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Conceitos de amostragem

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Apresentação em tema: "Conceitos de amostragem"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 4 – Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra

2 Conceitos de amostragem
Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra Conceitos de amostragem População é o agregado de casos que se enquadram em um conjunto de especificações preestabelecido. Amostra é qualquer parte de uma população. Amostragem é o processo de colher amostras de uma população. Elemento da pesquisa é a unidade sobre a qual procura-se obter os dados Unidade amostral é a unidade básica que contém os elementos da população a ser amostrada.

3 Ilustração da Amostragem por Área de Múltiestágios
Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra Ilustração da Amostragem por Área de Múltiestágios

4 Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra
Tipos de amostragens (continuação) Probabilísticas É conhecida “a priori”a probabilidade de cada elemento da população de fazer parte da amostra (permite ter controle sobre o erro amostral). Aleatória simples. Aleatória estratificada (proporcional / não proporcional) Conglomerado (sistemática / por área)

5 Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra
Amostragem aleatória simples Caracteriza-se pelo fato de que cada elemento da população ter: probabilidade conhecida; diferente de zero; idêntica à dos outros elementos de ser selecionado para fazer parte da amostra. Essa característica permite que qualquer subconjunto de n elementos de uma população constitua-se numa amostra possível dessa população. Exemplo: sorteio randômico de alunos (matriculas) para preenchimento de questionários

6 Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra
Amostragens aleatórias estratificadas proporcionais e não proporcionais Amostragem estratificada proporcional - Quando as amostras de cada estrato são proporcionais à incidência do estrato na população. Neste caso, os resultados do processamento da amostra total serão inferidos diretamente para a população. Exemplo: dividir a população em extratos homogêneos por classe social, faixa etária, sexo, etc. Amostragem estratificada não proporcional – Quando as amostras de cada estrato não são proporcionais à incidência do estrato na população. Neste caso, os resultados do processamento das amostras de cada extrato são ponderados pelo seu tamanho para compor o resultado da amostra total para e inferir os resultados para a população. Exemplo: dividir a população em extratos heterogêneos por classe social, faixa etária, sexo, etc.

7 Amostragem por conglomerados (ou grupos)
Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra Amostragem por conglomerados (ou grupos) Substituto mais eficiente da amostragem probabilística simples Na amostragem probabilística simples cada elemento da população é sorteado isoladamente para constituir a amostra. Na amostragem por conglomerados, grupos de elementos da população são simultaneamente sorteados para constituir a amostra. Tipos de amostragens por conglomerado: sistemática e área.

8 Amostragem por Conglomerado Sistemática
Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra Amostragem por Conglomerado Sistemática Substituto mais eficiente da amostragem probabilística simples Os elementos da amostra (n) serão selecionados e será estabelecido um intervalo entre esses elementos. Esse intervalo é obtido como divisão do número do universo, ou população, pelo número da amostra. I = N / n I = intervalo; N = população; n = amostra

9 Amostragem Sistemática
Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra Amostragem Sistemática I = 100 / 10 I = 10 Começa-se com a quinta unidade da amostra, que pode ser uma pessoa, um domicílio, uma escola, etc. Em seguida, passa-se para a 15ª e assim sucessivamente, somando-se o valor do intervalo calculado. Exemplo: pesquisa domiciliar. Os vizinhos influenciam e aplicando-se um intervalo para aplicação dos questionários, diminuem-se as possíveis distorções provenientes dessa influência.

10 Amostragem Conglomerado por Área
Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra Amostragem Conglomerado por Área Exige a utilização de mapas detalhados de regiões, estados, municípios e cidades, pois, para a seleção da amostra, há subdivisão da área a ser pesquisada por bairros, quarteirões e domicílios, que serão sorteados para composição dos elementos da amostra, e a pesquisa será realizada de forma sistemática para que não haja interferências nas informações. Exemplo: se desejarmos fazer uma pesquisa no bairro de Copacabana, dividimos o bairro por quarteirões, identificamos a população do quarteirão e então estabelecemos o intervalo por meio da fórmula probabilística sistemática.

