A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA TEMA DE ABERTURA: TEMA DE ABERTURA: LUZES DA RIBALTA DE SUA AUTORIA DE SUA AUTORIA : O MURO DAS LAMENTAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA TEMA DE ABERTURA: TEMA DE ABERTURA: LUZES DA RIBALTA DE SUA AUTORIA DE SUA AUTORIA : O MURO DAS LAMENTAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA TEMA DE ABERTURA: TEMA DE ABERTURA: LUZES DA RIBALTA DE SUA AUTORIA DE SUA AUTORIA : O MURO DAS LAMENTAÇÕES

4 “O ÚLTIMO PEDAÇO QUE RODEAVA UM TEMPLO “ JERUSALÉM ISRAEL

5 Panorama do local... O registro de minha oração e reflexão. A ansiedade era grande para encontrarmos o local, eu e minha companheira. Percorríamos as vielas da cidade, como se fossem um caminho peregrino e, com muita alegria nos olhos, víamos inicialmente a chamada “cidade antiga”, uma área em forma retangular rodeada por uma imensa muralha. Ela é o centro histórico de Jerusalém, concentrando os principais locais sagrados. Foi nomeado pela UNESCO, Patrimônio Mundial da Humanidade.

6 Cada um de nós fez os pedidos em forma de bilhete para serem colocados nas fissuras da grande muralha, o chamado “Muro das Lamentações”. À medida que caminhávamos, sentíamos a “presença” em nossos corpos de algo muito estranho. Um arrepio percorria as nossas espinhas, fazendo amolecer os passos. A sensação era muito gostosa; eclodia no ar um burburinho de vozes, somado ao toque das cornetas feitas com os chifres de carneiro, assopradas pelos religiosos carregando o Torá em forma de procissão. Tudo se misturava ao som das preces muçulmanas, que vinha do alto dos minaretes, fazendo estremecer os nossos corações, pulsando cada vez mais forte e acelerado.

7 Para nós ali presentes, era algo contagiante, trazia uma imensa euforia repleta de emoções. Tudo isso chegava cada vez mais forte aos nossos ouvidos até que, de longe, vislumbramos aquele esplendoroso panorama. A mente comandava os passos de forma apressada, queríamos chegar logo para ver de perto aquele cenário, tantas vezes visto em filmes e fotos. Agora estávamos ali perto! As pessoas que nos rodeavam eram das mais variadas nacionalidades, mas predominavam as vestes árabes, mulheres com aqueles trajes negros, só com os olhos de fora, algumas ainda sobrepunham óculos escuros, dando a oportunidade, para nós leigos, de fragmentos para uma bela fotografia.

8 Os Judeus religiosos e os rabinos de igual modo se vestiam também na cor negra, dando um toque de espanto! Nunca tínhamos visto tantas pessoas se vestindo por igual, caminhando sempre apressadamente com as suas tradicionais barbas longas e cabelos com trancinhas sobre os ombros. Na minha percepção do momento, tento entender o significado das três religiões ali concentradas, cada uma ao seu modo e de origem diferente, mas todos com um mesmo pensamento voltado para uma só crença.

9 Quis o destino e a força dos homens que fosse criado o Estado de Israel para acomodar esse povo sofrido e ao mesmo tempo beligerante, que lutam por seus ideais para permanecer nessa terra sagrada, cheia de misticismo, movida pela fé e a religião de cada um. Mas, para os povos que perderam essas terras para fazer essa acomodação, é difícil aceitar. Jesus é o Astro-Rei, de forma soberana e majestosa, contempla os seres de todo o mundo que vem reverenciá-Lo. Depois de mais de 2000 anos, querem ver de perto, os seus ensinamentos, suas marcas pela cidade, os caminhos percorridos, principalmente o Monte das Oliveiras, assim como o local de sua morte, quando antes caminhou pela Via Dolorosa, até chegar onde está o Santo Sepulcro.

