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EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ghislaine Miranda Bonduelle.

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1 EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ghislaine Miranda Bonduelle

2 O PROBLEMA Foram levantadas as reclamações dos alunos do Curso de Gestão Florestal a distância através de um “Brainwritting on line” durante o período de 3 semanas. Após a tabulação destes primeiros dados, foi solicitado aos alunos em novo “brainwritting on line” atribuíssem pesos às reclamações e dos resultados surgiu o novo gráfico “por prioridade”. Propõe-se a busca de causas do problema mais freqüente e um plano de ação para três causas-raiz usando as ferramentas da qualidade. OBS: Usaremos apenas um problema e 3 causas somente para exemplificar a utilização das ferramentas. Em situação normal todos os problemas deveriam ser analisados seguindo a ordem de prioridade e para cada causa-raiz um plano de ação deveria ser implantado e verificada sua eficácia.

3 Cálculos agrupados por famílias

4 Pareto por ordem de frequência

5 Cálculos Pareto por frequência: desmembramento

6 EXPLICAÇÕES SOBRE PARETO POR PRIORIDADE Nem sempre o problema mais frequente é o que causa maior impacto no processo, seja ela financeiro ou técnico. Existem problemas que acontecem raramente porém quando isto ocorre o prejuízo é grande. Quando acontecer esta situação podemos usar o Pareto por prioridade no qual atribuímos pesos que serão multiplicados pela frequência gerando nova ordem de prioridade. Outra ferramenta que poderá ser usada é o GUT, a qual explicaremos mais adiante. Importante: Ou usa-se o Pareto por ordem de frequência ou por ordem de prioridade!!!!!!!!!!!

7

8 MATERIAL DIDÁTICO/METODOLOGIA AUXILIAR Freq F %Facum.F absol.Peso PxFabs ol. 1 Falta de Aplicações práticas19,7 14570 2 Material extenso x tempo de curso18,338,01310130 3 Usar mais o chat15,553,511555 4 Melhorar video-aulas14,167,610550 5 Mais encontros presenciais11,378,981080 6 Escolha tema TCC no início4,283,13515 7 Nivelamento2,885,9212 8 Custos e deslocamentos2,888,7212 9 Atraso na entrega do material2,891,52510 Mural pessimista/sem interesse1,493,0155 11 Material complementar1,494,4122 12 Formatação material1,495,8111 13 Falta de acesso a biblioteca UFPR1,497,2122 14 Erros material1,498,6110 15 Avaliação pelo forum1,4100,0122 71

9 Cálculos: Pareto por prioridade

10 Pareto por ordem de prioridade

11 Busca de causas Para a busca de causas pode-se usar : Gráfico de Ishikawa ou sua variação 6M´s Método de Análise de Falhas Neste exemplo usaremos o gráfico de Ishikawa: Causa-efeito

12 Ferramentas: Causa-efeito

13 PLANO DE AÇÃO Ponto de vista: administração do curso

14 Ferramentas: PLANO DE AÇÃO IdentificaçãoMaterial Didático do Curso de Pós Graduação à distância em Gestão Florestal – PECCA – UFPR ResponsávelCorpo docente UFPR – Pós Graduação em Gestão Florestal PECCA – UFPR Efeitos: Perda de incentivo e evasão / desistência dos alunos inviabilizando a continuidade de realização do curso. Cancelamento de novas turmas em função da inexistência de quorum para custeio do curso e receita do curso. Observações: 1.Conteúdo do material é muito extenso em relação ao tempo determinado para cada módulo 2.Usuários apontam necessidade de conteúdo, formatação e aplicação mais eficiente do material didático como ferramenta / instrumento de suporte ao aprendizado à distância 3.Estabelecimento de cases. 4.Assuntos teóricos e extensos. 5.Erros nos materiais 6.Estimula a perda de incentivo 7.Recurso áudio visual aplicado não atende 8.Aulas presenciais em baixa quantidade 9.Aplicabilidade do ambiente virtual 10.Lay - out da pagina inicial 11.Atraso na remessa de material aos alunos

15 Ferramenta: 5W2H-PLANO DE AÇÃO Causa : Material didático 1. O que será feito? – Reestruturação do conteúdo e forma de apresentação do material. 2. Por que será feito? – Por que o atual material, segundo avaliação dos alunos, não se encontra adequado ao curso. 3. Quem será o responsável? – O Coordenador do curso de pós - graduação em gestão florestal e os professores responsáveis pelas disciplinas 4.. Quando será realizado ? – De 1° de setembro 2.015 a 1° de maio de 2.016 ( início da próxima turma) 5. Como será feito? – Em etapas pelo corpo docente suportado por áreas especializadas. Detalhamento:

16 ETAPAS O que RESP. Quem OBJETIVO Como SUPORTE Onde DATA Quando ReuniãoCoordenaçãoExpor ao corpo docente do curso de pós – graduação em Gestão Florestal o projeto de reformulação do atual material didático aplicado Sala de reuniões 01/11/15 ReformulaçãoProfessores- Desmembrar o material em parte conceitual e aplicada ( cases) Sala de reuniões 10/11/15 - Sintetizar a parte conceitualPedagogia15/12/15 - Reprogramação visualFormatação15/01/16 - Revisão de textosFormatação15/02/16 - Reformulação dos áudio visuais T utoria15/02/16 - Gravação de vídeos aulasCom. Visual15/03/16 Revisão GeralCoordenação Professores Pedagogia Tutoria Com. Visual 15/04/16 AplicaçãoCoordenação1/05/16

17 PLANO DE AÇÃO Ponto de vista aluno

18 MEMORIZANDO:Pareto

19 Memorizando: Causa-efeito

20 Ferramenta: Método de análise de falhas Por quê o material do módulo é extenso e o tempo é curto? – Porque os alunos não estão vencendo realizar os exercícios e leitura do módulo. Por que os alunos não estão vencendo realizar os exercícios e leitura do módulo? – Porque o tempo é curto mesmo. Por que o tempo é curto mesmo? – Porque falta a otimização do próprio tempo. Por que falta a otimização do próprio tempo? – Porque falta organização e interesse.

21 Ferramenta: Plano de ação 1. O que será feito? – O aluno deverá se organizar mais em seus estudos, gerenciando o mesmo e não deixar acumular estudos para o final. 2. Como será feito? – Abrir mão do lazer e descanso, sempre que necessário para o estudo. – Não deixar de estudar nas férias, pois esse tempo parado lhe fará falta. – Estudar a noite, mesmo que seja um pouco a cada noite. – E por último ter autodisciplina de si próprio com força de vontade e determinação para continuação da pós-graduação.

22 Ferramenta: Plano de ação 3. Quando será feito? – Entre novembro de 2015 a outubro de 2016. 4. Por que será feito? – Para que o aluno consiga atingir o objetivo que é a conclusão do curso de Gestão Florestal a distância no prazo previsto. 5. Quem será o responsável? – Os alunos, a tutoria, professores e coordenação do curso


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