A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre."— Transcrição da apresentação:

1 Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre

2 SEMINÁRIO SOS BR-116 O que fazer enquanto as obras acontecem! 25 de agosto – às 7h30 Universidade LASALLE A PERGUNTA É:

3 do Seminário Identificar intervenções físicas e legais, possíveis de serem implementadas de imediato e de baixo custo e que possam minimizar os constantes congestionamentos na BR- 116, trecho entre a BR-290 e RS-239 e vias adjacentes, em especial, no trecho do município de Canoas, entre a BR-290 e a BR-386. Objetivo TRÁFEGO DE 120.000 VEÍCULOS / DIA A OPINIÃO DOS USUÁRIOS

4 NESTE CONTEXTO QUAL O PAPEL DOS MÉDICOS?

5 QUAL O PAPEL DOS MÉDICOS DE CANOAS E DO HPSC? Tratar as conseqüências!

6 QUAL O PAPEL DOS MÉDICOS DE CANOAS E DO HPSC? Tratar as conseqüências!

7 QUAL O PAPEL DOS MÉDICOS DE CANOAS E DO HPSC? IDEAL: – Orientar prevenção de Acidentes? Álcool e Direção Excesso de velocidade – Orientar Logística de Atendimentos! acessos, recessos e retornos para as ambulâncias do SAMU! Alertar para os Custos em Saúde!

8 PERFIL DO ACIDENTADO GRAVE ATENDIDO NO HPSC · JOVEM · ENVOLVIDO COM BEBIDA ALCOÓLICA? · GERALMENTE DE MADRUGADA · EM ALTA VELOCIDADE

9 Perfil dos Pacientes atendidos no HPSC 01 DE MAIO À 19 DE JUNHO 20 DE JUNHO À 08 DE AGOSTO REDUÇÃO DE 20%

10 Perfil dos Pacientes Atendidos no HPSC Acidente de Carro Acidente de moto

11 Perfil dos Pacientes Atendidos no HPSC Acidente de trânsito Atropelamentos Total = 11.270 Trânsito = 6.903 - 61,3%

12 Perfil dos Pacientes Atendidos no HPSC IDADE 12 À 40 ANOS

13 Os Problemas Logística e Prevenção

14 Entre Muros e Elevadas!

15 Entre trens!

16 ÁLCOOL E DIREÇÃO REDUÇÃO NOS ATENDIMENTOS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO EM

17 SAÚDE NÃO TEM PREÇO Mas tem CUSTO!!!

18 QUANTO CUSTA o Trânsito e o Atendimento? Acidente provoca congestionamento na BR 116 até acesso a Porto Alegre – Motoristas necessitam ser pacientes para enfrentar cerca de 20 quilômetros de engarrafamento. – 2 vítimas são levadas pelo SAMU ao HPSC, são operadas e permanecem internadas na UTI em estado grave.

19 CUSTOS com o TRÂNSITO! O trânsito é um problema cada vez maior em quase todas as cidades do mundo. Os gastos com congestionamentos só nos EUA são de U$ 78 bilhões, representando 4,5 bilhões de horas de viagem e 25,5 bilhões de litros de combustível desperdiçados enquanto se está parado no trânsito. E já foram gastos mais outros bilhões de dólares em equipamentos eletrônicos e sistemas para aliviar esse problema.

20 Ex. de custo com um(a) paciente grave, internado(a) durante 31 dias no HPSC, vítima de acidente automobilístico, submetido (a) a múltiplos procedimentos e com vários dias de permanência na UTI e retornos para tratamentos complementares. R$ 34.000,00 CUSTOS com a Saúde x Trânsito!

21 Medidas Legais Aplicáveis Faixa exclusiva para os transportes coletivos na pista principal. Obrigação do tráfego de caminhões na faixa da direita,sem direito a ultrapassagem. Rodízio de veículos nos dias de semana, em horários de pico. Proibição de circulação de classes de veículos em horários de pico. Priorizar a utilização da faixa a esquerda para os veículos de passageiro com dois ou mais ocupantes. Participação dos veículos de comunicação e informações ao longo da via sobre o tráfego Câmeras em pontos críticos para acesso via internet Campanhas de conscientização do não uso da via nos horários de pico. SUGESTÕES: TRABALHAR A PREVENÇÃO DOS ACIDENTES NAS CABEÇEIRAS DA PISTA PISTA AUXILIAR DE SOCORRO MÉDICO CRIAÇÃO DE RECUOS AO LONGO DA RODOVIA QUE PERMITAM O ACESSO DE AMBULÂNCIAS E ATÉ MESMO O POUSO DE HELICÓPTEROS CRIAÇÃO DE RETORNOS FREQÜENTES PARA A FACILITAÇÃO DO DESLOCAMENTO DE AMBULÂNCIAS ASSESSORIA PERMANENTE DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

22 Seminário SOS BR-116 COMO A FINALIDADE É: DEBATES

23 Nosso Muito Obrigado!


Carregar ppt "Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google