7 Introdução à nomenclatura IUPAC
Numeração da cadeia principal A numeração da cadeia principal deve ser feita partindo-se da extremidade mais próxima da ramificação.

8 Introdução à nomenclatura IUPAC
Se duas cadeias diferentes de mesmo comprimento estiverem presentes, escolha aquela com um número maior de ramificações. Se existirem ramificações situadas à mesma distância das extremidades da cadeia principal, comece a numerar pela extremidade mais próxima da segunda ramificação.

9 Introdução à nomenclatura IUPAC
Devemos prestar bem atenção na escolha da cadeia principal, pois ela deve ser a mais longa e a mais ramificada, de modo que a soma dos números que acompanham as ramificações seja o menor possível. Possibilidade 1:  Da direita para a esquerda: = 7  Possibilidade 2:  Da esquerda para a direita = 5  Portanto podemos concluir que a orientação para a nomenclatura é dada através da segunda possibilidade.  Através daí concluímos que o nome do composto de nosso exemplo é 2,3-dimetilpentano. 

10 Introdução à nomenclatura IUPAC
Atribua um número para cada grupo substituinte, de acordo com seu ponto de ligação na cadeia principal. Em seguida, o nome é dado pela adição do nome das ramificações à frente do nome do hidrocarboneto, sinalizando as suas posições.

11 Introdução à nomenclatura IUPAC
Se duas ramificações diferentes puderem direcionar a numeração da cadeia principal, a prioridade deve ser dada àquela que aparecerá primeiro no nome do composto, ou seja, segue a ordem alfabética.

12 Introdução à nomenclatura IUPAC
As nomenclaturas dos alcenos e dos alcinos seguem as mesmas regras. Nestes casos, a cadeia principal deve incluir a insaturação, e deverá ser numerada de forma a dar a menor numeração possível para ela. 6 – metilhept-2-eno

13 Introdução à nomenclatura IUPAC
Quando dupla e tripla ligações vierem em uma mesma cadeia, á mesma distância da extremidade, a numeração inicia-se da extremidade mais próxima da dupla ligação. Obs: Caso haja duas ou mais ramificações iguai na cadeia, deve-se usar os prefixos di, tri, tetra, ect antes do nome da ramificação.

14 Introdução à nomenclatura IUPAC
A ordem prioritária de numeração da cadeia principal deve ser feita a partir da extremidade mais próxima do(a): Grupo Funcional. Dupla Ligação. Tripla Ligação. Ramificação.


Carregar ppt "Introdução à nomenclatura IUPAC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google