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PublicouMônica de Paiva Rico Alterado mais de 8 anos atrás
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TEXTO PUBLICITÁRIO PRIMEIROS CONCEITOS E A ESTRUTURA DO TEXTO PUBLICITÁRIO http://www.comunicadores.info
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A publicidade é um discurso deliberativo Em A Arte da Retórica, Aristóteles define três gêneros de retórica: –Deliberativo – futuro – delibera aconselhando ou desaconselhando para uma ação futura; –Judiciário – passado – acusação ou defesa inside sobre fatos já ocorridos; –Demonstrativo – presente – para elogiar ou censurar se toma sempre por base a atualidade. http://www.comunicadores.info
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O esquema aristotélico e a estrutura do texto publicitário O esquema aristotélico, definido em A Arte da Retórica: –Exórdio: é a introdução do discurso, deve chamar a atenção para o que se pretende dizer – “nos induz a fazer uma coisa ou dela nos afasta”; –Narração: parte do discurso em que se mencionam os fatos conhecidos, sem prolixidade, é o desenvolvimento do assunto; http://www.comunicadores.info
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O esquema aristotélico e a estrutura do texto publicitário –Provas: devem ser demonstrativas, podemos usar o passado para aconselhar para o futuro –Peroração: é a parte final, o epílogo. Compõe-se quatro partes ou etapas – a primeira é aquela em que trazemos o ouvinte para o nosso lado, a segunda é aquela em que ampliamos ou atenuamos o que foi dito, a terceira é o momento em que mexemos com as paixões do ouvinte e a quarta e última é aquela na qual fazemos uma recapitulação, uma retomada da idéia principal. http://www.comunicadores.info
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O esquema aristotélico e a estrutura do texto publicitário Podemos estabelecer então uma estrutura similar para o texto publicitário: –Título - corresponde ao exórdio e tem como função chamar o leitor para o anúncio, levá-lo a ler todo o anúncio; –Desenvolvimento – corresponde a narração e as provas, desenvolve a idéia do anúncio; –Fechamento – corresponde a peroração, fecha, conclui a idéia expressa no anúncio, chama para a ação e retoma o apresentado no título. http://www.comunicadores.info
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Funções de linguagem e o texto publicitário Outra característica atual do texto publicitário está ligada ás funções de linguagem que um texto, uma mensagem pode desempenhar, isolada ou no conjunto. Essas funções podem ser (Jakobson): –Referencial: a mensagem denota coisas reais, foca o objeto deixando de lado o emissor e o receptor; –Emotiva: o emissor fala de si mesmo, usa a primeira pessoa; –Conativa ou imperativa: forte apelo ao consumidor, representa uma ordem, dá vida e personalidade ao objeto anunciado; http://www.comunicadores.info
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Funções de linguagem e o texto publicitário –Fática: o texto simula despertar emoções, tenta aproximar- se do interlocutor, abrir uma canal de comunicação, apresenta-se como uma conversa com o interlocutor; –Metalingüística: a mensagem elege outra mensagem para seu objeto; –Estética ou poética: criada para ser ambígua e atrair a atenção do destinatário pela forma, pela estética ou beleza. http://www.comunicadores.info
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