A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES Prof. Higo Renan. Imagine que você esteja em uma escassez de alimento. Diante desta situação lhe são oferecidas duas possibilidades:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES Prof. Higo Renan. Imagine que você esteja em uma escassez de alimento. Diante desta situação lhe são oferecidas duas possibilidades:"— Transcrição da apresentação:

1 CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES Prof. Higo Renan

2 Imagine que você esteja em uma escassez de alimento. Diante desta situação lhe são oferecidas duas possibilidades: 1)1Kg de milho para ser comido diretamente; 2)1 Kg de milho para alimentar uma galinha que, posteriormente, você comerá. Para a sua sobrevivência, o que escolheria?!

3 CADEIAS ALIMENTARES

4 FLUXO DE ENERGIA NAS CADEIAS ALIMENTARES

5 E agora?! Já consegue responder aquela pergunta inicial?

6 1 )Um pequeno produtor rural produz todos os alimentos necessários para a sobrevivência da sua família em sua própria propriedade. Em 2015, além de arroz, feijão e hortaliças, o produtor produziu carne de galinha, para isso plantou milho que foi utilizado para alimentar as galinhas. Cansado de se consumir galinhas, em 2016 o pequeno produtor resolveu inovar e implantou uma criação de surubins, um peixe carnívoro nativo do Brasil. Para alimentar os peixes ele produz uma ração constituída principalmente de proteína extraída das galinhas de sua criação. Sobre os fatos ocorridos na propriedade do pequeno produtor, responda: a)Monte as duas cadeias alimentares utilizadas para a produção de carne na propriedade. b)Em qual ano o pequeno produtor conseguiu uma maior eficiência energética para a produção de carne? Justifique. ATIVIDADES

7

8 TEIAS ALIMENTARES

9 Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

10 Apesar de meio estranho, podemos dizer sem muito medo de errar que temos átomos em nossos corpos que já pertenceram a seres vivos que viveram em outras épocas. Imagine em seu corpo um átomo de carbono que já esteve no corpo de um dinossauro, incrível não?! Mas como isto é possível? Quando os seres vivos morrem, a matéria que compõem seus corpos não simplesmente desaparece como muitos pensam, mas na verdade são decompostas em substâncias inorgânicas pelos decompositores (fungos e bactérias), assim estas moléculas inorgânicas são utilizadas pelas plantas e entram novamente nas cadeias alimentares.

11

12

13

14 Grande abraço! Até a próxima...


Carregar ppt "CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES Prof. Higo Renan. Imagine que você esteja em uma escassez de alimento. Diante desta situação lhe são oferecidas duas possibilidades:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google