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Aprendizagem da Escrita
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Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes
Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da representação escrita se dá por uma psicogênese, um processo de assimilação e acomodação de novas aprendizagens, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, muito antes de ingressarem na primeira série do ensino fundamental.
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Como fazer a sondagem Escolher 4 palavras na ordem: 1 polissílaba, 1 trissílaba, 1 dissílaba e 1 monossílaba. Devem ser do mesmo campo semântico. Ex.: RINOCERONTE CACHORRO TIGRE RÃ
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O CACHORRO ESTÁ LATINDO.
Como fazer a sondagem Criar uma frase com uma das palavras pertencentes ao rol para observar se há estabilidade na escrita. Ex.: O CACHORRO ESTÁ LATINDO.
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Material sondagem - 1 TORNOZELO CABEÇA BRAÇO PÉ MINHA CABEÇA DÓI.
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Material sondagem - 2 MELANCIA AMEIXA PERA NOZ A AMEIXA ESTÁ MADURA.
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Material sondagem - 3 ANIVERSÁRIO BEXIGA DOCE PÃO
O DOCE ERA DE CHOCOLATE
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Como fazer a sondagem Quando o educador encontrar dificuldade para realizar a leitura da escrita do aluno, é importante pedir para que ele leia apontando as letras e sinais correspondentes à fala.
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Como fazer a sondagem Para os alunos alfabetizados:
Reescrita de um texto narrativo (escolher um texto bem escrito) Ex.: O PATINHO FEIO
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SONDAGEM - 2 ELENCAR ITENS : RECONHECE O GÊNERO, NORMAL PADRÃO...
CONTAR HISTÓRIA E PEDIR REESCRITA ESCRITA COLETIVA
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Escrita pré-silábica Há uma ausência de relação entre a escrita e os aspectos sonoros da fala, isto é, não existe busca de correspondência entre as letras e os sons.
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Escrita silábica sem valor sonoro
Tendem a estabelecer uma correspondência sistemática entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas que se deseja escrever – sem o valor sonoro correspondente.
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Escrita silábica com valor sonoro
Neste caso, as letras utilizadas pertencem realmente, em todas ocasiões, à sílaba que se tenta representar.
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Escrita silábica alfabética
Período de transição, no qual a criança trabalha simultaneamente com duas hipóteses diferentes. A escrita apresenta sílabas completas e sílabas representadas por uma só letra.
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Escrita alfabética As escritas são construídas com base em uma correspondência entre fonemas (sons) e grafemas (letras).
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Exemplo 1 ALFABÉTICA
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Exemplo 2 SILÁBICO COM VALOR SONORO
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Exemplo 3 PRÉ-SILÁBICO
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Exemplo 4 SILÁBICO ALFABÉTICO
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Exemplo 5 SILÁBICO SEM VALOR SONORO
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Resumo de história
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Recuperação Paralela Ações: 1. Avaliação (sondagem)
2. Organização da sala 3. Determinar objetivos/atividades 4. Trabalho em sala 5. Avaliação (nova sondagem)
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Intervenções Dê a ela as informações que pedir. Ajude a fazer observações e comparações. Ajude a identificar semelhanças e diferenças. Peça-lhe que leia o que escreveu. Incentive a escrever e a ler do jeito que ela acha que é. Faça perguntas: – "Por que você escreveu desse jeito?" – "Você acha que tem mais alguma letra?" – "Por que você pôs esse a, aqui?" – "Por que aqui você escreveu a palavra desse jeito e aqui você escreveu de outro jeito?" – "As palavras têm um jeito só de escrever ou elas podem ser escritas de vários jeitos?" – "Se mudarmos a ordem das letras continua escrito a mesma coisa?" – "Duas palavras diferentes podem ser escritas do mesmo jeito?"
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Em grupo Liste ações/atividades pedagógicas para solucionar os problemas evidenciados na redação.
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Organização da sala Sugestão: Organizar a sala em duplas
Agrupar por hipóteses de escrita Hipóteses próximas Agrupar de acordo desenvolvimento
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Par muito mais competente
Agrupamento Par menos competente Par mais competente RECOMENDADO Par menos competente Par menos competente NÃO RECOMENDADO Par menos competente Par muito mais competente NÃO RECOMENDADO
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Duplas Aprender juntos: pré-silábico silábico sem valor sonoro
silábico sem valor sonoro silábico com valor sonoro silábico com valor sonoro silábico alfabético silábico alfabético alfabético
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Rotina de leitura e escrita
Deve incluir: Leitura para repertório (professor) Cabeçalho (nome do aluno, cidade...) Atividade de leitura do aluno Atividade de escrita e reescrita Compreensão escrita (questões)
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Leitura para repertório
Diversos gêneros: Poesia Narrações Crônicas Contos Lendas
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Leitura com objetivo Ler para: Informar sobre atualidades
Localizar endereços e telefones Fazer uma receita Comprar algo
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Escrita com objetivo Escrever para: Solicitar algo
Reclamar de alguma coisa Lembrar de fazer algo Anotar recados para alguém
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Avaliação Processo formativo e contínuo 2 modelos de avaliação:
Avaliação do ensino Avaliação das aprendizagens
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Avaliação do ensino Envolve: Objetivos de aprendizagem
Planejamento da atividade Encaminhamento da atividade
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Avaliação das aprendizagens
Envolve: Atenção do aluno Participação Habilidades e estratégias de leitura e escrita Outros itens que o professor considerar relevantes
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Portfólio Oportunidade de: organizar o trabalho
acompanhar o desenvolvimento dos alunos recuperar o processo
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Portfólio Capa Relatório do coordenador Relatório do professor(es)
Quadro geral das turmas Ficha diagnóstica Anexo das atividades desenvolvidas Outros itens e observações que o professor e/ou coordenador desejar incluir
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“Acreditamos que o professor é quem cria, planeja,inventa situações e atividades de forma que as crianças aprendam a ler e a escrever.” (Ana Teberosky) ♥♥♥
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