11 Ilustração da Amostragem por Área de Múltiestágios
Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra Ilustração da Amostragem por Área de Múltiestágios

12 Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra
Tipos de amostragens Não probabilísticas Não é conhecida a probabilidade de cada elemento fazer parte da amostra (não permite ter controle sobre o erro amostral). Básicas: Conveniência (ou Acidental). Intencional (ou Julgamento). Cotas (ou Proporcional).

13 Amostragem por conveniência
Os elementos da amostra são selecionados de acordo com a conveniência do pesquisador. São as pessoas que estão ao alcance do pesquisador e dispostas a responder a um questionário. Exemplo: alunos de uma faculdade para obter informações para uma pesquisa.

14 Amostragem por julgamento
Os elementos da amostra são selecionados segundo um critério de julgamento do pesquisador, tendo como base o que se acredita que o elemento selecionado possa fornecer ao estudo. Exemplo: para verificar as razões do uso ou não de determinada marca do produto, escolhemos dois grupos a serem entrevistados: os usuários e os não-usuários do produto.

15 Amostragem por cota O pesquisador procura uma amostra que se identifique em alguns aspectos com o universo. Pode ser ligado ao sexo, faixa etária, etc. Exemplo: pesquisa de opinião sobre um jornal, em que cada pesquisador tenha que entrevistar uma quantidade de pessoas da classe A e B, de faixas etárias variáveis de 30 a 49 anos e de ambos os sexos.

16 Tipos de amostragens e conseqüências para a inferência
Amostragem, Intervalos de Confiança e Número de Elementos da Amostra Tipos de amostragens e conseqüências para a inferência (assumir os resultados na amostra como válidos para a população)

17 Cálculo Amostral X = média do universo Z = número do desvio padrão
x = média da amostra S = dispersão dos elementos da amostra em torno da média do universo ox = desvio padrão da média N = população n = amostra O nº de desvios-padrão utilizados representará a margem de segurança dada ao cálculo da amostra, influindo diretamente na sua amplitude. Quanto maior a margem de segurança, ou intervalo de confiança, maior será a amostra.

18 Margens de segurança 68% - Z = 1 95% - Z = 2 99,7% - Z = 3
Desvio-padrão Exemplo: Se forem selecionadas 100 diferentes amostras de uma população e calculados 100 diferentes intervalos de confiança de 68% para a média, pode-se esperar que a média amostral esteja contida neste intervalo de confiança em 68 das 100 amostras sorteadas. 68% - Z = 1 95% - Z = 2 99,7% - Z = 3

19 As perguntas deverão ser ABERTAS e FECHADAS.
Atividade Estruturada 2 – valor: 2,0 / Entrega: AV2 - Atividade individual ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DE MERCADO Organizar as etapas 1 a 3 da Pesquisa de mercado, seguindo o modelo. MODELO (exemplo) Etapa 1  - Qual é o objetivo principal de sua Pesquisa? (dado pelo professor a cada aluno) Abrir uma loja de conveniência num determinado bairro. Etapa 2  - O que se pretende descobrir? (mínimo: 3 objetivos) 1. Verificar a existência de supermercados nas proximidades e avaliar a aceitação deles 2. Verificar a existência e a quantidade de lojas de conveniência no bairro 3. Verificar o potencial econômico de consumo das imediações. Etapa 3  - Elaboração do questionário – mínimo: 3 perguntas abertas e 3 fechadas (exemplos) Qual é a principal vantagem do supermercado onde a senhora costuma comprar? E as desvantagens? A senhora sabe dizer se existe alguma loja de conveniência aqui perto ou neste bairro? Se respondeu SIM. A senhora costuma comprar lá? Que produtos? Por que? Se respondeu NÃO. Se tivesse algum loja por perto, que produtos gostaria que tivesse? (...) As perguntas deverão ser ABERTAS e FECHADAS. Não incluir perguntas demográficas (nome, sexo, renda, classe social, faixa etária, estado civil, etc)


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