A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados."— Transcrição da apresentação:

1 Noções de amostragem Bioestatística

2 É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados. O que é Estatística?

3 É o conjunto de unidades sobre o qual desejamos obter informações. População ou universo É todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada. Amostra

4 População x Amostra *População é o termo para unidades que tem algo em comum. Por exemplo: pacientes, animais, radiografias, prontuários, necropsias, certidões de óbito, etc. Uso de amostra resposta razoável com margem de erro conhecida

5 1) Custo e demora dos censos. Ex: peso ao nascer de nascidos vivos no Brasil Por que usar amostra?

6 2) Populações muito grandes. Ex: nº de peixes no mar Por que usar amostra?

7 3) Impossibilidade física de examinar toda a população. Ex: fósforos fabricados Por que usar amostra?

8 4) Comprovado valor científico das informações coletadas por meio de amostras. Ex: consumo de bebida alcoólica entre adolescentes Por que usar amostra?

9 Definir critérios de seleção Técnica usada 1.Amostra aleatória, casual, ou probabilística 2.Amostra semiprobabilística 3.Amostra não probabilística ou de conveniência Como obter uma amostra?

10 1.Amostra aleatória, casual, ou probabilística Constituída por n unidades retiradas ao acaso (por sorteio) População conhecida, unidades identificadas (por nome ou número) Pode ser simples ou estratificada Como obter uma amostra?

11 Amostra simples : unidades homogêneas para a variável estudada. Como obter uma amostra? EX: sorteio de 2% (10) dos 500 pacientes de uma clínica veterinária para entrevistar sobre a qualidade de atendimento dos médicos veterinários.

12 Amostra estratificada : unidades heterogêneas para a variável estudada. Como obter uma amostra? EX: na mesma clínica, suspeita-se que chegam mais pacientes machos que fêmeas. Aproximadamente ½ são machos. Deseja-se saber sobre casos positivos para erlichiose.

13 2.Amostra semiprobabilística Possui n retirado da população por procedimentos parcialmente aleatórios Pode ser sistemática, por conglomerados, por quotas. Como obter uma amostra?

14 Amostra sistemática : n unidades retiradas segundo um sistema preestabelecido. Como obter uma amostra? EX: na mesma clínica, 2% de 500 pacientes com presença de cinomose, a amostra será 10 pacientes. Divide 500 por 10 (50). Sorteia um número entre 1 e 50. Se sair 27, esse é o número do paciente selecionado até completar a amostra.

15 Amostra por conglomerados : n unidades tomadas de alguns conglomerados (conjuntos de unidades agrupadas por qualquer razão). Como obter uma amostra? EX: um dentista deseja saber sobre a necessidade de aparelho ortodôntico em crianças com 12 anos. Ele sorteia 3 escolas de ensino fundamental (conglomerado) e examina todas as crianças com 12 anos.

16 Amostra por quotas : n unidades retiradas segundo quotas estabelecidas. Como obter uma amostra? EX: pesquisa sobre preferência de modelo de carro. Entrevista homens e mulheres com mais de 18 anos que vivem em uma metrópole (Recife) na proporção do censo demográfico em termos de sexo, idade e renda. Vai as ruas entrevistar determinada quota, com determinada característica.

17 3.Amostra não-probabilística Possui n unidades retiradas em amostra pela facilidade em acessar. Como obter uma amostra? EX: professor que toma os alunos de sua classe como amostra de toda a faculdade.

18 Amostra aleatória  Listagem da população  Inviabilidade Avaliação das técnicas de amostragem

19 Amostra sistemática  Não precisa da população conhecida  Informações organizadas Avaliação das técnicas de amostragem

20 Amostra por conglomerados  Exige livre acesso aos conglomerados Avaliação das técnicas de amostragem

21 Amostra por quotas  Exige algum conhecimento da população  Unidades não precisam estar numeradas Avaliação das técnicas de amostragem

22 Na prática...  Trabalha com unidades que tem acesso Avaliação das técnicas de amostragem

23 ATENÇÃO!!!!  Descrever muito bem a amostra por conveniência  Representa população semelhante àquela incluída na amostra Avaliação das técnicas de amostragem

24 ESTATÍSTICA resume uma característica da amostra PARÂMETRO resume uma característica da população. Estatísticas e parâmetros Pesquisa eleitoral

25 Altura da população Estatísticas e parâmetros Não há garantias da estatística tenha valor próximo do parâmetro desde que a amostra seja obtida por técnica adequada e bom tamanho.

26 Amostra grandes – maior confiança às conclusões Qualidade da estimativa depende do tamanho da amostra*  Nem grande, nem pequena  Pensar no orçamento (custo)  Observar o usual na sua área (pesquisa) Tamanho da amostra

27 Exemplo: antropólogo quer saber o percentual de pessoas de sangue tipo O numa ilha isolada e precisa saber o tamanho da amostra ideal.  Margem de erro? ± 5%(d)  Nível de confiança? 95% => z=1,96  Percentual de pessoas baseado em estudos? Entre 30% e 60% (p) Tamanho da amostra

28 Bons estudos!

29 Próximo tema Apresentação de dados em tabelas

30


Carregar ppt "Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google