A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR… Desenvolve-se a partir de uma história. Está programado para 5 dias. Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR… Desenvolve-se a partir de uma história. Está programado para 5 dias. Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR… Desenvolve-se a partir de uma história. Está programado para 5 dias. Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho Objetivos: Desenvolver a compreensão, desenvolver a velocidade da leitura e melhorar a ortografia. A quem se dirige? Aos alunos de 2º ano. É um trabalho a desenvolver logo no início do 1º Período. Também é passível de ser realizado no 3º período em turmas de 1º ano.

2 1º DIA 1º Momento O docente lê às crianças da turma uma parte da história (exemplo: Capuchinho Vermelho). Conversa com elas sobre o conteúdo, levando-as a interessarem-se ao máximo pelas personagens e pelo desfecho da história. 2º Momento As crianças fazem um desenho sobre o que ouviram, ou sobre determinado pormenor, podendo esse desenho dar origem a um painel coletivo ou ficar guardado no dossier de cada aluno. Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho

3 2º Dia 1.º Momento O docente finaliza a leitura da história. Conversa com os alunos sobre o conteúdo de toda a história. Leva-os ao reconto, insistindo bastante junto das crianças com dificuldades para que o façam de um modo organizado. Faz um registo dos recontos dos alunos. 2.º Momento As crianças dramatizam a história. (No tempo de preparação das aulas, o docente elabora um “texto de referência” que tem como base as ideias que foram evidenciadas pelas crianças no momento do reconto. O texto deve ser formado por cinco ou seis frases simples e, tanto quanto possível, conter palavras do vocabulário visual dos alunos – aquele que se encontra exposto pela sala de aula. O texto é passado em letra de tamanho bastante grande para ser apresentado aos alunos, no dia seguinte.) Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho

4 3.º Dia 1.º Momento O docente apresenta à turma o texto de referência (Capuchinho Vermelho\Texto de referência e fichas Capuchinho Vermelho\Capuchinho Vermelho texto. Começa por dizer que ele se relaciona com a história lida nos dias anteriores. Leva as crianças a anteciparem o conteúdo, a verificarem as hipóteses levantadas pela procura de índices, a fazerem outras descobertas. Ajuda ou propõe a ajuda de uma criança mais avançada, de modo a que o texto seja completamente lido. Fala com as crianças mais uma vez sobre o conteúdo. As crianças ilustram a folha onde está escrito o texto.Capuchinho Vermelho\Texto de referência e fichas Capuchinho Vermelho\Capuchinho Vermelho texto Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho

5 2.º Momento O docente leva as crianças a: - Localizarem determinadas palavras do texto, através de perguntas diretas: “Aponta a palavra X” “Aponta a palavra K” “Mostra onde está escrito tal, tal e tal” - Familiarizarem-se com alguns aspetos mais técnicos da linguagem escrita (distinção entre letra e palavra, por exemplo 1ª palavra do texto, última palavra do texto, sinais de pontuação, etc.) através de perguntas como: “Mostra-me a 1ª palavra” “Mostra-me a última palavra” “Mostra-me a palavra que está antes do ponto final” “Na palavra X, qual é a primeira letra? “Diz as letras da palavra X”. Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho

6 3.º Momento O docente dita uma frase composta por palavras do texto de referência mas que não faz parte do mesmo. As crianças escrevem a frase, consultando o texto (uma criança de cada vez escreve a frase, no quadro, as outras escrevem no caderno.) 4.º Momento As crianças fazem uma ficha (Ficha Modelo 1) consultado o texto que deve estar colocado num local bem visível.Ficha Modelo 1 Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho

7 4º Dia 1.º Momento O docente continua a trabalhar, como no primeiro momento do dia anterior, a localização de palavras no texto, mas desta vez fazendo perguntas menos diretas que no dia anterior, levando as crianças a escreverem essas palavras. “Qual a palavra que diz o que a menina apanhou na floresta?” Todos escrevem essa palavra. “Qual é a palavra que refere o local para onde a menina e a avó correram ? Todos escrevem essa palavra. Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho o

8 2.º Momento O docente propõe aos alunos que digam uma frase, a propósito do conteúdo do texto. Essa frase terá, certamente palavras que constarão nesse texto e outras que não constarão. As crianças passam à escrita dessa frase. Recorrerão ao texto tanto quanto possível. Recorrerão à correspondência grafema/fonema, ajudadas pelo docente ou por outras crianças, quando o recurso ao texto de referência não for possível. 3.º Momento As crianças realizarão uma ficha (Ficha Modelo 2) recorrendo ao texto de referência sempre que necessário.Ficha Modelo 2 Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho

9 5º Dia 1.º Momento O texto de referência é de novo apresentado às crianças e continua-se o trabalho de localização de palavras nas frases, variando um pouco o modo de colocar as questões. Exemplo: “ Vou ler o texto. Sempre que eu parar, vocês escrevem a última palavra que eu li.” OU: “ Leio uma frase e paro numa certa palavra. Vocês escrevem a palavra seguinte.” OBS: Este tipo de trabalho pode ser feito para a leitura. Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho

10 2.º Momento O docente senta-se com um grupo de alunos. Dá a cada criança uma ficha de leitura (Modelo 3). Cada criança deverá tentar ler silenciosamente e responder às questões. O docente verifica e ajuda, explicando ao grupo em conjunto os casos em que todos revelaram dificuldades. Circula depois pelos outros grupos esclarecendo dúvidas. 3.º Momento O docente dita uma frase com palavras do texto e outras duas ou três palavras fáceis para aquele grupo. As crianças, pelo processo dos dias anteriores, escrevem a frase nos cadernos. Circula depois pelos outros grupos realizando o mesmo trabalho. O texto é depois colocado na parede, num local bem visível para os alunos e aí deverá permanecer ao longo das semanas seguintes. Modelo 3 Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho

11 Termina aqui, a semana de trabalho com o texto de referência, no entanto este trabalho deverá ser repetido várias vezes (entre quatro a cinco semanas seguidas) com outras histórias. Podem ser criados outro tipo de fichas a utilizar para alunos de diferentes níveis de aprendizagem (Outros Modelos). Outros Modelos Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa 2012/2013 Teresa Mousinho


Carregar ppt "TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR… Desenvolve-se a partir de uma história. Está programado para 5 dias. Ação de Formação Didática da Língua Portuguesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google