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PublicouAlexandra Barroso Mendonça Alterado mais de 8 anos atrás
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Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos e de atuar efetivamente baseada no conhecimento. MacMaster (1996) INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
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- As informações e os conhecimentos externos, são aqueles obtidos no ambiente organizacional, utilizando, por exemplo, os conceitos e ferramentas de Inteligência Competitiva. - As informações e conhecimentos internos são aqueles estruturados e baseados em relatórios gerados no interior da organização, registros de técnicas e métodos etc. - Conhecimentos internos informais são aqueles, sistematizados a partir das experiências vivenciadas pelos indivíduos na própria organização. INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
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Assim: A inteligência empresarial é composta pela inteligência competitiva e pela gestão do conhecimento. DIFERENCIAL COMPETITIVO
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MODELO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA SGC Fluxo de dados e/ou de informações Fluxo de informação e conhecimento Organização SIC Ambiente externo
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O diferencial competitivo começou a ser adotada nas décadas de 70-80, intensificando-se na década de 90 e deve alcançar sua maturidade no início do século XXI. Tem como principal função suprir as organizações de informações, a fim de prepará-las para o acirramento da concorrência e da globalização dos mercados. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
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O desenvolvimento da inteligência competitiva parte da premissa que ao conhecer melhor o ambiente, tem-se um incremento no diferencial competitivo em relação às demais organizações. Desta forma, propicia às organizações uma infra-estrutura para que estejam preparadas para enfrentar as adversidades do ambiente turbulento a que estão submetidas. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
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O que é Inteligência Competitiva - IC Estratégia Tomada de decisão Benchmarking Tendências Oportunidades Ameaças ClientesConcorrentes
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INTELIGÊNCIA COMPETITIVA CINCO FASES Objetivos das Mapeamento informações Distribuição das informações Análise das informações
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ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO INFRA-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PESSOAS TECNOLOGIA ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO Cultura Visão Holística Estrutura Estilo Gerencial Aprendizagem Modelos Mentais Compartilhamento Criatividade e Inovação Intuição Redes Data warehouse Workflow GED/EED Groupware
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Organização do conhecimento é voltada para a criação, armazenamento e compartilhamento do conhecimento, através de um processo catalisador cíclico - a partir de três dimensões: -Infra-estrutura organizacional -Pessoas -Tecnologia visando o alcance dos objetivos individuais e organizacionais. ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO
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INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO COM O PROCESSO DECISÓRIO
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CONTEXTO EMPRESARIAL - Adaptar-se ao cliente e antecipar suas expectativas. - Melhorar a reação da empresa através de informações rápidas e seletivas. - Desenvolver a capacidade de evolução da empresa para assegurar sua perenidade. - Desenvolver a capacidade de inovação para preparar a adaptação da empresa. - Desenvolver a capacidade de percepção do que ocorre no exterior e quanto ao futuro da empresa para melhor se adaptar.
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CONTEXTO EMPRESARIAL -Adaptar a empresa com e para os homens: a informação e o conhecimento são mais pelos homens do que para os sistemas. -Tornar a empresa mais comunicativa para padronizar as informações e os conhecimentos, para melhor se adaptar. - A informática não é um fim em si, é o meio.
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REFLEXÃO “As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas. ” Provérbio Japonês
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