10 And when I touched You... E nós, o que trouxemos para depositar nas entranhas no muro? Muita fé pela vida, saúde em profusão, entrelaçamento das famílias, dignidade e bastante percepção das coisas belas, olhando sempre o que podemos fazer pelos nossos entes queridos e os semelhantes menos favorecidos que nos cercam. Antes de nos retirar, olhei a quantidade de bilhetes colocados nas frestas. Se pudesse expressar o conteúdo, diria que as dores e as esperanças estavam ali espremidas como dobras do tempo, contando talvez o drama de cada depositante na esperança de alcançar suas curas e rogando por uma paz entre aqueles povos naquela região em busca de algo que é de difícil compreensão e envolvendo religião e volúpia de poder.

11 (Pesquisado na Internet e adaptado ao meu estilo de redação) O Primeiro Templo, ou Templo de Salomão, foi construído no século X a. C., e derrubado pelos babilónios em 586 a. C. O Segundo Templo, entretanto, foi construído por Zorobabel após o Exílico Babilônico, e voltou a ser destruído pelos romanos no ano 70 da nossa era, durante a Grande Revolta Judaica. Deste modo, cada templo esteve erguido durante 400 anos. E assim foi... Quando as legiões do imperador Tito destruíram o templo, só uma parte do muro exterior ficou em pé. Tito deixou este muro para que os judeus tivessem a amarga lembrança de que Roma vencera a Judeia (daí o nome de Muro das Lamentações). Os judeus, porém, atribuíram-no a uma promessa feita por Deus, segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do sagrado templo como símbolo da sua aliança perpétua com o povo judeu. Os judeus têm pregado frente a este muro durante os derradeiros dois milênios, crendo que este é o lugar acessível mais sagrado da Terra, já que não podem aceder ao interior da Esplanada das Mesquitas, que seria ainda mais sagrado.

12 A tradição de introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro tem vários séculos de antiguidade. Entre as petições dos judeus estão ferventes súplicas a Deus para que regresse à terra de Israel, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do templo (o terceiro), e a vinda da era messiânica com a chegada do Messias judeu. O Muro das Lamentações é sagrado para os judeus devido a ser o último pedaço do muro que rodeava o Templo pelos lados sul e leste. Alem disso, o Muro é o lugar mais próximo do sancta sanctorum ou lugar "sagrado entre os sagrados". Das três secções do muro, a do leste, do sul e do oeste, a do oeste é o lugar tradicional de oração. Na Esplanada das Mesquitas, rodeada pelo Muro, os muçulmanos construíram ao longo dos séculos a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa. O SUCESSO DA VIDA ESTÁ EM NOSSAS PRÓPRIAS AÇÕES Pesquisado na Internet e adaptado ao meus estilo de redação

13 MEMBRO EFETIVO: ACADEMIA NACIONAL DE LETRAS DO PORTAL DO POETA BRASILEIRO - ACADÊMICO 28. ASSOCIAÇÃO DE POETAS E ESCRITORES DE JUNDIAI E REGIÃO. Para adquirir o meu livro lançado no Brasil e em Portugal, VOZES NO SILÊNCIO DA NOITE, envie um e-mail para: toninhovendramini@gmail.com Participa, como colaborador, de vários sites e revistas; Brasil, Suíça e Portugal: Foi considerado Escritor destaque do ano 2009, pelo site Canto do Escritor. Acesse minhas páginas e torne-se meu seguidor: http://sergrasan.com/toninhovendraminislides/ http://vendraminiletras.blogspot.com/ Temas Musicais: Abertura: Luzes da Ribalta Acompanhamento: And when I touched You Encerramento: Magic Moment FOTOS DOS LOCAIS APRESENTADOS ENCONTRAM-SE EM JERUSALÉM ISRAEL.


Carregar ppt "SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA TEMA DE ABERTURA: TEMA DE ABERTURA: LUZES DA RIBALTA DE SUA AUTORIA DE SUA AUTORIA : O MURO DAS LAMENTAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google